Blog

Previdência nos estados brasileiros

Após a aprovação da Reforma da Previdência, o Congresso Nacional deu início a tramitação da chamada PEC paralela (Proposta de Emenda à Constituição 133/2019), que garante a inclusão dos estados e municípios no novo modelo de aposentadorias. Esse projeto adquire caráter essencial ao analisar dados das previdências dos estados brasileiros. Somente nos 4 primeiros meses…
Leia mais

Novo cenário para a conjuntura econômica: juros baixos, política fiscal e início da retomada

A aprovação da reforma da previdência em segundo turno no Senado marca o início de uma nova trajetória do cenário econômico. Como é possível observar no gráfico 1 (em destaque) – em que são retratadas as curvas de juro para os dias 21, 22 (aprovação da reforma) e 24 de outubro – a aprovação teve…
Leia mais

Novembro/19 – Projeções econométricas: Brasil e Minas Gerais

INTRODUÇÃO Neste relatório, o Grupo de Análise da Conjuntura Mineira tem o objetivo de analisar importantes variáveis para a economia do Brasil e de Minas Gerais. O objetivo é mostrar à população em geral informações relevantes sobre o andamento de importantes variáveis econômicas no decorrer do ano, e como elas podem influenciar no aquecimento da…
Leia mais

IBC-Br: recuperação lenta da economia e previsões

O resultado do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central do Brasil) divulgado pelo Banco Central indica que a atividade econômica no país teve uma tímida alta de 0,07% no mês de agosto. Considerando o acumulado de 12 meses, o índice aponta um crescimento de 0,87% e, no ano, a taxa acumulada é de…
Leia mais

Análise 2 – 2ª semana de outubro

De acordo com as previsões do GAC, Grupo de Análise da Conjuntura Mineira, haverá um aumento da inflação em setembro visto o aumento do IPCA de 0.1 (observado) para 0.2 (esperado). Quanto ao volume de comércio varejista e volume de serviços, é previsto um crescimento reduzido em agosto visto que o índice de variação com…
Leia mais

Análise 1 – 2ª semana de outubro

Segundo as previsões do Grupo de Análise da Conjuntura Mineira, a produção física industrial mineira apresentará uma variação positiva no mês de agosto. O valor esperado é de 0.9%, apresentando uma alta com relação a variação observada no mês anterior, 0.3%. Obs.: a série temporal utilizada na previsão da variável desta publicação foi alterada. Agora,…
Leia mais

Taxa de desocupação e rendimento médio da população

O terceiro trimestre do ano começou sem mostrar grandes sinais de recuperação econômica. Com base nos dados divulgados pela Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) referentes ao mês de agosto de 2019, a taxa de desocupação da economia e o rendimento médio mostraram uma leve melhora em relação ao período anterior. Após um trimestre…
Leia mais

Análise – 1ª semana de outubro

De acordo com as previsões feitas pelo Grupo de Análise da Conjuntura Mineira (GAC), é esperado que a produção física industrial geral do Brasil apresente em agosto uma variação positiva de 0,18% em relação ao mês anterior no índice de produção industrial física medido pelo IBGE. Em relação emprego na indústria de transformação, é esperado…
Leia mais

A CPMF

Em meio aos debates sobre a proposta de Reforma Tributária a ser elaborada pelo Governo, discute-se a volta de um imposto semelhante à CPMF como compensação para a desoneração da folha salarial. Conhecida popularmente como “imposto do cheque”, a CPMF foi instituída em 1996 com alíquota de 0,25%, derivada do IPMF (Imposto Provisório sobre Movimentação…
Leia mais

Análise – 4ª semana de setembro

De acordo com as projeções do Grupo de Análise da Conjuntura Mineira (GAC), a taxa de desocupação no Brasil, que apresentou em julho 11,8%, atingirá, em agosto, 11,6% da população economicamente ativa, apresentando uma queda de 0,2%. O rendimento médio do trabalho, que em julho foi R$2.286,00, aumentará em agosto, segundo as projeções do GAC,…
Leia mais