Notícias

O workshop será realizado nos dias 8, 9 e 10 de julho na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (Bloco de Auditórios, Auditório 1).

O evento, que conta com a participação de professores do Cedeplar (dentre eles Fernanda Cimini, Frederico Gonzaga e Gustavo Britto) e de convidados renomados nacional e internacionalmente, irá abordar temáticas importantes para o debate acerca do desenvolvimento econômico.

 

No dia 24 de maio de 2019, o professor João Prates Romero participou de audiência pública na ALMG. O intuito da reunião foi discutir alternativas para a crise fiscal de Minas Gerais.

Em sua participação, o pesquisador defendeu que a saída para a crise de Minas Gerais requer uma combinação de políticas: elevar impostos, aumentar investimentos públicos e reduzir o ritmo de crescimento dos gastos. O evento contou com a participação dos deputados Rogério Correia (PT-MG), Reginaldo Lopes (PT-MG) e Júlio Delgado (PSB-MG).

Entre os dias 24 e 27 de maio de 2019, na cidade de Boston (EUA), ocorrerá o Congresso Lasa 2019 – Nuestra América: Justice and Inclusion. No evento, ocorrerá o lançamento do livro “Elites empresariais, estado e mercado na América Latina”, obra que conta com a professora do Cedeplar Fernanda Cimini como uma das organizadoras.

O livro, que foi lançado pela Coleção População & Economia em 2018, traz a discussão a respeito do desenvolvimento nos países latino-americanos sob uma perspectiva comparada da relação entre as elites empresariais, o mercado e os agentes estatais.

 

Em entrevista à Rádio UFMG Educativa, o professor do Cedeplar João Romero analisou brevemente os possíveis impactos do abandono do tratamento diferenciado do Brasil na OMC.

O Seminário sobre Inteligência para o Desenvolvimento Local, promovido pelo Sebrae/MG, apresentará discussões a respeito de metodologias, indicadores e informações que sustentam ações e estratégias de promoção do desenvolvimento econômico nos territórios. O professor João Prates Romero participará do painel sobre Métodos Aplicados ao Desenvolvimento Econômico, discutindo sobre Indicadores de Complexidade como Instrumentos de Política Pública, juntamente com o professor Frederico Gonzaga Jayme Junior, diretor do Cedeplar e com Carla Aguilar, professora da Fundação João Pinheiro.

O livro Elite empresariais, estado e mercado na América Latina é mais um dos lançamentos que fazem parte da Coleção População & Economia, organizada pelos professores do Cedeplar. Nesta edição, os autores relacionam as estratégias de desenvolvimento seguidas pelos países da região com a forma de interação entre as elites empresariais latino-americanas e os diversos atores estatais.

As professoras Fernanda Cimini e Roberta Rodrigues, juntamente com o professor Juan Bachiller, formam a equipe de organizadores do e-book. Além deles, há também contribuições inéditas de especialistas latino-americanos que analisam a trajetória de um país ou de um grupo de países da região, abordando de forma comparada as várias formas de conexão entre elites empresariais, estado e mercado na América Latina.

 

 

O professor Rafael Ribeiro, coordenador do grupo de conjuntura da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, foi um dos participantes da mesa de discussão que analisou os resultados das eleições presidenciais de 2018. O encontro foi organizado pelo programa Voz Ativa exibido, na última segunda-feira (29), pela Rede Minas.

Apresentado pelo jornalista Florestan Fernandes Junior, o programa contou também com a presença de Leonardo Avritzer, cientista político e professor da UFMG, Maurício Dieter, advogado e professor da USP, Dulce Maria Pereira, professora da UFOP e Simone Pio, jornalista da Rede Minas.

Cedeplar lança livro Alternativas para uma Crise de Múltiplas Dimensões que trata sobre a atual conjuntura da crise no país. A edição foi elaborada com a ajuda coletiva dos professores da casa e marca o início da Coleção População & Economia no formato e-book.

Os 23 capítulos dessa edição tratam de diversos aspectos da crise, com enorme diversidade temática e interpretativa. Resume-se em um esforço, que é a contribuição deste livro, para combinar diagnóstico e elaboração de alternativas, articulando curto e longo prazo. Estão à frente da organização do livro os professores Mônica Viegas Vargas e Eduardo da Motta Albuquerque. A edição em formato e-book está disponível para download no site do Cedeplar.