Vídeos

Professor Rafael Ribeiro volta ao programa Opinião Minas para falar sobre a regra do teto dos gastos

Ao programa Opinião Minas da TV Rede Minas, no dia 09 de setembro, o economista do Cedeplar Rafael Ribeiro falou sobre a gestão orçamentária do atual governo. Dentro da temática, o professor discutiu a regra do teto de gastos. Ele compara a regra brasileira com as boas práticas adotadas em outros países, a fim de mostrar que há alternativas e que mudanças na regra atual são urgentes e necessárias.

Economista Rafael Ribeiro participa do programa Opinião Minas da TV Rede Minas

No programa Opinião Minas da TV Rede Minas, o professor Rafael Ribeiro discutiu questões relativas à estagnação econômica do Brasil. O economista defendeu a liberação dos saques do FGTS, mas pontuou os limites dessa estratégia para o crescimento econômico. Segundo ele, a saída para a crise requer investimentos em infraestrutura.

Professor do Cedeplar fala sobre os impactos da Reforma da Previdência em programa da TV Assembleia MG

Ao programa Mundo Político da TV Assembleia MG, o professor Rafael Ribeiro falou sobre os impactos econômicos e sociais da Reforma da Previdência. Além de discutir a respeito dos impactos positivos e negativos da reforma do ponto de vista distributivo, Rafael ressaltou que a reforma, por si só, é incapaz de tirar o país da recessão.

Workshop on Development, Lock-Ins, Traps and Catch Up: India, China, South Africa, South Korea and Latin America

No dia 10 de julho de 2019, a professora Fernanda Cimini realizou uma apresentação com a temática “Latin America and the Middle-Income Trap” no “Workshop on Development: Lock-ins, Traps and Catch-Up”. O evento, que foi promovido pelo Cedeplar, ocorreu nos dias 8, 9 e 10 de julho na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Além da professora, a apresentação contou com a presença de Javier Vadell (PUC-MG), Pedro Loureiro (Cambridge University, UK), Jorge Britto (UFF, Brasil) e KJ Joseph (CDS, India). A participação da professora começa no minuto 31:07.

Audiência Pública – Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

No dia 24 de maio de 2019, o professor João Prates Romero participou da audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico da ALMG sobre alternativas para a crise fiscal de Minas Gerais. A audiência contou com a presença dos deputados Rogério Correia (PT-MG), Reginaldo Lopes (PT-MG) e Júlio Delgado (PSB-MG). A participação do professor começa no minuto 51:50.

Seminário – Agentes do Desenvolvimento na América Latina e no Brasil: Estado, Empresa e Universidades

No dia 30 de outubro de 2018, o Cedeplar promoveu o seminário Agentes do Desenvolvimento na América Latina e no Brasil: Estado, Empresa e Universidades, com o lançamento de dois livros da Coleção População e Economia: “Estudos de Caso da Interação universidade-empresa no Brasil”, organizado por Renato Garcia, Márcia Rapini e Silvio Cario, e “Elites Empresariais, Estado e Mercado na América Latina”, organizado por Fernanda Cimini, Juan Cabria e Roberta Rodrigues. Inicia no minuto 13:53.

Professor Rafael Ribeiro participa de programa que propõe uma análise sobre as eleições de 2018

No dia 29 de outubro de 2018, o professor Rafael Ribeiro participou, no programa Voz Ativa da Rede Minas, de uma mesa de discussão que analisou os resultados das eleições presidenciais de 2018. O debate, apresentado por Florestan Fernandes Junior, ainda contou com a participação de Leonardo Avritzer, cientista político e professor da UFMG, Maurício Dieter, advogado e professor da USP, Dulce Maria Pereira, professora da UFOP, e Simone Pio, jornalista da Rede Minas.

Professora Fernanda Cimini participa de seminário internacional promovido pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA)

No dia 16 de outubro de 2018, a professora Fernanda Cimini participou, juntamente com o professor Alexandre Queiroz Guimarães (Fundação João Pinheiro), do seminário intitulado Dependência, Instituições e a Economia Política do Desenvolvimento na América Latina. O evento foi promovido pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA) para o programa de pós-graduação em Ciência Política (UFMG). A participação da professora se inicia em 1:27:46.

Professor João Romero participa de debate no programa Foco no que Conta da TV BH News

O programa Foco no que Conta, apresentado pela jornalista Rosália Dayrell, debateu o tema da Reforma Tributária com alguns convidados, dentre eles o professor do Cedeplar João Romero, Rosa Maria Abreu Barros, Presidente do CRC MG, e Nelson Machado, Ex-Ministro do Planejamento e da Previdência Social. Disponibilizado no canal do Youtube da TV BH News, o programa foi dividido em dois blocos; os links se encontram a seguir. Primeiro bloco. Segundo bloco.

Seminário Internacional – Olhar para o Futuro: Big Data, Políticas Públicas e Desenvolvimento

Os Seminários Internacionais foram promovidos para celebrar os 50 anos do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG. A mesa que apresenta a discussão a respeito de Big data, Políticas Públicas e Desenvolvimento foi coordenada pelo professor João Romero e contou com a presença de acadêmicos internacionais, como Dominik Hartmann (University of Leipzig|University of Hohenheim|Fraunhofer IMW) e Cesar Hidalgo (MIT Media Lab). Inicia no minuto 22:13. 

Economista Fabrício Missio participa do programa Mundo Político da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

O programa Mundo Político, exibido no dia 14 de fevereiro de 2017, recebeu o professor Fabrício Missio para debater o cenário econômico brasileiro e avaliar as perspectivas para o ano de 2017, além de comentar a situação financeira de Minas Gerais.

Professor do Cedeplar participa de palestra no Itamaraty

O professor João Prates Romero participou da mesa-redonda “O Brasil, o BRICS e a Agenda Internacional” no Palácio Itamaraty. O evento, composto por quatro painéis, discutiu a inserção do agrupamento dos BRICS na política externa brasileira. Inicia no minuto 2:46.

Professor Fabrício Missio debate a PEC 241

No programa Mundo Político, exibido pela TV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Fabrício Missio participou de entrevista na qual discutiu os principais efeitos da PEC 241 na economia brasileira. Além de discorrer sobre os impactos da proposta, Missio apresentou os principais pontos e possíveis alternativas que poderiam ser implementadas para agir sobre a questão fiscal do governo.