Novembro/19 – Projeções econométricas: Brasil e Minas Gerais

INTRODUÇÃO

Neste relatório, o Grupo de Análise da Conjuntura Mineira tem o objetivo de analisar importantes variáveis para a economia do Brasil e de Minas Gerais. O objetivo é mostrar à população em geral informações relevantes sobre o andamento de importantes variáveis econômicas no decorrer do ano, e como elas podem influenciar no aquecimento da economia. Serão analisadas, em nível nacional: Balança Comercial, Produção Física Industrial, IPCA, Pesquisa Mensal do Serviço, Pesquisa Mensal do Comercio, IBC-Br, Taxa de Desocupação, Rendimento Médio do Trabalho e IGP-M. Em nível Estatal, as variáveis analisadas para Minas Gerais serão: Produção Física Industrial e Balança Comercial.

BRASIL

O índice de atividade econômica (IBC) é calculado pelo IBGE a partir de proxies do desenvolvimento do volume dos produtos da agropecuária, indústria e serviços. Segundo as previsões do GAC, o IBC do mês de setembro cairá para 137 e há um tendência de um leve desaquecimento da economia até o final do ano, com exceção do mês de outubro. Em 2020, ele manterá um padrão similar ao ano anterior, tendo um notável aumento no mês de março, seguido de queda, e outro pico no mês de julho (gráfico em destaque acima).

De acordo com o IBGE, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo mede a inflação de um conjunto de produtos e serviços, que são comercializados no varejo, que se referem ao consumo pessoal das famílias. O IPCA abrange famílias brasileiras com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos. Após um período de certa instabilidade inflacionária observada até setembro de 2019, as projeções do GAC apontam uma leve subida no índice para outubro. Tal tendência de subida se manterá para novembro e, após isso, as projeções mostraram certa estabilidade até setembro de 2020.

A taxa de desocupação é o percentual de pessoas desocupadas em relação às pessoas na força de trabalho na semana de referência. É obtida por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e possui frequência mensal de publicação. De acordo com as previsões realizadas pelo Grupo de Análise de Conjuntura Mineira (GAC), espera-se que ocorra uma redução na taxa de desocupação do Brasil, medida no trimestre julho-agosto-setembro, do valor de 11,80% observado no trimestre anterior para 11,68% (queda de 1%). Ademais, espera-se que essa tendência de queda da taxa de desocupação se mantenha até o fim do ano em razão das expectativas de vendas de produtos e serviços no Natal, uma vez que a taxa de desocupação tem comportamento condicionado pelas datas comemorativas no país, para além do seu comportamento estrutural e conjuntural.

Posteriormente, espera-se que ocorra, no início do próximo ano, um aumento da taxa em virtude da estabilização da demanda após as datas comemorativas aliada a redução da renda disponível para gastos causada pelos gastos de início do ano (IPVA,IPTU, material escolar, entre outros).

MINAS GERAIS

Os dados sobre a Produção Física Industrial são baseados em um índice, fixado aos valores de 2012, e serve, segundo o IBGE como um balizador para medir a evolução de curto prazo do valor adicionado da indústria. Segundo as projeções realizadas pelo GAC, o último trimestre do ano será caracterizado por um leve e constante aumento da produção industrial. Tal tendência é observada também para 2020. Para o primeiro semestre do ano que vem, as projeções realizadas apontam um desempenho melhor que o observado no mesmo período desse ano, com crescimentos leves e constantes até agosto.

Produzido por Laura Maciel, Luiz Felipe Portelinha e Mateus Guilherme dos Santos.

GAC Snapshot

PRODUÇÃO FÍSICA INDUSTRIAL (VAR %):

Crescimento em setembro: 0,3% | Previsão GAC: 0,06%

TAXA DE DESOCUPAÇÃO:

Constante em setembro: 11,8% | Previsão GAC: 11,68%

RENDIMENTO MÉDIO DO TRABALHO:

Constante em setembro: R$ 2.298,00 | Previsão GAC: R$ 2.298,00

IGP-M:

Avanço em outubro: 0,68% | Previsão GAC: 0,47%

BALANÇA COMERCIAL:

Queda em Outubro: 0.50% | Previsão GAC: 15%

EXPORTAÇÃO MG:

Aumento em Outubro: 8,8% | Previsão GAC: 13,27%

PRODUÇÃO FÍSICA INDUSTRIAL:

Avanço em Setembro: 87,5 | Previsão GAC: 86,86

PRODUÇÃO FÍSICA INDUSTRIAL MG:

Avanço em Setembro: 80,8 | Previsão GAC: 79,4

PESQUISA MENSAL DE SERVIÇOS:

Avanço em Setembro: 1,2% | Previsão GAC: 0,1%

– ÍNDICE DE VOLUME DE COMÉRCIO:

Avanço em Setembro: 0,7% | Previsão GAC: 0,3%

– IBC-BR:

Recuo em Setembro: 138,58 | Previsão GAC: 136,8

– IPCA:

Avanço em Outubro: 0,1% | Previsão GAC: 0,22%

Belo Horizonte, 01 de novembro de 2019.