Melhora no desempenho da produção agrícola
Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de janeiro/2019 do IBGE, a produção total de cereais, leguminosas e oleaginosas no Brasil, neste primeiro mês no ano, foi de mais de 230 milhões de toneladas, das quais 38,8% foram milho e 49,7% soja. Mais uma vez, evidencia-se a grande especialização brasileira em produtos primários voltados para a exportação. Estima-se um crescimento de 3,6% e 2,0% nas áreas cultivadas das safras de milho e soja entre 2018 e 2019, respectivamente.
Tanto no Brasil quanto no Sudeste, podemos observar a expectativa de desempenho levemente positivo da agricultura, com resultados 1,9% e 0,8% maiores do que em 2018. O resultado levemente positivo do Sudeste é sustentado por São Paulo, que tem um crescimento na produção estimado em 4,2%.
Contudo, vale ressaltar que as expectativas quanto ao desempenho do setor agrícola para o início do ano não são positivas. A expectativa é de melhora a partir das safras do segundo semestre do ano. Vale também enfatizar o desempenho significantemente negativo da 1ª safra de feijão (colhida em janeiro-fevereiro), que obteve um decréscimo em relação à colheita de 2018 em 14,1% e 21,6% no Brasil e no Sudeste, respectivamente.
No âmbito de Minas, as estimativas apontam uma redução de 1,5% da produção agrícola de 2019 em comparação a 2018, o que dificulta a perspectiva estadual de recuperação da renda, do nível de emprego e da arrecadação tributária.
Produzido por Gabriella Tavares.
Belo Horizonte, 19 de fevereiro de 2019.