Balança comercial mineira

Balança comercial mineira

Os dados do desempenho da balança comercial dos seis primeiros meses de 2018 comparados com o mesmo período do ano anterior para Minas Gerais mostram uma redução nas exportações e um aumento das importações. O resultado foi uma redução do saldo comercial, embora ele ainda continue positivo.

Um dos fatores que explica a redução do saldo das exportações é a diminuição da exportação de minério de ferro, que representa 30% da pauta de exportação do estado. Essa queda, em grande parte, é consequência da redução da demanda internacional, principalmente da China, que é o principal destino da exportação mineira (29,9% da produção). Já o aumento das importações cresceu principalmente puxado pelo aumento da demanda por hulha betuminosa (carvão mineral), em razão do aumento da demanda das empresas siderúrgicas pelo produto.

A redução das exportações tem impacto sobre o nível de atividade (e emprego), e tende a agravar o problema fiscal do estado. Ou seja, a tendência é de redução da arrecadação e, consequentemente, de agravamento do desequilíbrio fiscal.

Belo Horizonte, 24 de julho de 2018.