Agropecuária em Minas Gerais

Agropecuária em Minas Gerais

Minas Gerais tem o segundo maior valor bruto de produção agropecuária na região Sudeste, perdendo apenas para São Paulo, e o quarto em todo o país, ficando atrás também de Mato Grosso e Paraná. Em 2018, o valor adicionado da Agropecuária mineira representou 5,1% do valor adicionado total do Brasil e 5,4% do VA total do Estado.

Dentre os principais gêneros agrícolas produzidos em Minas, o café destaca-se em primeiro lugar. A previsão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a safra deste ano é de que o café mineiro represente 56% do valor bruto total da produção desse gênero em todo o país. O leite, outro gênero bastante relevante para o estado, também tem destaque na produção nacional: cerca de 27% do valor bruto total de leite será produzido em Minas este ano, ainda segundo o MAPA. Para além desses produtos, a soja, a cana-de-açúcar e o milho também tem grande participação na agricultura mineira, representando 28% da produção agropecuária total do estado.

O MAPA ainda aponta que a previsão do VBP da safra deste ano para Minas Gerais é de cerca de R$ 59 bi. O valor representa uma variação negativa de 1%, na comparação com o VBP agropecuário de Minas de 2018. Dentre os fatores responsáveis pela queda, destaca-se a queda de 25% da produção de café no estado, em virtude da bienialidade característica da produção cafeeira. Além disso, o VBP do café também é afetado pela expressiva queda nos preços da saca. Em conferência sobre o tema, o vice-presidente de finanças da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) afirmou que o setor cafeeiro “enfrenta uma crise sem precedentes no Brasil”.

Produzido por João Marcos Deolindo.

Belo Horizonte, 02 de julho de 2019.