Taxa de desocupação e rendimento médio da população
O terceiro trimestre do ano começou sem mostrar grandes sinais de recuperação econômica. Com base nos dados divulgados pela Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) referentes ao mês de agosto de 2019, a taxa de desocupação da economia e o rendimento médio mostraram uma leve melhora em relação ao período anterior.
Após um trimestre de queda, a taxa de desocupação dos brasileiros em agosto se manteve no mesmo valor do mês de julho (11,8%). Isso representa uma queda de 2,48% em relação ao mesmo período do ano passado (12,1%). O valor corresponde a aproximadamente 12,3 milhões de pessoas desocupadas.
O rendimento médio da população de 14 anos ou mais para o mês de agosto foi de R$ 2298,00, o que mostra um aumento de 0,39% em relação ao mês de julho. Esse valor mostra a primeira recuperação no rendimento médio desde fevereiro deste ano. Em relação ao mesmo período ao ano passado (R$ 2.302,00), houve uma queda de 0,17% no rendimento médio dos brasileiros. Com base nos dados divulgados pela Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) referentes ao mês de agosto de 2019, a taxa de desocupação da economia e o rendimento médio mostraram uma leve melhora em relação ao período anterior.
Produzido por Isabella Siqueira.
Belo Horizonte, 07 de outubro de 2019.