PIB Mineiro não reage

PIB Mineiro não reage

No dia 21 de setembro, a Fundação João Pinheiro (FJP) divulgou os dados do PIB trimestral de Minas Gerais. De acordo com os dados, o PIB mineiro apresentou, a preços correntes, no segundo trimestre de 2018, uma elevação em relação ao segundo trimestre de 2017. A indústria e o setor de serviços foram os principais responsáveis por esse desempenho. A agropecuária, por sua vez, foi o destaque negativo, apresentando uma queda de 2,89%.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2018, o PIB mineiro apresentou queda de 0,4%. Nessa comparação, chama atenção o desempenho da indústria extrativa e do setor de serviços. A extração mineral apresentou aumento substancial em relação ao trimestre precedente, crescendo 10,2%. Esse resultado contribuiu para a recuperação da indústria em relação a produção do trimestre anterior. Este setor recuou 1,9% entre o último trimestre de 2017 e o primeiro de 2018, mas recuperou a sua produção no segundo trimestre de 2018 crescendo 1,9%.

Já o setor de serviços exibiu variações negativas. O comércio apresentou queda de 0,9% em relação ao primeiro trimestre do ano e a administração pública teve queda tanto na comparação com o trimestre anterior (- 0,3%), quanto com o mesmo trimestre de 2017 (-0,4%). O subsetor de transportes apresentou a maior queda do período (-1,1%).

http://fjpdados.fjp.mg.gov.br/PIB/#release

Belo Horizonte, 02 de outubro de 2018.