Programação completa
27/06/2022
9:00 às 9:30: Mesa de abertura (Auditório 1) (em português e espanhol)
9:30 às 10:00 – Coffee break
10:00 às 12:00 – Painel de abertura sobre economia criativa e desenvolvimento local (em português)
Coordenação: Ana Flávia Machado – Professora da FACE/UFMG
Apresentação: Francisco Roberto Rocha de Carvalho (BDMG Cultural)
Expositores:
Pedro Costa – Professor de Economia do Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
João Luiz de Figueiredo – Professor de Economia do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio
12:00 às 13:30 – Almoço
13:30 às 15:00 – Mesa redonda sobre financiamento coletivo em cultura em países em desenvolvimento e desenvolvidos organizada por pesquisadores do projeto internacional de pesquisa CROWDCUL (apoio do Conselho de Pesquisa Norueguês) (em inglês) (Auditório 1)
15:00 às 15h30 – Coffee break
15:30 às 17:00:
1ª mesa – Avaliação de bens públicos culturais (Auditório 1) (em espanhol)
Evaluación del desempeño de las bibliotecas públicas municipales del Perú: un enfoque dinámico y territorial
Angela Milagros Reyes Gutierrez
María José Del Barrio Tellado
Luis César Herrero Prieto
Evaluación de bienes públicos en tiempos de pandemia? Qué sucedió con las bibliotecas?
Jonathan Daniel Gómez Zapata
María Alejandra Herrera Moreno
Luis Cesar Herrero Prieto
Un Análisis De La Productividad Y El Cambio Técnico En Museos Mediante Un Enfoque Dynamic-Network-Dea
María José del Barrio-Tellado
Luis César Herrero-Prieto
El retorno social de los bienes del patrimonio cultural: caso del Sistema de Bibliotecas Públicas de Medellín, Colombia
Jonathan Daniel Gómez Zapata
María Alejandra Herrera Moreno
María José del Barrio Tellado
2ª mesa – Políticas Públicas de fomento à cultura (Auditório 2) (em português)
O Financiamento Federal Ao Teatro Brasileiro (2009-2019)
Gabriel Barradas
Manoel Silvestre Friques
Sheyndel Ribeiro
O FOMENTO À CULTURA PELOS ESTADOS NA PANDEMIA SOUZA
Priscila Aparecida Nicacio de
Jane Aparecida MARQUES
Políticas públicas & acesso à cultura: inserção de sujeitos oriundos de periferias no mercado de trabalho no setor cultural
Adriana Almeida do Carmo
Armindo dos Santos de Sousa Teodósio
3ª mesa – Segmentação e Desigualdades no mundo do trabalho cultural (Auditório 3) (em português e espanhol)
Segmentación del mercado de trabajo argentino del arte y la cultura 2016-2019: un análisis estadístico-descriptivo a partir de la Encuesta Permanente de Hogares (EPH)
Marina Tortul
Viviana Leonardi
Horas, ingresos y desigualdad en mercados de trabajo en el arte y fuera del arte
Carlos Casacuberta
O trabalho dos músicos no Brasil: uma análise das desigualdades entre 2012 e 2021
Jonas da Silva Henrique
Mariangela Furlan Antigo
Ana Flávia Machado
4ª mesa – Consumo cultural (Auditório 4) (em português)
Vtubers: Estudo Sobre Massificação Do Consumo De Uma Cultura De Nicho Durante A Pandemia De Covid-19
Gabriela Rodrigues Diniz
Júlio César Valente Ferreira
Paula Gonçalves
Rafael Dirques David Regis
Vitor Pedro da Silva Castelo Tavares
Ampliação Do Consumo Cultural No Ambiente Digital: Vídeo Sob Demanda, Diversidade Cultural E Acesso À Cultura
Luiz Gustavo Campos
Daniele Canedo
Como Cultura, Tecnologia E Felicidade Se Interrelacionam No Território Criativo: O Caso De Santa Rita Do Sapucaí, Mg/Brasil
Fábio A. Sabetta-Morales
Acesso à cultura – A exclusão na terceira idade
João Leiva
17:00 às 18:30
5ª mesa – Mapeamento Cultural e
Universidades (Auditório 1) (em português e espanhol)
Mapeamento Cultural da UFMG — processo e primeiras impressões
Mônica Medeiros Ribeiro
Ana Flavia Machado
Fernando Antonio Mencarelli
Thobila Gabriela de Lima Costa Sousa
Jonas da Silva Henrique
Cinthia Santos Silva
Efecto De La Formación Del Capital Cultural En El Consumo Cultural De Los Participantes Activos En Los Grupos Artísticos: El Caso De La Universidad Nacional De Colombia, Sede Medellín
Balbín Espina
Isabel Cristina Balbín Espina
Nora Elena Espinal Monsalve
Oferta cultural en tiempos de pandemia: Estudio de caso de la Universidad de Antioquia
Diana Elisa Arango Tobón
Explorando as potencialidades do mapeamento cultural: O caso Crajubar, Brasil
Beatriz Gondim-Matos
Lénia Marques
Mariana Bueno de Andrade Matos
6ª mesa – Turismo Cultural (Auditório 2) (em espanhol)
Evaluación Del Turismo Cultural En España: Dimensión, Competitividad Regional Y Perspectivas Post-Covid
Luis César Herrero Prieto
Mafalda Gómez Veja
Desafíos para el turismo cultural en la Región de Los Ríos, Chile
Laura Rodríguez
Andrea Báez
Guillermo Olivares Concha
7ª mesa – Cultura em lugares específicos (Auditório 3) (em português)
A Zona Cultural da Praça da Estação: um estudo sobre seu processo de transformação sob a ótica da Economia Criativa
Daniel de Miranda Carvalho
Sílvia Borges Corrêa
Cultura e Arte no aeroporto de Salvador: inovação através dos setores criativos
Crisley Tatiana Dias Mota
A Economia Da Cultura E Criativa Presente Nos Terreiros Que Integram A Festa Do Bembé Do Mercado, No Recôncavo Da Bahia
Murillo Pereira de Jesus
Daniele Canedo
Paulo Cesar Miguez Oliveira
8ª mesa: Festivais e feiras culturais (Auditório 4) (em português e espanhol)
El Festival y Mundial de Tango como parte de la política de megaeventos en la ciudad de Buenos Aires. Una aproximación al valor económico de la Edición 2019
Viviana Leonardi
Marina Tortul
Silvina Elias
Feiras Como Manifestações Culturais: Um Estudo Sobre Tema Em Minas Gerais (Brasil)
Débora Regina Schneider Locatelli
Magnus Luiz Emmendoerfer
La Participación En Una Fiesta Cultural De Carácter Local Y Popular. El Caso Del Carnaval De Barranquilla (Colombia)
Aaron Espinosa-Espinosa
Luis Palma-Martos
Luis F. Aguado
Impacto económico y social de las manifestaciones culturales en Chocó: el caso de las Fiestas de San Francisco de Asís en Quibdó, patrimonio cultural inmaterial de la humanidad
Daniel Zapata
Nora Elena Espinal Monsalve
18:30 – Apresentação do Coral Ars Nova
28/06/2022
9:00 às 10:30:
9ª mesa – Multidimensionalidade: indicadores em cultura (Auditório 1) (em português e espanhol)
Assumindo a multidimensionalidade da criação de valor nas atividades culturais: autoavaliação de impactos através da ferramenta CULTURE.IMPACTS.DIY
Pedro Costa
Elisabete Tomaz
Margarida Perestrelo
Ricardo V. Lopes
Economía de la Cultura y la creatividad. Propuesta y estimación de un índice de desempeño multidimensional de países usando el enfoque de Benefit of the Doubt (BOD), con aplicación para América Latina
Leydi Higidio Henao
Luis Fernando Aguado
Diego Prior
Victor Gimenez
Joan Miquel Verd
A contribuição econômica do setor cultural no Brasil: uma abordagem de insumoproduto por grupos distintos de renda
Fernanda Souza Pereira
Marcus Vinícius Amaral e Silva
Danyella Juliana Martins de Brito
10ª mesa – Patrimônio Cultural (Auditório 2) (em português e espanhol)
História, Memória e Patrimônio como Recursos Criativos
Isabella Perrotta
André Luis Ferreira Beltrão
Lucia Santa-Cruz
Cristina Amescua Chávez
Carolina Buenrostro Pérez
Juan Carlos Domínguez Domingo
Edith Pérez Flores
Políticas Públicas De Preservação Do Patrimônio Histórico E Seus Efeitos No Turismo: Uma Análise Do Pac Cidades Históricas
Glenda Nunes Gomes Cristiana Tristão Rodrigues
Gestión de rutas patrimoniales: desde la investigación a la diseño
Sijia Huo
Estudio Bibliométrico De La Economía De La Cultura En Colombia: 1990 – 2020
Nora Elena Espinal Monsalve
11ª mesa – Pandemia e cultura (Auditório 3) (em português e espanhol)
Pandemia e industrias culturales y creativas en la Ciudad de México
Luis Quintana Romero
Marcia Leite
Carlos Salas Páez
Os Impactos da Pandemia nas Culturas de Belo Horizonte
Ana Flávia Machado
Cinthia Santos Silva
Fernando Carielo
Julia Papini Bittencourt
João Pontes
Bárbara Paglioto
Diogo Pozzato
Maria Clara Maia
Thobila Costa
O impacto da Pandemia no circuito de rodas de samba na Feira da Glória, Rio de Janeiro
Carolina Marques Henriques Ficheira
Sílvia Borges Corrêa
12ª mesa – Mundo do trabalho e redes na música (Auditório 4) (em português)
A importância do empresário na gestão de carreiras artísticas musicais
Anita Vasconcelos Carvalho
João Luiz de Figueiredo
Diferenciais de rendimentos e desigualdades intragrupo: uma análise para os músicos de Belo Horizonte
Jonas da Silva Henrique
Mariangela Furlan Antigo
Ana Flávia Machado
A importância e os desafios de gestão dos palcos de pequeno e médio porte na cidade do Rio de Janeiro
Maria Luísa Zarur Guarisa
João Luiz de Figueiredo
Participação Feminina Na Indústria Da Música: Uma Avaliação Do Programa Asa – Arte Sônica Amplificada
Luciana Adão De Paula Andrade Richard
10:30 às 10:45 – Coffee break
10:45 às 12:30
13ª mesa – Economia criativa (Auditório 1) (em português e espanhol)
Industrias Creativas e Inversión de Intangibles en la Economía Mexicana
Marcos Valdivia
Rafael Borrayo
Economia criativa e estado-rede: uma reflexão sobre a formulação de políticas públicas para o fortalecimento da economia criativa no Brasil
Luciana Lima Guilherme
Economia criativa no Brasil: uma análise dos trabalhadores entre 2012 e 2021
Silvia Barbosa Ribeiro
Mariangela Furlan Antigo
Carolina Guinesi Mattos Borges
Análise Espacial Das Ocupações Criativas No Estado No Rio Grande Do Sul
Marieli Vieira
14ª mesa – Consumo Cultural II (Auditório 2) (em espanhol)
El Consumo Cultural En Colombia: Entre La Teoría Y Los Hechos
Mario Eduardo Hidalgo Villota
Un Análisis Estructural De Los Asistentes A La Fiesta Del Libro Y La Cultura De Medellín: ¿Cómo Se Relaciona La Motivación, Experiencia, Satisfación, Contribución Y Fidelidad?
Nora Elena Espinal Monsalve
Andrey David Ramos Valencia
Claudia Marcela Ramos-Ramírez
La Participación En Una Fiesta Cultural De Carácter Local Y Popular. El Caso Del Carnaval De Barranquilla (Colombia)
Aaron Espinosa-Espinosa
Luis Palma-Martos
Luis F. Aguado
15ª mesa – Gastrononomia e festivais (Auditório 3) (em português)
Expressões de Cocriação de um Prato Típico enquanto Patrimonio Cultural Imaterial para o Desenvolvimento Turístico de uma Slow City
Magnus Emmendoerfer
Feiras Culturais Cariocas: um estudo sobre a dinâmica das Feiras Culturais
Guilherme Lourenço Barbedo
Veranise Jacubowski Correia Dubeux
16ª mesa – Cidades Criativas (Auditório 4) (em português e espanhol)
Medellín Brilla en Navidad: estudio de la motivación, experiencia, satisfacción y fidelización de los participantes a esta fiesta. Y su contribución a la construcción de la identidad urbana (video)
Andrea Paola Díaz Mendoza
Nora Elena Espinal Monsalve
Cidades criativas brasileiras da gastronomia: histórico e vivência na pandemia da COVID-19
Ana Flávia Machado
Alice Demattos Guimarães
Gabriel Vaz de Melo
Lorena Ferrari Auarek
Análise da dinâmica e especialização das atividades criativas nas capitais brasileiras e cidades criativas
Jonas da Silva Henrique
Maria Thereza Saez Acha Magalhães
José Geraldo Dolabela
12:30 às 13:30 – Almoço
13:30 às 15:00:
17ª mesa – Audiovisual (Auditório 1) (em português e espanhol)
Da resistência à hiperconcentração, entre o local e o global: os desafios na distribuição e exibição de cinema e audiovisual em Portugal
Pedro Costa
Ricardo V. Lopes
Elisabete Tomaz
Rodrigo Almeida
Audiovisual Baiano: Uma Análise De Redes Sociais
Carmen Lúcia Castro Lima
Daniele Canedo
Leonardo Costa
Bruna Gasbarre
Luiz Gustavo Campos
Nayanna Mattos
Sofia Federico
Tatti Carvalho
El consumo de cine en Colombia: un análisis microeconométrico de sus determinantes
Doris Lilia Andrade Agudelo
Víctor Danilo Pacheco Meriño
Danny Alexander Popayán Lenis
18ª mesa – Artes visuais e economia (Auditório 2) (em português, espanhol e inglês)
Interdisciplinary Arts and Cultural Innovation: Merging Journalism with Visual Art Presentation
Ann Markunsen
Art And Economy: The Constraints And Opportunities Created By Cultural Policy In Addressing Artists
Valentina Brevi, B.Arch
Produção, Circulação E Consumo De Obras Contemporâneas Em Meio Ao Capitalismo Artista
Cássia Pérez da Silva
A estruturação e a valoração da fotografia publicitária em Porto Alegre
Luiz Lentz Junior
19ª mesa – Financiamento em cultura (Auditório 3) (em português e inglês)
Impacto de Pessoas Físicas como Incentivadores Culturais
Laura Dias Porto
Kelly Rui Liu
Jane A. Marques
Novas relações no consumo: o fã como investidor
Maria Carolina Göpfert Palhano Leal
Veranise Jacubowski Correia Dubeux
Crowdfunding patterns by living visual artists
Elisabetta Lazzaro
Daniel Nordgård
Ziaul Haque Munim
15:00 às 15:30 – Coffee break
15:30 às 17:00 – Painel Consumo e fruição de cultura em contexto digital e pós-pandêmico: políticas públicas no Brasil e na Colômbia(em português e espanhol) (Auditório 1)
Coordenação: Andrea Báez Montenegro – Professora de Economia da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade Austral do Chile
▪ Expositores:
Leydi Higidio Henao – Diretora de Estrategia, Desenvolvimento e Empreendimento do Ministério da Cultura da Colômbia
Luis Fernando Aguado – Professor de Economia da Universidade Javeriana de Cali
João Oswaldo Leiva Filho – Gestor da J.Leiva Cultura e Esporte
17:00 às 18:00 – Assembleia da Rede Iberoamericana de Economia da Cultura (em português e espanhol)
Concentração Espacial e Uso do Território: Análise sobre a Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Belo Horizonte/MG
Raphael Oliveira
Turismo naranja en el sudoeste bonaerense (Argentina): proyectos “Pehuen Có cuna de Megaterios” e “Isla Invisible”
Daniela Gambarota
Romina Matamala
Viviana Leonardi
Reflexões sobre os festivais gastronômicos que ocorrem no Tocantins: Foco no desenvolvimento do Turismo Cultural local
Alana Cristina Moreira de Santana
Economia da Cultura, Epistemologia Econômica e Hipótese Substancial
Alain Herscovici