Artigos em Periódicos
2025
Políticas públicas para o cinema brasileiro entre 2008 e 2019: uma análise da eficácia da Lei do Audiovisual e do Fundo Setorial do Audiovisual – Maria Eduarda Guimarães e Sousa; Ana Flávia Machado – Políticas Culturais em Revista, v. 18, n. 1 – 2025.
How to make a hit: factors associated with music consumption on Spotify – Gabriel Henrique Galvão; Ana Flávia Machado; Lucas Resende de Carvalho – Diálogo com a Economia Criativa, v. 10, n. 28 – 2025. https://doi.org/10.22398/2525-2828.1028112-134
2024
O Trabalho dos músicos no Brasil: uma análise das desigualdades entre 2012 e 2021 – Mariangela Furlan Antigo; Ana Flávia Machado; Jonas da Silva Henrique – IPEA – 2024.
Artists, territories and cultural policy: recent dynamics in three Portuguese cities – Ana Flávia Machado; Pedro Costa – Journal of Tourism and Cultural Change, p. 1–23 – 2024.
Creative dynamics in districts of large Brazilian metropolises: Botafogo (RJ) and Santa Tereza (BH) – J. L. F.; Ana Flávia Machado; Mariangela Antigo; S. B. Correa; V. J. C. Dubeux – Cidades, Comunidades e Territórios, v. 48, p. 96–114 – 2024.https://journals.openedition.org/cidades/8932
2023
The show must go on: proposals to measure the economic value of Grassroots Music Venues – Maria Luísa Zarur Guarisa; João Luiz de Figueiredo; Ana Flávia Machado – Cultural Trends, p. 1–18 – 2023.
2022
The experience of UNESCO Creative Cities in the context of COVID-19: a case study of Brazilian cities – Ana Flávia Machado; A. D. Guimarães; R. C. Michel; G. V. Melo; J. P. Bittencourt – Diálogo com a Economia Criativa, v. 7, p. 118–136 – 2022.
Cidades criativas brasileiras da gastronomia: histórico e vivência na pandemia da COVID-19 – Ana Flávia Machado; A. D. Guimarães; G. V. Melo; L. F. Auarek – PragMATIZES – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, v. 12, p. 277–293 – 2022.
Efeitos da Covid-19 na Economia da Cultura no Brasil – Ana Flávia Machado; D. Freire; R. C. Michel; G. V. Melo; A. D. Guimarães – Revista Econômica do Nordeste, v. 53, p. 124–136 – 2022.
Work satisfaction and job permanence in artistic careers: the case of musicians in Belo Horizonte, Brazil – Jonas da Silva Henrique; Ana Flávia Machado; Mariangela Furlan Antigo – Journal of Cultural Economics, p. 1–26 – 2022.
2020
Music consumption in Brazil: an analysis of streaming reproductions – G. V. Melo; Ana Flávia Machado; L. R. Carvalho – PragMATIZES – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, v. 10, p. 141–169 – 2020.
Repercussion of the label in a comparative analysis of indicators – A. D. Guimarães; S. B. Ribeiro; Ana Flávia Machado – Creative Industries Journal, v. 14, p. 1–17 – 2020.
Estimating losses in cultural assets and cultural activities following the Fundão Dam rupture in Mariana, Minas Gerais, Brazil – S. C. Diniz; Ana Flávia Machado; J. M. N. Dias; J. S. Henrique; N. F. Faria; V. M. S. Hosken – Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 27, p. 207–225 – 2020.
2019
Economic Impacts of the Vale-Cultura (Culture Voucher): A Computable General Equilibrium Model – G. F. Souza; Ana Flávia Machado; E. Domingues – Theoretical Economics Letters, v. 9, p. 1411–1433 – 2019.
Música, redes e tecnologia na periferia: um estudo acerca dos impactos tecnológicos na produção de rap na Zona Sul de São Paulo – R. C. Michel; Ana Flávia Machado; N. Satyro – Nova Economia (UFMG. Impresso), v. 29, p. 1277–1303 – 2019.
O espaço da cultura em Minas Gerais: aglomerações territoriais, desenvolvimento socioeconômico e concentração regional entre 1920 e 2010 – C. Dias; Ana Flávia Machado; V. M. S. Hosken – Nova Economia (UFMG. Impresso), v. 29, p. 1195–1220 – 2019.
2018
Creative Industries in Brazil: Analysis of Specifics Cases for a Country in Development – Ana Flávia Machado; T. B. Carvalho; B. F. Paglioto – Theoretical Economics Letters, v. 8, p. 1348–1367 – 2018.
2017
Consumption of cultural goods and services and time allocation in Brazil – Ana Flávia Machado; André Golgher; S. C. Diniz; L. D. Gama – Nova Economia (UFMG. Impresso), v. 27, p. 35–63 – 2017.
Museu da Gente Sergipana: um exercício de valoração econômica – F. Esperidião; D. Matos; Ana Flávia Machado – Revista Econômica do Nordeste, v. 48, p. 147–156 – 2017.
2016
Museus no Brasil: análise socioeconômica de perfis – Ana Flávia Machado; N. Souza; L. Machado – PragMATIZES – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, v. 10, p. 38–53 – 2016.
Turismo, Patrimônio e Revitalização – o território do Circuito Cultural Praça da Liberdade – D. Faria; Ana Flávia Machado; B. F. Paglioto; L. F. Dutra – Óculo – Revista do Patrimônio Cultural, v. 1, p. 81–103 – 2016.
O acesso de alunos de escolas públicas ao Circuito Liberdade: análise de um projeto piloto – Ana Flávia Machado; B. Paglioto; M. H. Cunha – Educação em Revista (UFMG), v. 32, p. 317–347 – 2016.
2015
Factors associated to art museum visitation: the Inhotim case – D. Faria; Ana Flávia Machado – Business Management Review (BMR), v. 5, p. 196–207 – 2015.
2013
Urban amenities and the development of creative clusters: the case of Brazil – Ana Flávia Machado; S. C. Diniz; R. F. Simões – Current Urban Studies, v. 1, p. 92–101 – 2013.
Specificities of the artistic cultural labor market in Brazilian metropolitan regions between 2002 and 2010 – Ana Flávia Machado; A. Rabelo; A. G. Moreira – Journal of Cultural Economics, v. 38, p. 237–251 – 2013.
2012
Perfil dos frequentadores de atividades culturais: o caso nas metrópoles brasileiras – Ana Flávia Machado; B. Paglioto – Estudos Econômicos (São Paulo. Impresso), v. 42, p. 701–730 – 2012.
2011
Analysis of the Consumption of Artistic-Cultural Goods and Services in Brazil – S. C. Diniz; Ana Flávia Machado – Journal of Cultural Economics, v. 35, p. 1–18 – 2011.
Capítulos de Livros
2022
Grupos de teatro e o trabalho em rede: uma análise da produção para a Região Metropolitana de Belo Horizonte – R. C. Michel; G. V. Melo; Nayara França Carvalho; Ana Flávia Machado – In: Manoel Silvestre Friques (Org.). Teatro brasileiro: engenharias, políticas, economias e gestões, 1ª ed., Rio de Janeiro: Numa, v. 1, p. 239–269 – 2022.
2020
Nouvelle économie, création de valeur dans la ville et partage de la richesse à Lille et Belo Horizonte – D. Paris; A. M. Melo; Ana Flávia Machado; A. Cavalcante; B. F. Paglioto – In: Pauline Bosredon; Frédéric Dumont; Alexandre Magno Alves Diniz; Ana Maria Melo (Orgs.). Richesses en partage au Brésil et en France: approches socio-spatiales croisées dans le Minas Gerais et le Nord-Pas de Calais, 1ª ed., Lille: Presses Universitaires du Septentrion, v. 1, p. 30–50 – 2020.
2018
A relação entre cultura e inovação: perspectiva teórica e métrica alternativa – Ana Flávia Machado; R. C. Michel – In: Mônica Viegas Andrade; Eduardo da Motta e Albuquerque (Orgs.). Alternativas para uma crise de múltiplas dimensões, 1ª ed., v. 1, p. 345–357 – 2018.
2017
A cultura e a dinâmica do capital – Ana Flávia Machado – In: Eduardo da Motta e Albuquerque (Org.). Metamorfoses do Capitalismo e Processos de Catch-up, 1ª ed., Belo Horizonte: Editora UFMG, v. 1, p. 109–120 – 2017.
The evaluation of public goods: Systems Thinking in the case of Circuito Liberdade – Ana Flávia Machado; D. Faria; S. C. Diniz; B. F. Paglioto; R. C. Michel; G. V. Melo – In: Yuha Jung; Rowson Love (Orgs.). Systems Thinking in Museums: Theory and Practice, 1ª ed., Rowman & Littlefield, v. 1, p. 131–145 – 2017.
As atividades da economia criativa em Belo Horizonte e RMBH sob a perspectiva do empreendimento e emprego – Ana Flávia Machado; G. Vasconcelos; B. F. Paglioto – In: João Luiz de Figueiredo; Diego Santos Vieira de Jesus (Orgs.). Cidades criativas: Aspectos setoriais e territoriais, 1ª ed., Rio de Janeiro: Editora E-papers, v. 1, p. 13–48 – 2017.
Economia criativa e economia colaborativa sob a égide da digitalização – Ana Flávia Machado; R. C. Michel – In: Rosângela Míriam Lemos Oliveira Mendonça; Maria Flávia Vanucci de Moraes; Marco Túlio Ferreira Monteiro (Orgs.). Economia criativa: inovação e desenvolvimento – Publicação do Programa Institucional de Extensão em Cultura e Desenvolvimento, 1ª ed., Belo Horizonte: EdUEMG, v. 1, p. 46–61 – 2017.
2016
Economia da Cultura e Economia Criativa: consensos e dissensos – Ana Flávia Machado – In: Cláudia Leitão; Ana Flávia Machado (Orgs.). Por um Brasil Criativo: Significados, Desafios e Perspectivas da Economia Criativa Brasileira, 1ª ed., Belo Horizonte: Código Editora, v. 1, p. 53–62 – 2016.
Desenvolvimento urbano, Economia Criativa e produção solidária em uma metrópole brasileira – Ana Flávia Machado; S. C. Diniz; J. Nascimento; R. Maia – In: Cláudia Leitão; Ana Flávia Machado (Orgs.). Por um Brasil Criativo: Significados, Desafios e Perspectivas da Economia Criativa Brasileira, 1ª ed., Belo Horizonte: Código Editora, v. 1, p. 239–268 – 2016.
Textos para Discussão
Economia Criativa Brasileira no Século XXI e os Efeitos da Pandemia: análise crítica de uma trajetória – Ana Flávia Machado; R. C. Michel; A. D. Guimarães; G. V. Melo – Belo Horizonte: CEDEPLAR, Texto para Discussão nº 634 – 2021.
Efeitos da Covid-19 na Economia da Cultura no Brasil – Ana Flávia Machado; D. Freire; R. C. Michel; G. V. Melo; A. D. Guimarães – Nota Técnica – 2020.
Organização de Livros
À Margem: água, cultura e território – T. B. Carvalho (Org.); D. Lima (Org.); J. Ferreira (Org.); Ana Flávia Machado (Org.) – 1ª ed., Rio de Janeiro: MC&Design, v. 1000, 130 p. – 2017.
Por um Brasil Criativo: significados, desafios e perspectivas da Economia Criativa brasileira – C. Leitão (Org.); Ana Flávia Machado (Org.) – 1ª ed., Belo Horizonte: Código Editora, v. 1, 384 p. – 2016.