O Núcleo de Tecnologias Inovadoras em Marketing e Empreendedorismo da FACE UFMG, o TIME UFMG, promoveu o Seminário “Educação Empreendedora: diagnóstico, desafios e caminhos para a UFMG”. O evento aconteceu no dia 15/09 no auditório 1070 da FACE UFMG.
Por Rafael Tunes e Plínio Monteiro
O seminário, gratuito, recebeu uma mesa debatedora composta pelo professor Plínio Monteiro, coordenador do Curso de Administração e do TIME UFMG, por alunos e ex-alunos da UFMG. Todos os profissionais contribuíram com experiências nas atividades relacionadas à inovação e empreendedorismo em suas empresas.
O Debate
A abertura do debate foi baseado no diagnóstico de inovação e empreendedorismo em universidades, conduzida pelo ex-aluno da UFMG Thiago Alves e o professor Plínio Monteiro. A pesquisa visava comparar o nível de inovação e empreendedorismo entre estudantes de graduação na FACE UFMG, fazendo uma comparação com os resultados da pesquisa Endeavor e Sebrae. Os resultados mostram o papel pouco significativo das universidades, inclusive da UFMG, enquanto um ambiente amigável à inovação e ao empreendedorismo, apesar de notáveis esforços e mudanças recentes no sentido da promoção do empreendedorismo. Um exemplo disso é o aumento da produção acadêmica no Brasil nas últimas décadas, que não foi revertida em um maior número de patentes.
“geramos mais produção acadêmica, e menos patentes. A universidade pode posicionar-se a favor da disseminação do empreendedorismo e da inovação. Ela reúne elementos essenciais para um ambiente favorável à inovação e novos negócios” – Prof. Plínio.
A mesa debatedora destacou que, apesar do ambiente ser desfavorável, são notáveis mudanças visando a promoção da inovação na UFMG. Muitos debatedores afirmaram também como o conhecimento gerado na Universidade tem um papel fundamental para gerar inovações que se traduzam em desenvolvimento econômico e social e do elevado potencial inovador e de geração do conhecimento da UFMG. Exemplos de ex-alunos como Laura Serrano e Pedro Almeida onde novos negócios e soluções foram gerados frutos de sua experiência científica, ilustraram o potencial de novos negócios a partir do conhecimento gerado na Universidade.
O debate apontou oportunidades de trabalho dentro das universidades, evidenciando a necessidade da sensibilização em relação à inovação e empreendedorismo, bem como atividades práticas e objetivas para implementação de atividades. Universidades europeias e estadunidenses mostram exemplos de como fomentar empreendedorismo em seus cursos de graduação. Nos Estados Unidos, por exemplo, além dos exemplos proeminentes de Harvard e MIT, universidades como as de Atlanta e Houston, executam atividades de mentorias (entre alunos e ex-alunos, para projetos de empresas juniores) e fornecimento de serviços à empresas e ao estado. O fato concreto é que a soma de patentes da UFMG, em sua história, é menor do que a produção anual de patentes de universidades que adotam uma cultura empreendedora.
Confira a apresentação utilizada no evento nesse arquivo: Educação Empreendedora!
A Mesa debatedora
Para debate e troca de experiências o seminário contou com a participação dos seguintes profissionais:
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- Plínio Monteiro (Coord. Curso de Administração & TIME UFMG)
- Ana Flávia (Aluna UFMG e Head do FACE-LAB)
- Guilherme Arruda (Ex- aluno UFMG e VG Resíduos)
- Laura Serrano (Ex- aluna UFMG e Solverus)
- Pedro Almeida (Ex-aluno da UFMG e Raja Ventures e Pillow)
- Rafael Tunes (Ex-aluno da UFMG – Analista Sebrae Minas – Escola do SEBRAE)
- Thiago Alves (Ex-aluno da UFMG e empreendedor).