Atores internos a universidade

As ações do TIME UFMG visam em primeira instância promover a formação dos pesquisadores (de graduação, mestrado e doutorado), profissionais (colaboradores de parceiros) e membros da comunidade externa na área científica, gerencial e de inovação. Para que isso seja viável é necessário integrar parceiros, conceber redes, desenvolver projetos, promover o empreendedorismo e a integração com os ecossistemas de inovação. Mas isso só é possível a partir da maior integração entre atores internos e externos a universidade, conforme se destaca abaixo.

Atores e parceiros externos a universidade

A equipe do TIME UFMG já atuou em diferentes organizações em projetos e pesquisas aplicadas. Em particular o coordenador do Núcleo, professor Plínio Monteiro, realizou projetos de desenvolvimento entre 2003-2014, antes de exercer a docência na UFMG, em diversos parceiros, tais como: Bayer, AlgarAgro, Braskem, Anglo American, Capricórnio, Fundação Dom Cabral, MRS logística, Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, FUNDEP, Ale Combustíveis, Belo Dente, Fiat automóveis, Universidade FUMEC, Hospital São Camilo, CEMIG, SESI, Vitaderm, Sebrae, Diário do Comércio, Associação Comercial de Minas Gerais, Mediphacos, TCE, CIPATEX, VOTORANTIM, lojas HAVAN, Posthaus, Gerdau, dentre outras. O núcleo TIME UFMG busca integrar e criar interação entre os atores internos e externos visando o desenvolvimento científico e inovação.

Parceiros atuais

Desde sua Fundação em 2016, a equipe do TIME UFMG já atuou em projetos com os seguintes parceiros:

  • Escola de Formação do SEBRAE-MG: Projeto de desenvolvimento de material didático nas áreas de empreendedorismo e gestão.
  • CEMIG: Projeto P&D 542, intitulado “Desenvolvimento de Metodologia de Análise e Modelagem dos Antecedentes de Produtividade de Empreiteiras de Concessionárias do Setor Elétrico Brasileiro”.
  • Acal Fortaleza e Buhamra & Romero: pesquisa de imagem, branding e hábitos de consumo para subsidiar inovações no modelo de negócios da Acal Fortaleza