Bárbara Silva

“Meu nome é Bárbara e faço parte do economia sem limites desde de 2017. Inicialmente, eu entrei para o projeto com o intuito de trabalhar para que o ensino das escolas públicas fosse de maior qualidade e mais crítico também. Acredito que a gente é ensinado desde cedo a levar para o outro essa suposta ajuda. No meu ver, acaba sendo uma relação quase que de mão única em que se tem um protagonismo quase até mesmo heroico e naquela época, esse pensamento fazia super sentido pra mim.

Ao longo da minha vida estudei em escola pública por um tempo e tive a possibilidade de mudar para o ensino privado, acho que essa experiência me permitiu chegar até o Economia sem Limites. Estar inserida em espaços muito diferentes entre si, tendo em vista questões de acesso a oportunidades, permite perceber as contradições tão existentes no nosso cotidiano. Reconhecer esse contexto, muitas vezes cruel, é o primeiro movimento para conseguirmos atuar sobre a realidade.

Só que uma questão que me deparei ao longo do tempo, inclusive por meio da experiência da sala de aula que o projeto nos proporciona, é que não somos donos da verdade. O conhecimento é mais do que um falar e o outro escutar. É sobre ter que se colocar na frente de uma sala de aula, abrir para questionamentos dos alunos, saber admitir que em alguns momentos eu não teria a resposta… acredito que a educação quando é feita de forma a emancipar o indivíduo pode ser dolorosa já que exige o questionamento de verdades postas, mas ao mesmo tempo, é muito gratificante se sentir pertencente e até de certa forma, responsável pela sociedade em que vivemos.

Hoje tenho uma perspectiva diferente sobre a educação e a sala de aula. É muito mais sobre troca entre as pessoas do que passar uma mera informação. Agradeço ao projeto por permitir tantos ensinamentos e me fazer questionar sempre”.

Relato concedido e postado no dia 22/10.