Elis Virginia

“Meu nome é Elis e colo grau em poucos dias no curso de Relações Econômicas Internacionais. Venho de uma cidade do interior da Bahia e me mudei para Belo Horizonte por causa da UFMG. Uma nova vida começava para mim e, desde o meu primeiro dia na faculdade, decidi que viveria a universidade de forma intensa. Foi com esse espírito que entrei para o Economia Sem Limites; o André, meu veterano e criador do projeto, me convidou para fazer parte do ESL e eu fui tomada pela ideia de compartilhar conhecimento,Re de fazer algo que, até o momento, não estava nos meus planos: ensinar.

Sou filha de uma professora exemplar, que inspira os seus alunos, que os incentiva a ter e seguir seus sonhos, que já formou médicos, juízes, advogados, engenheiros, professores, e, principalmente, bons cidadãos. A experiência que tive na minha primeira aula no Economia Sem Limites abriu meus horizontes de tal maneira que percebi que contribuir para mudar a vida das pessoas é o que eu quero para a minha vida. E, embora exista inúmeros caminhos para se fazer isso, acredito que a educação tem o poder de dar possibilidades, de oferecer caminhos, de ampliar horizontes.

Estaria sendo injusta com meu percurso acadêmico em dizer que, por causa do Economia Sem Limites, quero seguir carreira acadêmica. No entanto, foi participando do projeto que tive a oportunidade de viver a sala de aula e todo o processo de escolha dos temas, formação, elaboração das aulas e a aula propriamente dita. E todo esse processo é muito bonito, porque nós saímos do centro das atenções e tudo que pensamos e fazemos é para o estudante, como tornar aquele conteúdo próximo do seu cotidiano, como fazer valer seu tempo com a gente, como transmitir o conhecimento de tal forma que a aula reverbere minimamente na sua vida.

Pra mim, a melhor sensação e a mais importante que pude viver no Economia Sem Limites sempre foi a de chegar na sala de aula e receber mais do que dar. Lembro que quando entrei havia em mim certo ar de superioridade, quase beirando a soberba: “estou na Universidade, eles ainda estão no Ensino Médio, vou levar conhecimento, vou ensinar coisas da academia para eles…”. Mal sabia eu que “na prática, a teoria é outra”. O que esses estudantes vivem no dia a dia lhes garantem muito mais propriedade sobre certos assuntos do que eu, que li algo de alguém que escreveu, embora não tenha vivido. O Economia Sem Limites é um projeto incrível, foi e é super gratificante fazer parte dele; sou grata por cada experiência, por cada troca e a UFMG precisa que esse projeto se fortaleça e cresça cada vez mais”.

Relato concedido e postado no dia 24 de julho de 2019.