I Encontro de Inteligência e Estratégia 2018
Fecomércio-MG Rua Curitiba, 561, 12 andar, Centro Belo Horizonte, MGTema: Fontes de Informação em Inteligência: tipos, usos, aplicações. A promoção do evento é da Fecomércio-MG e do Movimento ComInteligência. O evento é destinado aos profissionais de Inteligência e Informações Estratégicas, empresários do ramo de informações e interessados no tema. O encontro terá a participação de quatro especialistas falando sobre a temática proposta, abordagem visões diferentes e convergentes do tema. Serão quatro palestras de 20 min, com intervalo para networking. Ao final os palestrantes comporão uma mesa para uma sessão de perguntas e respostas.
Banca de Dissertação: Laura Luttembarck Vianna
FACE UFMG , 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, Av. Pres. Antônio Carlos, MG, BrasilResumo
O ambiente turbulento e altamente mutável dos últimos tempos faz com que as empresas busquem adaptabilidade e flexibilidade, com foco em transformações que permitam acompanhar as tendências do mercado. Nesse contexto, a inovação tornou-se palavra de ordem, sustentada no marketing pela ascensão da lógica dominada por serviço que, conjuntamente, promovem o arcabouço conceitual para a concepção de ofertas capazes de solucionar diferentes e mutáveis problemas dos clientes. Na busca da inovação, pode-se destacar a Inovação Orientada à Resultados (Outcome Driven Innovation – ODI), cujo fundamento perpassa a aplicação da abordagem de tarefas a serem realizadas (jobs-to-be-done ou JTBD) com o intuito de identificar as atividades realizadas pelo cliente, revelando oportunidades de inovação nas propostas de valor visando solucionar problemas dos clientes. Nos mercados organizacionais (B2B), uma organização fornecedora, que foque as tarefas executadas pelo cliente, conseguiria desenvolver ofertas que melhorariam as capacidades de negócio e, como consequências, aumentariam o seu desempenho no mercado, mesmo em um cenário de turbulência tecnológica, concorrencial e econômica. Da mesma maneira, pode-se entender que a busca pela inovação dentro da própria organização, reinventando seus meios e fins de entregar seu produto, também podem levar a novas competências e ao aumento de suas capacidades, também impactando seu desempenho. O presente trabalho visa testar essa premissa da ODI, aplicando a abordagem JTBD no contexto B2B, analisando o efeito das capacidades no desempenho de organizações e sua interação com a inovação.
Palavras-chave: inovação, desempenho, lógica dominada por serviço, jobs-to-be-done, visão baseada em recursos.
AGITA EXPERIENCE
Você Pode Fazer Parte Do Movimento Que Está Agitando A Cidade! O AGITA Experience é para quem quer propor novas ideias de negócio, criar sua startup, pensar formas de tornar o mundo um lugar melhor, e ainda ficar por dentro de novas tendências, inovações e tecnologia. É também uma oportunidade para conhecer gente nova, fazer conexões e trocar experiências. Venha agitar você também! Confira detalhes e programação na página do SEBRAE (http://agita.escoladosebrae.com.br/agitaexperience/)!
CULTURA DE INOVAÇÃO EM AÇÃO!
Sebrae Minas - Belo Horizonte, MG Avenida Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada, Belo Horizonte, MG, BrasilNesse encontro buscamos atrair “EUpreendedores” e “Empreendedores” instigados a refletir sobre a superação de barreiras à inovação, bem como gerar ideias colaborativas para fomentar uma cultura inovadora e empreendedora na sua empresa e na sua carreira. O evento ocorrerá em um ambiente de interação entre os participantes e o público, visando abordar as características culturais essenciais para fomentar a inovação dentro e fora das organizações, bem como sua importância para a sobrevivência e alcance de vantagens competitivas, por meio da co-criação, geração, desenvolvimento e execução de ideias e projetos dinâmicos. Informações adicionais e inscrições no Sympla: https://www.sympla.com.br/cultura-de-inovacao-em-acao__280051
TECNOLOGIA PARA SUA PRÁTICA DOCENTE
Sebrae Minas - Belo Horizonte, MG Avenida Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada, Belo Horizonte, MG, BrasilAPRENDA, AGITE e APRESENTE O AGITA EDTECH é uma jornada de empreendedorismo para profissionais da educação que desejem aprender, agitar e apresentar uma nova solução tecnológica! Ao longo de 18 horas de evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer e utilizar ferramentas de empreendedorismo e gestão. O objetivo é criar soluções inovadoras para desafios reais, enfrentados no dia-a-dia da prática educacional. O AGITA EDTECH é gratuito, limitado a 40 vagas para professores e educadores e vai acontecer na programação do Sebrae EXCHANGE.
Palestra com Gustavo Franco: Perspectivas econômicas para o Brasil
Participe dessa palestra com um dos criadores do Plano Real e ex-presidente do banco central do Brasil, Gustavo Franco. Evento organizado pelo "UFMG Finance CLUB" ocorrerá na terça feira 04/09 às 9:00 na FACE UFMG. Evento gratuito!
CICLO DE DEBATES: A SOCIEDADE TECNOLÓGICA
Faculdade de Engenharia Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte, MG, BrasilSerá realizado no Seminário T005 da Escola de Engenharia da UFMG, nos dias 10 (14h00 às 20h30) e 11 de Setembro de 2018 (14h00 às 18h00). São 100 vagas para cada palestra. Baixe o FOLDER detalhado do evento e faça sua inscrição AQUI! Para maiores detalhes do evento entre em contato com: anavieira.comunica@gmail.com tel: (31) 9 9191-1855 (Horário comercial)
Tríplice Hélice | Conexão Universidade-Empresa-Governo
BH TEC Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770 - Engenho Nogueira, Belo Horizonte, Minas Gerais, BrasilO encontro reunirá esses atores para a formação de parcerias com a oportunidade da chamada pública da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O edital “Tríplice Hélice” prevê um investimento global de R$ 60 milhões em projetos de empresas mineiras que busquem utilizar tecnologias geradas pelas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação no Estado de Minas Gerais (ICTMG), nelas incluídas a UFMG, que tenham requisição de proteção intelectual perante os órgãos competentes no Brasil e/ou exterior, para novas soluções para o mercado.
BANCA DE TESE DE DOUTORADO
FACE UFMG , 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, Av. Pres. Antônio Carlos, MG, BrasilRESUMO
Iniciativas de proposição de modelos conceituais contendo variáveis comportamentais do consumidor e relacionais, e o engajamento estão crescentes por toda a literatura de Marketing. Apesar dos crescentes estudos sobre o engajamento do consumidor em comunidades de marca online, os mesmos ainda são incipientes no sentido de validação de modelos conceituais mais abrangentes e integradores que tratam o comportamento de engajamento do consumidor como um construto central em uma rede nomológica de determinantes e consequentes. O engajamento envolvendo outros atores do mercado, como outros consumidores, precisa receber mais atenção, haja vista que as comunidades de marca online (CMO) estão expandindo ao longo do tempo. Assim, a presente tese teve como objetivo a validação empírica de um modelo conceitual concebido por meio de revisão da literatura para explicar o engajamento do consumidor em comunidades de marca online, contemplando antecedentes pouco abordados na literatura, bem como consequentes e a verificação do efeito de variáveis moderadoras sobre o modelo proposto. Para isso, adotou-se a metodologia qualitativa — a netnografia — a fim de evidenciar construtos e indicadores adequados ao objeto de estudo. O emprego da metodologia quantitativa ocorreu por meio de um survey aplicado a uma amostra de 583 respondentes que se revelou adequada para a aplicação de técnicas multivariadas e a modelagem e equações estruturais (MEE). Os resultados apontaram para a plausibilidade do modelo conceitual proposto. A pressuposição da “identidade social” e da “autoexpressividade” do consumidor serem determinantes do “engajamento com a comunidade de marca” foi confirmada. Quanto ao construto “engajamento do consumidor com a marca”, foi confirmada a influência de dois drives — a “identificação com a marca” e o “engajamento com a comunidade de marca”, sendo este último responsável por exercer um impacto mais forte como determinante. Os construtos “lealdade à marca”, “valor da marca” e “boca a boca positivo” revelaram-se, pelos resultados, como consequentes do “engajamento com a marca”. Houve sustentação também para a hipótese do efeito moderador de construtos referentes ao valor atribuído às marcas (valor utilitário versus valor hedônico). Na presença das moderadoras, a “identificação com a marca” exerceu influência sobre o “engajamento com a comunidade de marca”, para o grupo que utiliza marcas hedônicas. Além disso, o “engajamento do consumidor com a marca” e seu impacto sobre o “boca a boca positivo” foi um pouco mais forte para marcas utilitárias do que para marcas hedônicas. Assim sendo, a inovação do presente estudo constituiu na verificação do impacto de construtos do indivíduo relativos ao self (autoconceito) e a sua identidade social, bem como a verificação e confirmação do efeito de novas variáveis moderadoras sobre o modelo estrutural. O suporte dos dados aos construtos consequentes também contribuiu para o entendimento dos reflexos do engajamento. A partir dos resultados, depreenderam-se as seguintes contribuições: i) validação externa de um modelo de engajamento do consumidor em CMO mais abrangente e integrador; ii) novas escalas validadas para construtos adaptados ao contexto de CMO; iii) um modelo capaz de ser replicado em contextos semelhantes, requerendo do pesquisador a adoção de adaptações sempre que necessárias.
Palavras-chave: Engajamento em Comunidade de marca online; Modelo teórico empírico; Autoconceito; Identidade Social; Consequentes do engajamento; Variáveis Moderadoras.
Aula inaugural PPGA/CEPEAD com o Prof. José Mauro Hernandez – FEI
YouTube PPGA CEPEAD https://www.youtube.com/channel/UCq00TVMDiF3L_BauiVZ6dkQ, BrasilPrezados(as) colegas, Convidamos a todos(as) para a aula inaugural do Ano Letivo 2020 do PPGA/CEPEAD com o Prof. José Mauro Hernandez - FEI e EACH/USP: Dia 31/08, segunda-feira, 18h30 - https://youtu.be/je8A63NVYOM Nada melhor do que discutirmos sobre a carreira acadêmica e solidificar razões para motivarmos os(as) nossos(as) alunos(as). Sejam todos(as) bem-vindos(as)