Parcerias em projetos, pesquisas e cursos
Para a definição do escopo de um projeto, pesquisa ou curso em parceria com empresas e organizações públicas e privadas, o TIME UFMG segue uma metodologia voltada para identificar os problemas e soluções potenciais aplicando o conhecimento científico visando a inovação em processos, produtos e serviços. As etapas de condução de um projeto são:
Diagnóstico
O parceiro em potencial entra em contato com a equipe do TIME UFMG que irá definir em conjunto com os responsáveis e tomadores de decisão o contexto e o problema vivenciados, bem como os cursos de ação possíveis.
Definição de escopo & alinhamento de expectativas
A equipe do TIME desenvolve uma minuta de projeto, na modalidade de extensão, que é apresentada, debatida e ajustada às expectativas dos parceiros, bem como aos procedimentos internos da UFMG. Nesse momento chega-se ao custo do projeto, bem como a definição dos recursos e investimentos requeridos ao parceiro e das contrapartidas da UFMG.
Trâmites, aprovações & formalização da parceria
O projeto é encaminhado às instâncias cabíveis da UFMG para que o projeto possa ser analisado, o que permite firmar convênios e/ou contratos que formalizam a parceria.
Início do projeto & Condução das atividades
O projeto é conduzido de forma interativa e colaborativa, através de reuniões, debates, apresentações, em conformidade com o escopo definido.
Fechamento e feedback
Ao final do projeto a equipe prepara os produtos e relatórios internos e externos, incluindo a publicidade e promoção da parceira perante a comunidade e sociedade.
Técnicas e metodologias utilizadas
Nos projetos, pesquisas e cursos do TIME UFMG empregamos diferentes técnicas com rigor científico, visando o desenvolvimento de soluções ao mesmo tempo inovadoras e robustas. Abaixo algumas das técnicas empregadas em projetos do núcleo TIME UFMG.
Técnicas Qualitativas
- Entrevistas em profundidade
- Grupos de foco (tradicional & on line)
- Laddering (Mapa Hierárquico de Valor)
- Técnicas projetivas
- Diários de compra e comportamentos
- Tendências e Padrões em Redes sociais (Social networks)
- Etnografia e Netnografia
- Cliente Misterioso, Cliente Oculto ou Cliente Fantasma (Mistery shopping)
Técnicas Quantitativas
- Questionários (Survey) e levantamentos
- Pesquisa por observação
- Experimentos
- Levantamento e análise de dados secundários (desk research)
- Modelagem e análise integrada de bancos de dados de negócios
Métodos e técnicas estatísticas
- Amostragem
- Estatística Descritiva
- Testes Estatísticos de Hipóteses
- Correlações e associações entre variáveis
- Análise de Regressão Multivariada
- Análise de Séries Temporais (Previsão)
- Planejamento de Experimentos
- Análise Conjunta (Conjoint Analysis)
- Regressão Logística
- Análise Discriminante
- Modelos de sobrevivência (tabelas de sobrevivência Cox, time dependent Cox-regression)
- Análise Fatorial e Análise de Componentes Principais
- Análise de Clusters (Conglomerados)
- Análise de Dados Categóricos
- Análise de Correspondência
- Análise de Tabelas de Contingência