Projeto temporariamente desativado

Descubra formas inovadoras de se aproximar de clientes atuais, conquistar novos mercados, potencializar seus negócios e desenvolver sua carreira.

O que é?

O Circuito de Inovação em Gestão do Relacionamento com o Cliente é uma ação de extensão da UFMG voltada à promoção e co-criação de práticas inovadoras por parte de executivos, gestores e profissionais atuantes em distintas empresas e organizações. As parceiras do TIME UFMG nesse projeto passam a integrar uma rede de aprendizagem, onde empresas e organizações não concorrentes [1], que vivem contextos distintos e detém experiências e competências complementares, se alinham em um formato colaborativo visando avaliar, aperfeiçoar e compartilhar estratégias e ações de gestão que auxiliem no criação de vínculos duradouros com os clientes atuais e à conquista de novos mercados. A proposta é inspirada no modelo de tripla hélice para inovação criado observando casos de sucesso de inovação como o do Massachusetts Institute of Technology (MIT) , onde agentes públicos, privados e universidades utilizam a inovação aberta com o objetivo de alcançar resultados superiores em seus investimentos e ações de inovação.

[1] Novos parceiros não poderão ser concorrentes de organizações/empresas já estabelecidas como parceiras do TIME UFMG no âmbito do circuito de inovação.

Objetivos

Em termos práticos, o objetivo geral do Circuito de Inovação em Gestão do Relacionamento com Clientes é criar uma rede de aprendizagem focada no entendimento dos desafios, tendências e práticas de gestão do relacionamento com clientes em mercados organizacionais. Como objetivos específicos se propõem:

  • Pesquisar o impacto de diferenças organizacionais e setoriais sobre estratégias e ações de fomento do relacionamento e conquistas de novos mercados
  • Criar um espaço de aprendizagem, trocas de experiências e desenvolvimento organizacional de forma colaborativa entre os parceiros e colaboradores participantes
  • Propor e promover práticas inovadoras de gestão do relacionamento com clientes em mercados organizacionais

Como funciona?

O Circuito de Inovação é um projeto que dura 12 meses, período no qual diferentes atividades complementares são conduzidas para alcançar os objetivos propostos. O circuito de Inovação funciona a partir de três estruturas complementares descritas abaixo;

  • Curso de atualização: Colaboradores (executivos, gestores e/ou funcionários) dos parceiros têm encontros quinzenais (veja mais na página do curso) no Curso de Atualização em Gestão do Relacionamento com o Cliente da UFMG, para aprimorar conhecimentos, trocar experiências e fazer “networking”.
  • Encontros, mentorias e monitorias: Os colaboradores dos parceiros tem encontros periódicos com Mentores (professores da UFMG participantes e escolhidos pelo parceiro) e com Monitores (estudantes da UFMG que atuam como consultores juniores) que atuam em conjunto com os parceiros na co-criação de um projeto aplicativo que visa definir inovações em estratégias e práticas de gestão do relacionamento do cliente para cada parceiro.
  • Diagnóstico & pesquisa com clientes: A equipe do TIME UFMG conduz uma pesquisa com etapa qualitativa e quantitativa, fundamentada em abordagens contemporâneas de CRMs na Inovação Orientada em Resultados, com os clientes atuais e potenciais de cada parceiro, visando identificar formas de gerar valor no relacionamento e promover a satisfação e a conquista de novos mercados. Confira aqui alguns exemplos dos resultados da pesquisa. A pesquisa é usada para enriquecer a experiência dos profissionais no curso de atualização e subsidiar a concepção do projeto aplicativo.

Benefícios

Podemos destacar os benefícios para as EMPRESAS/ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES como:

TROCA DE EXPERIÊNCIAS de gestão visando aumentar a performance das práticas de relacionamento.

PESQUISA & DIAGNÓSTICO que revelam caminhos para fidelizar clientes atuais e conquistar novos mercados

Desenvolvimento de um planejamento concreto, através do PROJETO APLICATIVO, visando obter resultados aplicáveis ao dia a dia da organização

AMPLIAÇÃO DA REDE de parceiros, fornecedores, distribuidores e clientes a partir de novos elos com as redes das demais empresas/organizações participantes

 

 

Já os benefícios para as COLABORADORES DE EMPRESAS/ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES são:

AMPLIAR CONHECIMENTOS em um ambiente de interação de profissionais com múltiplas vivências e competências.

Realizar NETWORKING com profissionais atuantes em diferentes setores e contextos.

DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA ao se destacar em um projeto com alto potencial de impacto positivo na sua empresa/organização atual

Integração ao UNIVERSO ACADÊMICO ao atuar com professores e estudantes de mestrado e doutorado em administração do CEPEAD/UFMG, o que é um ponto de partida para os que se interessam pela docência e pesquisa.

 

 


Qual é o perfil dos participantes?

O público do projeto são empresas e organizações de médio e grande porte localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte que não são concorrentes e que desejam aprimorar estratégias e práticas de gestão do relacionamento com clientes e conquistar novos mercados. Participantes também podem estar localizadas em outras regiões, desde que liberem a equipe de colaboradores participantes a realizar deslocamentos quinzenais aos finais de semana (sextas e sábados) para realizar as atividades e participar dos encontros do projeto.


Quais são os resultados esperados?

  1. Prover maior conhecimento sobre clientes atuais e potenciais nas organizações participantes
  2. Subsidiar a inovação em processos e modelos de negócios voltados a aumentar a lealdade de clientes atuais e possibilitar a conquista de novos mercados
  3. Criar e difundir de forma colaborativa práticas de gestão de relacionamento em mercados organizacionais dentre os participantes.
  4. Capacitação da equipe de colaboradores e gestores envolvidos no projeto.
  5. Desenvolver o conhecimento científico com foco em Estratégia, Marketing e Inovação

O que as empresas parcerias terão direito?

  • Três (3) bolsas integrais para colaboradores no curso de atualização em “Gestão do relacionamento com o Cliente”
  • Participação nas reuniões e eventos realizados no âmbito do Projeto
  • Acesso a relatório de pesquisa qualitativa detalhada com até dez (10) clientes, colaboradores e especialistas no seu setor de atuação, limitado à metade (1/2) do número de contatos disponibilizados para essa finalidade.
  • Acesso a relatório de pesquisa quantitativa detalhada de inovação, relacionamento & satisfação realizada com clientes atuais e potenciais da organização parceira, limitado a 200 respondentes ou um terço (1/3) do número de contatos fornecidos pela PARCEIRA para essa finalidade
  • Discussão e debate a partir dos relatórios/apresentações integrativa comparando resultados não sigilosos dos parceiros participantes
  • Apresentar sua marca como empresa parceira do Circuito de Inovação nos materiais e meios cabíveis de divulgação (folders, materiais promocionais, sites, etc…).
  • Mentoria (Orientação) por parte de um docente da UFMG integrante do Circuito de Inovação e escolhido pela PARCEIRA na condução do projeto e no desenvolvimento do Projeto Aplicativo correspondente a até quatro (4) encontros presenciais de até duas horas e acompanhamento remoto em termos de dúvidas e sugestões.
  • Monitorias realizadas por uma dupla de “consultores juniores” da UFMG ou de outras IES participantes, orientada por Mentores (Orientadores) na condução e desenvolvimento do Projeto Aplicativo, correspondente a até doze (12) encontros presenciais de até duas (2) horas, acompanhamento remoto e o desenvolvimento de atividades/processos em conjunto com a equipe de colaboradores da PARCEIRA designados para essa finalidade.

Investimento:

Entre em contato com nossa equipe para verificar como participar do projeto.


Saiba mais!

Baixe aqui o Flyer do Circuito de inovação para ter acesso a mais informações.


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