Equipe da disciplina MARKETING ESTRATÉGICO da UFMG recebe premiação em simulação de negócios baseada em dados reais
No dia 05/07/2018, no encerramento da disciplina “Marketing Estratégico (CAD050)” do curso de graduação em administração da UFMG a equipe “NOVO LAR” recebeu a premiação por ter vencido a simulação de negócios “Let’s Grow”.
A simulação é baseada em um modelo desenvolvido pelo professor Plínio Monteiro no ano de 2011 para uma grande rede do setor de materiais de construção que buscava otimizar suas decisões de localização, mix de produtos e precificação para apoiar a expansão da rede (na época a rede abria mais de 10 lojas novas por ano, algumas com mais de 20 mil metros quadrados de área). A simulação, cujos parâmetros podem ser estimados para diferentes setores e ramos varejistas, conjuga dados de mercado e internos, utilizando modelos de geomarketing, modelos de localização varejista e equações econométricas para avaliar a dinâmica da expansão de uma rede. O foco é identificar o efeito da competição e expansão da rede e da concorrência sobre o crescimento do faturamento, do lucro e a taxa de canibalização da rede. Nessa simulação específica, focamos no estado de Minas Gerais, tomando por base dados como população, renda e PIB. Veja os mapas auxiliares para a visualização dos dados:
Baseando-se nesse modelo, cujos parâmetros, premissas e variáveis foram ligeiramente alterados em relação aos dados REAIS (para simplificar o jogo e por questões de copyright) as equipes competiam definindo estratégias de localização varejista de maneira parecida ao que ocorreu com o setor no Brasil entre os anos de 2009 e 2012. A equipe fez seu patrimônio líquido sair de R$ 20 para R$ 74 milhões em 7 anos (CAGR de 20,53%), o lucro acumulado foi de R$ 41 milhões e o market share alcançado de 5,5%. Confira aqui o relatório final de todas as lojas e equipes: Relatório Final – MG. Abaixo uma prévia do relatório:
Um desafio e tanto, que levou ao sucesso da equipe e que mimetizam o que aconteceria se as decisões fossem tomadas por eles na direção da rede. Confira abaixo a foto da equipe vencedora com sua premiação !
A equipe recebeu a premiação por seu desempenho superior na consolidação do fragmentado mercado (simulado) de materiais para construção. Ou seja: a equipe merece um parabéns por seu SUCESSO! #businessmodelling #simulation #timeufmg