Como construir uma cultura que coloque a inovação no DNA da sua empresa?
Por Fernanda Dimantino e Plínio Monteiro
Resumo:
Atualmente profissionais e empresas sabem que precisam inovar para se manterem competitivos, mas se esquecem de que a inovação deve fazer parte do dia a dia e que somente uma cultura organizacional que promova a inovação pode ser bem sucedida nessa tarefa. Nesse artigo você entenderá a importância de se criar um ambiente em que as pessoas estejam confortáveis e motivadas a inovar visando o alcance de resultados nas equipes e na empresa.
A importância da Inovação Contínua para competitividade
No cenário atual de rápidas mudanças mercadológicas, tecnológicas e socioculturais, onde a competição é cada vez mais acirrada, profissionais e empresas sabem que precisam estimular atitudes inovadoras em suas equipes. Atualmente, organizações bem sucedidas, seja na área de tecnologia ou em setores tradicionais, utilizam a inovação como forma de alcançar vantagens competitivas e criar valor para seus clientes e outros stakeholders.
Essa tendência tende a aumentar no Brasil junto com o crescimento do empreendedorismo, seja por aqueles que empreendem por necessidade ou por oportunidade. Fato é que nossos empreendedores ainda são pouco inovadores: só 12% dos empreendedores brasileiros oferecem produtos novos a seus clientes, contra 18% dos mexicanos, 37% dos americanos e 41% dos canadenses. E por isso ainda é preciso estimular muito a inovação em nosso país!
Inovação Essencial
Apesar da clareza do papel da inovação e seus benefícios, existem diversas razões pelas quais as empresas e profissionais não inovam. Podemos apontar a falta de estrutura e conhecimento para inovar sistematicamente. Mas temos que convir que a inovação não está no DNA de muitas empresas!
E qual a estrutura central desse DNA da inovação?
A cultura da organização é a base necessária para um ambiente propício à inovação, ou seja, as empresas precisam promover valores e práticas capazes de alavancar a capacidade de adaptação e reinvenção para se manterem competitivas frente aos desafios e mudanças no ambiente.
Então, o que é Cultura Organizacional? Por que entender esse fenômeno é relevante para você?
A cultura organizacional é definida como o conjunto de pressupostos básicos que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com as dificuldades de adaptação externa e integração interna. Uma vez que estes pressupostos tenham sido internalizados bem o suficiente para serem validados, eles serão passados aos demais membros da organização.
Nesse sentido a cultura pode ser vista como um dos fatores determinantes da inovação, uma vez que possui elementos que podem servir para reforçá-la ou inibi-la. Por isso, a sustentação de uma organização inovadora se dá principalmente por sua cultura organizacional, uma vez que a capacidade de inovar está, igualmente, nas habilidades e atitudes das pessoas que nela trabalham.
A cultura de uma organização pode influir no desejo das pessoas serem inovadoras. Uma cultura baseada em normas empreendedoras e de propósitos direcionados ao desenvolvimento está mais propensa a incentivar a inovação que aquelas culturas conservadoras e burocráticas.
Assim, o desenvolvimento de uma cultura organizacional inovadora requer mudanças nas crenças e atitudes das pessoas relacionadas a inovação , incluindo elementos como decisões compartilhadas, práticas de aprendizagem e desenvolvimento colaborativo.
Então, afinal, o que seria uma cultura orientada a inovação?
A cultura de inovação pode ser definida por características múltiplas e, apesar de diferentes estudiosos e abordagens sugerirem fatores distintos, podemos destacar alguns elementos comuns e reconhecidos na literatura, tais como: a) intenção de ser inovador; b) infraestrutura que dá suporte à inovação; c) comportamento de nível operacional necessário a influenciar o mercado e orientar a co-criação de valor e; d) um ambiente claro para implementar a inovação.
É fácil perceber que uma cultura inovadora é construída por aspectos estruturais e comportamentais, além de fatores internos e externos à organização. E como é difícil articular esses elementos para gerar valor superior para os clientes em relação aos concorrentes, a cultura de inovação representa uma importante fonte de vantagem competitiva para as organizações.
Mas se a cultura é tão importante para o alcance de uma performance superior por que poucas empresas criam esse ambiente de fomento à inovação?
Em parte isso se de deve a liderança, que precisa ter um perfil visionário para apoiar uma cultura de inovação.
“Mudança, enquanto traz incerteza e risco, também cria oportunidade. Por isso, o driver principal da capacidade de mudança da organização é a inovação. Porém, a decisão de se tornar uma organização mais inovadora deve ser apoiada por ações que criem um ambiente em que as pessoas estejam confortáveis para desenvolver a inovação.”
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Referências:
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SCHEIN, Edgar H. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
*Esse evento faz parte do Conecta TIME UFMG, um projeto de extensão da UFMG que surge para promover e divulgar o conhecimento, criando um ambiente descontraído para gerar interação entre a comunidade acadêmica da UFMG e pessoas fora da Universidade, visando aprendizagem e reflexão sobre temas de gestão, inovação e empreendedorismo. Com isso queremos integrar a universidade a novos públicos e redes de organizações e empresas, aproximando o público externo e trazendo maior visibilidade e aplicabilidade dos conhecimentos desenvolvidos pelo TIME UFMG.