Qual deve ser o papel das Universidades e Instituições de Ciência Tecnologia no desenvolvimento econômico e social por meio da inovação?
Cada vez mais a sociedade constata que a ciência e a inovação são forças motoras que impulsionam o desenvolvimento de uma nação, ampliando riquezas e reduzindo desigualdades. E os países desenvolvidos sabem que os empreendedores tem um papel central nesse movimento. Apesar disso, no Brasil ainda prevalece a ideia de que as universidades devem produzir somente conhecimento “puro”, aquela ciência básica, abstrata e distante do que acontece fora dos “muros” da academia.
Não que a ciência básica não seja relevante: ela é fundamental para permitir progressos futuros que nem imaginamos hoje! Mas valorizamos demais essas pesquisas e vemos com desconfiança iniciativas que busquem uma ciência mais prática, aplicada e capaz de se traduzir em soluções para impulsionar a competitividade do país.
Por isso vários autores defendem que as universidades se tornem mais empreendedoras, atuando de forma ativa para o desenvolvimento do país. Confira mais sobre o assunto nesse excelente artigo do Doutorando em Engenharia Industrial pela UFBA Sílvio Liberato e saiba o que é uma universidade empreendedora e seu papel no desenvolvimento do ecossistema de inovação nacional.
Confira o texto original no Linkedin: https://www.linkedin.com/pulse/ecossistema-de-inova%C3%A7%C3%A3o-uma-universidade-silvio-liberato-de-moura-fo/