Com o aumento da popularidade da internet, que alcançou 47% da população brasileira em 2015, a construção e a manutenção de relacionamentos com os clientes cada vez mais depende da capacidade de interagir com o público através de multiplataformas. Os portais são exemplos de plataformas muito empregadas com essa finalidade, sendo caracterizados pelo grande volume de informações, integração com outras mídias (como Twitter, Facebook, Linkedin, etc…) e pela presença de ferramentas administrativas/gerenciais a disposição de diferentes stakeholders. Nesse artigo, os pesquisadores Plínio Monteiro e Raquel Zeringota avaliaram como a capacidade de estabelecer contato com os alunos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) através de um portal é importante para fomentar o relacionamento, promovendo a satisfação e retenção do público alvo. A pesquisa identificou que as características tecnológicas, especialmente as ligadas às tarefas e atividades realizadas no dia a dia dos alunos, são determinantes da satisfação e do comprometimento do corpo discente, gerando um efeito positivo na intenção de se manter o relacionamento e promover positivamente a IES. Em termos gerenciais a aplicação desse modelo relacional permite que as organizações identifiquem como melhorar seus portais a fim de aumentar a retenção e atração de novos clientes. Quer saber mais? Baixe o artigo na íntegra no link abaixo:
http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646076