NEMEA amplia disciplinas de Equilíbrio Geral Aplicado

O Núcleo de Modelagem Econômica e Ambiental Aplicada (NEMEA) amplia o conjunto de disciplinas no CEDEPLAR sobre técnicas de modelagem econômica aplicada, com a oferta do curso Equilíbrio Geral Aplicado II (30h/a).

A disciplina Equilíbrio Geral Aplicado I (30h/a), oferecido tradicionalmente no CEDEPLAR pelo NEMEA, trata com maior ênfase a teoria e especificação de modelos aplicados de equilíbrio geral computável (EGC). A inclusão da nova disciplina visa oferecer entendimento prático das etapas envolvidas na construção da base de dados dos modelos EGC, partindo do caso especifico de um modelo completo para a economia brasileira. Dessa forma, o aluno terá um entendimento completo de como as informações mais recentes disponíveis para a economia brasileira (matriz de insumo-produto, tabelas de recursos e usos) são trabalhados para formarem a base de dados central de um modelo EGC.

Aconselhamos os alunos a cursarem as duas disciplinas, o que permitirá o conhecimento teórico e prático de modelos EGC.

Modelos EGC tem sido empregados pelo NEMEA no estudo de diversas questões para a economia brasileira: política comercial, distribuição de renda, tributação, recursos naturais (água e energia), mudanças climáticas, desmatamento, uso da terra, mineração, desastres naturais e desenvolvimento regional.

Neste semestre estaremos inserindo a questão de firmas heterogêneas em modelos EGC, a partir das mais novas contribuições da literatura.

Cursos (link)