2022 – Atual
Impactos Econômicos da Geração Solar Distribuída no Estado de Minas Gerais
Descrição: Este projeto tem por objetivo mensurar os impactos da geração solar ftovoltaica no âmbito da geração distribuída em Minas Gerais, considerando os investimentos já realizados e os impactos relacionados as implicações do marco regulatório estipulado pela Lei 14.300, sendo implementada uma modelagem inter-regional de equilíbrio geral computável. Projeto em rede entre UFMG; UFJF; UNIFEI e UNIFAL.
Coordenador: Edson Paulo Domingues (Lattes)
Financiador(es): FAPEMIG
2020 – 2023
Nova Economia da Amazônia
Descrição: Estudo desenvolvido pelo WRI Brasil em parceria com 76 especialistas de instituições científicas de diversas regiões do país. O trabalho mostra que manter a floresta de pé não é uma ameaça para o desenvolvimento, muito pelo contrário, é uma oportunidade de crescimento qualificado e inclusivo para a região.Ao reconhecer a urgência social, ambiental e climática de desenvolver a Amazônia Legal de forma sustentável e inovadora, o projeto apresenta caminhos para estruturar uma economia moderna e livre de desmatamento, impulsionando a descarbonização de toda a economia brasileira.
Coordenador: Edson Paulo Domingues (Lattes)
Financiador(es): WRI Brasil
2019 – 2021
Mapa da Educação Superior no Brasil
Descrição: Analisar, por meio de cenários prospectivos, a dinâmica econômica e o mercado de trabalho futuro. Essa demanda estimada é cotejada com a formação de recursos humanos, tendo em vista apoiar o planejamento estratégico da oferta de vagas da SESU/MEC, nos diferentes níveis de formação.
Coordenador: Edson Paulo Domingues (Lattes)
Financiador(es): Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
2019 – 2019
Política Comercial e o Setor de Bens de Capital no Brasil
Descrição: Análise de propostas de abertura comercial no setor de Bens de Capital no Brasil.
Coordenador: Edson Paulo Domingues (Lattes)
Financiador(es): LCA Consultoria
2018 – Atual
Mineração, Outorga e Recursos Hídricos: um modelo de equilíbrio geral computável para análise econômica ambiental e regional
Descrição: O objetivo deste projeto é investigar como os investimentos anunciados no setor minerador do estado de Minas Gerais impactam na sua dinâmica de desenvolvimento regional, com foco nos impactos e repercussões ambientais, notadamente sobre o uso de recursos hídricos.
Coordenador: Aline Souza Magalhães (Lattes)
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
2017 – Atual
Investimentos setoriais como propulsores do desenvolvimento em Minas Gerais
Descrição: O objetivo do projeto é o desenvolvimento de estudos que identifiquem setores-chave para desenvolvimento, diversificação e fortalecimento da economia de Minas Gerais, de acordo com a estrutura econômica e vantagens competitivas específicas de suas regiões, tendo como foco principal a geração de empregos locais. Para isso, faz uso de matrizes de Insumo produto, dados das contas regionais e modelos de Equilíbrio Geral computável.
Coordenador: Aline Souza Magalhães (Lattes)
Financiador(es): Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
2017 – Atual
O Mapa da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil
Descrição: O objetivo do projeto é a construção de projeções de crescimento econômico e emprego ao nível regional, setorial e ocupacional para a economia brasileira. Em termos metodológicos, fará uso dos dados das matrizes de insumo produto brasileira, dos dados das contas regionais, de modelos de equilíbrio geral computável e econométricos.
Coordenador: Edson Paulo Domingues (Lattes)
Financiador(es): Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
2017 – Atual
Rede Clima – Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais -Subrede Economia
Descrição: A Rede CLIMA constitui-se em fundamental pilar de apoio às atividades de Pesquisa e Desenvolvimento do Plano Nacional de Mudanças Climáticas criado pelo governo federal, que tem balizado a identificação dos obstáculos e dos catalisadores de ações. Enseja o estabelecimento e a consolidação da comunidade científica e tecnológica preparada para atender plenamente as necessidades nacionais de conhecimento, incluindo a produção de informações para formulação e acompanhamento das políticas públicas sobre mudanças climáticas e para apoio à diplomacia brasileira nas negociações sobre o regime internacional de mudanças climáticas. Um dos primeiros produtos colaborativos da Rede CLIMA é a elaboração regular de análises sobre o estado do conhecimento das mudanças climáticas no Brasil, nos moldes dos relatórios do IPCC, porém com análises setoriais mais específicas para a formulação de políticas públicas nacionais e internacionais. A subrede economia estuda cenários prospectivos para a economia brasileira frente aos cenários climáticos, avaliando impactos, identificando vulnerabilidades e propondo alternativas de mitigação. Para isso, utiliza metódos e modelos matemáticos, entre eles modelos de insumo-produto e de equilíbrio geral computável.
Coordenador: Edson Paulo Domingues (Lattes)
2016 – Atual
Avaliação dos impactos de políticas industriais sobre o crescimento econômico.
Descrição: Avaliação dos impactos de políticas industriais sobre o crescimento econômico., em cooperacao com UFPR e UJFJ.
Coordenador: Edson Paulo Domingues (Lattes)
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2015 – Atual
Impactos de restrições de oferta de água e elevação do preço da energia sobre crescimento econômico regional em Minas Gerais: simulações com modelos de Equilíbrio Geral Computável
Descrição: Impactos de restrições de oferta de água e elevação do preço da energia sobre crescimento econômico regional em Minas Gerais: simulações com modelos de Equilíbrio Geral Computável.
Coordenador: Edson Paulo Domingues (Lattes)
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
2014 – Atual
Impactos regionais da expansão da atividade de mineração no Brasil: projeções economicas e ambientais para o planejamento
Descrição: Simulações dos impactos regionais da expansão da atividade de mineração no Brasil. Chamada: MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 – Faixa B..
Coordenador: Edson Paulo Domingues (Lattes)
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2013 – 2015
Projeto de elaboração do Macrozoneamento Metropolitano da RMBH
Descrição: Desenvolver os estudos e propostas para a elaboração de um Macrozoneamento para a Região Metropolitana de Belo Horizonte em consonância com o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado – PDDI-RMBH.
Coordenador: Roberto Luís de Melo Monte-Mor (Lattes)
2013 – 2013
Macro Economic Assessment of price-based Instruments to Implement a Voluntary National Emission Reduction Target in Brazil
Descrição: Adaptação de um modelo EGC para a economia brasileira para estimar o impacto de instrumentos de precificação (taxação de carbono e cap-and-trade) de carbono para o alcance de metas de redução de emissões de carbono.
Coordenador: Edson Paulo Domingues (Lattes)
Financiador(es): Banco Internacional de Reconstrucao e Desenvolvimento (Banco Mundial)
2012 – 2014
Subsídios para políticas comercial e industrial a partir de modelos econômicos de simulação, indicadores e análises estruturais
Descrição: Um dos objetivos deste projeto é simular o impacto de políticas comercial e industrial sobre a economia brasileira e sua estrutura setorial, especialmente industrial. A discussão dos aspectos de estratégia comercial brasileira deve considerar de maneira consistente os efeitos de políticas de integração sobre os setores industriais, além de seu impacto sobre agregados macroeconômicos. Para a política industrial, onde o foco são modificações de tributos na economia interna, e a desoneração da folha de pagamentos. O projeto utilizará como metodologia modelos de equlibrio geral computável em diversas escalas territoriais: regionais, nacional e global.
Coordenador: Edson Paulo Domingues (Lattes)
Financiador(es): Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
2012 – 2013
Desmatamento e a contribuição econômica da floresta na amazônia
Descrição: Pesquisa selecionada pelo Programa de Fomento a Pesquisa em Desenvolvimento Econômico (PDE/BNDES/ANPEC) 2012.
Coordenador: Edson Paulo Domingues (Lattes)
Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
2011 – 2012
Mercado de carbono pós-2012: perspectivas, oportunidades e políticas para o brasil
Descrição: Projeto selecionado no Programa de Fomento a Pesquisa em Desenvolvimento Econômico (PDE/BNDES/ANPEC) 2011.
Coordenador: Edson Paulo Domingues (Lattes)
Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
2010 – 2013
Vulnerabilidades e adaptação às mudanças climáticas: uma avaliação integrada das dimensões sociodemográfica, econômica e de saúde para o Estado de Minas Gerais
Descrição: O projeto visa ampliar o conhecimento sobre impactos, vulnerabilidades e adaptação às mudanças climáticas no Brasil, com foco nas microrregiões de Minas Gerais e na RMBH. Três objetivos principais são definidos: i) avaliar a relação de longo prazo entre mudança climática, dinâmica sociodemográfica e econômica, e saúde populacional; ii) desenvolver metodologias de identificação de situações de vulnerabilidade a partir de uma perspectiva integrada das relações entre mudanças climáticas, dinâmica sociodemográfica e econômica, e saúde; e iii) discutir a construção de capacidades de planejamento de médio e longo prazo, e sua plena incorporação às políticas públicas em suas diversas esferas, como estratégia de adaptação aos impactos das mudanças climáticas sobre as dinâmicas demográfica, econômica e de saúde.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Coordenador: Alisson Flavio Barbieri (Lattes)
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
2009 – 2010
Estudos referenciais e elaboração de estratégias de ação para o Planejamento de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Descrição: elaboração do PDDI é parte de um processo dinâmico e permanente de construção do planejamento da RMBH, considerando-se os horizontes temporais de 2023 e 2050. O PDDI tem sua conclusão prevista para novembro de 2010, devendo o processo de produção de estudos, de detalhamento de políticas e projetos, bem como de monitoramento e acompanhamento das ações do planejamento se estender como atividade permanente de pesquisa e extensão na UFMG, com base no Cedeplar/Face.
Coordenador: Roberto Luís de Melo Monte-Mor (Lattes)
2009 – 2010
Rede de Cidades no Espírito Santo 2025
Descrição: Esse estudo tem como primeiro objetivo construir uma regionalização do Estado do Espírito Santo que permita subsidiar a escolha e localização de projetos de investimentos. Essa regionalização articulada a políticas públicas estruturantes visará uma distribuição mais equilibrada do desenvolvimento econômico estadual no período 2009-2025. Um segundo objetivo do estudo é elaborar um estudo sobre a evolução da rede de cidades no Espírito Santo. A identificação da rede de cidades deverá levar em conta três critérios complementares e combinados: o econômico, o ambiental e sócio-político. O estudo identificará as cidades pólos e suas áreas de influência por meio do dimensionamento da força polarizadora que, juntamente com os biomas, deverão indicar o número de regiões a serem consideradas.
Coordenador: Ricardo Machado Ruiz (Lattes)
Financiador(es): Governo do Estado do Espírito Santo
2009 – 2010
Plano de Desenvolvimento Regional do Alto Paraopeba (Projeto CODAP)
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo final apresentar um plano de desenvolvimento regional sustentável para os municípios pertencentes à CODAP (Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba), que seriam: Belo Vale, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas, Jeceaba, Ouro Branco e São Braz do Suaçui. A partir de um referencial da formação histórica e do levantamento da dinâmica socioeconômica e demográfica recente da região, bem como das perspectivas de projetos e políticas estruturantes, e do conhecimento das potencialidades e limitações da região considerada, buscar-se-á estabelecer um prognóstico da região e selecionar alguns projetos (carteira de investimentos) e políticas que favoreçam um maior aproveitamento de regional e municipal em termos econômicos, sociais e ambientais. O horizonte temporal considerado adequado para esse estudo é o período 2010-2025.
Coordenador: Ricardo Machado Ruiz (Lattes)
Financiador(es): Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba
2008 – 2012
Avaliação e impacto de políticas públicas na abordagem de Equilíbrio Geral Computável – PROCAD CEDEPLAR/UFMG e CMEA/FEA/UFJF
Descrição: Procad com a Universidade Federal de Juiz de Fora.
Coordenador: Monica Viegas de Andrade (Lattes)
Financiador(es): CAPES – Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social
2007 – 2009
Impactos sociais e econômicos das mudanças climáticas sobre a Região Nordeste
Descrição: O objetivo principal do projeto é projetar os impactos sociais e econômicos das mudanças climáticas sobre as populações localizadas na Região Nordeste, particularmente as mais vulneráveis, as implicações para as migrações internas no nordeste e conseqüências para a saúde pública. O projeto envolve quatro componentes básicos. Em primeiro lugar, são feitas projeções demográficas até o ano de 2050 para Unidades de Federação brasileiras e municípios. Em um segundo momento, o modelo demográfico incorpora os efeitos de variáveis econômicas, as quais influenciam, fundamentalmente, o único componente da dinâmica demográfica que apresentará margens substanciais de variação no futuro: a migração. Este projeto também utiliza o modelo de equilíbrio geral computável TERM-Cedeplar, desenvolvido no Cedeplar-UFMG.
Coordenador: Alisson Flavio Barbieri (Lattes)
Financiador(es): UK MInistry of Foreign Affairs
2006 – 2007
Modelo de simulação de variáveis econômicas em bases territoriais
Descrição: Um modelo EGC interestadual para o Brasil (Term-Cedeplar) foi desenvolvido e implementado, em cooperação com pesquisadores da Esalq-USP e Cops-Monash (Austrália). Este modelo foi utilizado na projeção dos impactos estaduais do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e do PPA 2008-11 (Plano Plurianual) ambos do governo federal, no âmbito do “Estudo para Subsidiar a Abordagem da Dimensão Territorial do Desenvolvimento Nacional no PPA 2008-2011 e no Planejamento Governamental de Longo Prazo”.
Coordenador: Mauro Borges Lemos (Lattes)
Financiador(es): Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
2006 – Atual
Modelos de Equilíbrio Geral em economia regional: construção e aplicações para o Brasil
Descrição: Este projeto propõe o estudo e a implementação de modelos de simulação que permitam a projeção de impactos de políticas e fenômenos econômicos sobre espaços econômicos nacional e regional brasileiro. A metodologia de simulação utilizada neste projeto são modelos de equilíbrio geral computável (EGC), que se tornaram uma ferramenta importante na ciência econômica brasileira desde o final da década de 1980, com aplicações em diversos temas e configurações territoriais. Este projeto articula basicamente duas metodologias. Em termos gerais podem ser definidas como: i) modelos EGC nacionais e regionais e ii) tratamento da informação espacial e construção dos módulos de decomposição. Os modelos EGC a serem desenvolvidos neste projeto partem dos utilizados em minhas pesquisas desde 2006. Estes modelos serão adaptados para o tratamento de dois temas: a repercussão regional de políticas e fenômenos econômicos, como planos de investimento estruturantes (Pré-Sal), mega-eventos esportivos (Copa do Mundo 2014, Olimpíadas 2016) e crise financeira global; e estudo dos impactos regionais de mudanças climáticas e políticas de mitigação de gases de efeito estufa.
Coordenador: Edson Paulo Domingues (Lattes)
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2004 – 2005
Inovação, Padrões Tecnológicos e Desempenho das Firmas Industriais Brasileiras
Descrição: Mapeamento espacial da indústria, destacando as desigualdades regionais das estruturasde produção no Brasil, elencando como temas relevantes as estratégias competitivas, sua dinâmica e transbordamentos locais e regionais.
Coordenador: Mauro Borges Lemos (Lattes)
Financiador(es): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – DF.
1999 – 2002
Geração de cenários econômicos, em bases macroeconômicas, setoriais e regionais, com vistas à elaboração do plano plurianual (PPA) 2004-2007
Descrição: Cenários econômicos e de impacto decorrentes de programas de investimento do governo federal, com a utilização de modelos de equilíbrio geral computável.
Coordenador: Eduardo Amaral Haddad (Lattes)