Projetos

O Carnaval de BH: organização e resultantes socioeconômicos Estudo, avaliações, perspectivas

2024 - Atual

O objetivo do projeto no eixo PatrimO Carnaval de Belo Horizonte está a merecer estudo que possa identificar traços herdados desses primeiros tempos, mas também pelos primeiros anos da jovem capital, inaugurada em 1897. Existem relatos que revelam participações marcantes de italianos e espanhóis, que vieram para a construção da nova cidade e que já se organizavam para o Carnaval, o “entrudo”. Surgiram as primeiras agremiações, blocos e escolas, com destaque para os blocos caricatos, ainda hoje presentes, e a apresentação do “corso”, desfile de carros alegóricos. Carnavalescos também marcaram época com “marchas” e sambas, às vezes relembradas, assim como também são lembrados bairros, bares e clubes mais boêmios. Suas origens, aspectos do seu ressurgimento e abrangência, motivações, formas e modos de organização, características específicas de agremiações, vinculações geográficas, precisam ser estudadas. Trata-se de fenômeno novo, que muda condutas e personalidades dos belorizontinos e que por sua dimensão, abrangência e repercussões na cidade, merece estudo elucidativo que permita amplo conhecimento da grande festa popular e todos os seus aspectos relevantes. Uma análise das últimas festas e especialmente o Carnaval de 2024 e de 2025, dimensão, ocorrências, serviços públicos e impactos socioeconômicos, torna-se importante como instrumento de conhecimento e avaliação, identificação de questões a serem enfrentadas e preparação para as comemorações futuras, que retornam a Belo Horizonte com ampla participação popular.ônio e Turismo Cultural é avaliar os impactos do rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho, sobre os residentes na região, considerando o patrimônio material, imaterial e o turismo histórico-cultural. Pretende-se estabelecer análises e mensurações acerca das consequências do desastre, considerando análise crítica da literatura e, sobretudo, relato dos atingidos por meio de análise qualitativa (grupos focais) e quantitativa (survey).

Saiba mais
Caracterização e avaliação da população atingida pelo rompimento da Barragem da Mina do Córrego do Feijão em Brumadinho, MG, eixo Patrimônio e Turismo

2021 - 2023

O objetivo do projeto no eixo Patrimônio e Turismo Cultural é avaliar os impactos do rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho, sobre os residentes na região, considerando o patrimônio material, imaterial e o turismo histórico-cultural. Pretende-se estabelecer análises e mensurações acerca das consequências do desastre, considerando análise crítica da literatura e, sobretudo, relato dos atingidos por meio de análise qualitativa (grupos focais) e quantitativa (survey).

Saiba mais
Cidades e artistas: estrutura e evolução do mercado de trabalho no período de 2012 a 2023

2024 - Atual

O setor artístico-cultural brasileiro tem relevante contribuição econômica e social. Em termos de produto, conforme a métrica, a participação do valor adicionado do setor na economia varia entre 1,2% e 2,6% (IPEA, 2020). No que tange à geração de postos de trabalho, estima-se participação de 5,8% do total de ocupados no Brasil em 2019 (IPEA, 2020). No entanto, durante a pandemia da COVID-19, como em todo o mercado de trabalho, houve redução no nível de ocupação para 5 milhões de postos e, consequente, ínfima perda de participação no conjunto dos ocupados no Brasil, indo para 5,7% no segundo trimestre de 2021 (IPEA, 2022). A participação no valor adicionado combinada à geração de emprego e renda não são os únicos atributos que tornam o setor motivo de investigação, Celso Furtado já ressaltava que a diversidade e pujança da cultura no Brasil deveria ser ponto de partida para o debate sobre as opções do desenvolvimento. Em contexto de pandemia e pós-pandemia, permanência e distribuição de renda de ocupados do setor em cortes temporais significativos, antes e depois da crise sanitária. Com essa perspectiva, justificam-se as entrevistas em profundidade previstas com gestores, porque serão fonte de informações para identificar as boas práticas de estímulo à atividade e ao trabalho no setor artístico-cultural bem como a priorização no direcionamento de recursos orçamentários. Por fim, tanto em estudos sobre mercado de trabalho em geral como também do setor cultural, o recorte ocupacional, mesmo em uma divisão mais abrangente, como a relacionada às atividades fim e atividades meio de um dado setor, é pouco usual. Tal recorte possibilita explorar com maior profundidade a inserção e mobilidade ocupacional, identificando composição, tendências de rotatividade versus permanência, trazendo mais elementos interpretativos para a compreensão da dinâmica dos ocupados no mercado de trabalho, no caso desta proposta, dos ocupados no setor artístico-cultural..

Saiba mais
Mapeamento das atividades artístico-culturais em Belo Horizonte em momento de pandemia

2021 - 2022

O projeto tem como objetivo elaborar um diagnóstico das atividades artístico-culturais em Belo Horizonte, considerando as diversas formas de organização (autônomos, grupos, coletivos, empresas), antes e durante a pandemia da Covid-19, buscando identificar o impacto da pandemia sobre essasati vidades e contribuir para formulação de políticas públicas mitigadoras desses efeitos e de retomada do setor em Belo Horizonte.

Saiba mais
Mapeamento de Cultura da UFMG

2021 - 2022

O projeto Mapeamento Cultural da UFMG apresenta a proposta de construção de um mapa cultural na UFMG que abarque o período de 2019 a 2021. O objetivo geral é realizar um diagnóstico da cultura na UFMG, identificando, registrando e analisando agentes, espaços e ações culturais. O mapeamento será realizado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG e pesquisadores convidados. Na primeira etapa do mapeamento, será enviado a toda a comunidade da UFMG um questionário on-line composto de perguntas fechadas e abertas. Pela análise quanti-qualitativa dos dados obtidos por meio do questionário, visa-se conhecer agentes, espaços e ações vinculadas à cultura na UFMG, em um recorte temporal que abrange os anos de 2019 a 2021. Na segunda etapa, os dados serão sistematizados de acordo com as dimensões da cultura na UFMG e procederemos ao georreferenciamento dos agentes e espaços de cultura. Este georreferenciamento permitirá a visualização das redes de cultura que a UFMG estabelece com o município de Belo Horizonte, com o estado de Minas Gerais, com o Brasil e com o exterior. Em seguida, os dados serão analisados estatística e qualitativamente. A cada etapa da pesquisa apresentaremos os resultados, parciais e finais, à comunidade universitária. Ao final do processo, pretende-se a escrita de artigos acadêmicos para divulgação do mapa cultural da UFMG, bem como a disponibilização dos resultados da pesquisa no hotsite da DAC. Espera-se que com o mapeamento cultural se constitua um retrato dos agentes, espaços e ações culturais na UFMG, e com isso, se viabilize a construção de indicadores culturais e informações quanti-qualitativas que subsidiem a elaboração do Plano de Cultura da UFMG, cujas ações estão previstas para serem iniciadas em março de 2021.

Saiba mais
Proposta de Estruturação do Sistema de Gestão do Artesanato Brasileiro: Diagnóstico e Planejamento Estratégico

2021 - 2022

O projeto se caracteriza por um levantamento atualizado dos problemas e necessidades que atingem o setor artesanal brasileiro, com identificação das possibilidades de aperfeiçoamento da política do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e das ações destinadas ao desenvolvimento do setor, com vistas à melhoria dos processos, dos resultados e da gestão. O primeiro ano do projeto (com recursos já empenhados para o ano de 2021), trata da primeira de três etapas, para a qual foi realizada a adaptação metodológica às restrições de locomoção e contato direto demandada pela pandemia de Covid-19. O projeto articula um estudo diagnóstico do ecossistema do artesanato brasileiro, buscando o mapeamento dos diferentes sujeitos que atuam no setor e uma análise de seus fluxos, fragmentações e sobreposições, e, transversalmente, o desenvolvimento de uma Plataforma Web que objetiva viabilizar o projeto em seu formato inicialmente remoto e, em especial, democratizar as informações, dados e análises geradas para todo o setor do artesanato, possibilitando, a articulação entre os sujeitos mapeados em rede (Rede Artesanato Brasil), para a construção de uma política do artesanato brasileiro participativa. Trata-se de uma equipe de abrangência nacional e participo da subequipe Estudos e Pesquisa.

Saiba mais
Audiovisual no estado de Minas Gerais: contexto, desafios e oportunidades

2021 - 2022

O presente projeto pretende analisar a cadeia do audiovisual mineiro no período de 2014 a 2019, em seus segmentos de cinema, publicidade, jogos digitais e produção de vídeos institucionais que podem ser feitos no âmbito das empresas de publicidade como também por produtoras de cinema e vídeo.

Saiba mais
Efeitos socioeconômicos do selo de cidade criativa da Unesco: o caso das cidades brasileiras

2020 - 2023

O objetivo do projeto no eixo O projeto de pesquisa se propõe a analisar o processo de submissão e seleção das cidades criativas da Rede Unesco sob o prisma da diversidade regional e cultural a partir dos relatórios da instituição, buscando avaliar os resultados alcançados, por meio de indicadores de base de dados secundários, das cidades que contam com o selo há mais de dez anos. Ademais, serão feitas entrevistas com gestores das cidades criativas brasileiras que integram a Rede Unesco, buscando aferir alcance de metas, articulação com outras cidades da Rede e desafios encontrados antes e durante o processo de designação. Os resultados dessas etapas de pesquisa contribuirão para construção de indicadores voltados à avaliação do impacto do selo sobre as cidades brasileiras credenciadas pela Unesco

Saiba mais
Gestão e Produção de Artes Visuais

2019 - 2022

Oferecer as formações para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias aos jovens artistas, mas, agora, em formato de vídeos que serão disponibilizados online e poderão ser acessados gratuitamente. O objetivo é instrumentalizá-los para a construção de sua trajetória profissional e para a sua inserção no circuito e/ou mercado da arte. O objetivos específicos são: apresentar informações e dados sobre o mercado de arte; identificar oportunidades (salões, feiras e editais) para a inserção dos jovens artistas no mercado de arte; desenvolver habilidades para o desenvolvimento de projetos de produção visual, elaboração de projetos e exposições; e apresentar noções básicas de gestão (empreendedorismo, finanças e autogestão).

Saiba mais
Valoração de danos materiais e de perdas imateriais levantados no processo de cadastramento dos atingidos e atingidas pela Barragem de Fundão em Mariana, MG eixo Patrimônio e Turismo

2018 - 2021

Valoração monetária das perdas das famílias atingidas pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, Minas Gerais. O projeto se subdivide em quatro eixos: econômico, saúde, meio ambiente e cultura. No que se refere ao EIXO CULTURA, serão valoradas as perdas relativas ao patrimônio cultural tangível e intangível.

Saiba mais
O papel do Circuito Cultural Praça da Liberdade na formação de hábitos culturais e regeneração econômica urbana: um projeto piloto

2014 - 2015

O objetivo desta proposta é formular uma metodologia para análise de formação de hábitos culturais e o papel que os equipamentos culturais sediados em Belo Horizonte, particularmente no Circuito Cultural Praça da Liberdade, tem exercido na regeneração econômica do vetor sul da cidade de Belo Horizonte. Situar o Circuito Cultural Praça da Liberdade no contexto socioeconômico (mobilidade urbana; presença de estabelecimentos comerciais; valorização de imóveis; sinalização, entre outros) da Região Metropolitana de Belo Horizonte e, especificamente, no Vetor Sul da cidade. Em termos de objetivos específicos, pretende-se: listar e analisar os programas/ações de formação de público para o Circuito Cultura Praça da Liberdade; formular a metodologia para identificar os efeitos do Circuito sobre contexto socioeconômico da região; analisar os fatores associados à demanda pelo Circuito para investigar o processo de formação de hábitos culturais.

Saiba mais