Publicações
FREITAS, JONATHAN SIMÕES ; BAGNO, RAONI BARROS ; BERTOLLO, CARYNE MARGOTTO ; ALVES, TÂNIA MARIA DE ALMEIDA ; ZANI, CARLOS LEOMAR ; CHENG, Lin Chih ; GONÇALVES, CARLOS ALBERTO . Adapting the roadmapping approach to science-intensive organizations: Lessons from a drug development program for neglected diseases. JOURNAL OF ENGINEERING AND TECHNOLOGY MANAGEMENT, v. 47, p. -, 2018.
SCATULINO, P. L. S. ; AVELAR, K. M. ; GONÇALVES, C. A. . Estratégias Competitivas e o Nível de Foco Estratégico: análise de pequenos varejistas de alimentos do Parque Mambucaba. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 1, p. 1-15, 2018.
SILVA, S. E. ; GONÇALVES, C. A. ; SILVA, J. R. ; VENANCIO, A. I. O. . Os Papéis dos Agentes de Suporte a Empresas de Base Tecnológica. RAC. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA (ONLINE), v. 22, p. 201-225, 2018.
OLIVEIRA, P. H. ; GONÇALVES, C. A. ; SILVA, C. M. D. . Eficiência em Inteligência Competitiva com aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA): um estudo na Indústria Digital. REVISTA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA, v. 8, p. 200-226, 2018.
FREDERICO VIDIGAL ; GONÇALVES, C. A. ; JOAQUIM RAMOS SILVA . Inteligência Competitiva e Capacidade de Inovação: Uma análise de uma indústria de classe mundial no setor automotivo de veículos pesados. PERSPECTIVAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (IMPRESSO), v. 24, p. 20-30, 2018.
FREITAS, JONATHAN SIMÕES ; FERREIRA, JÉSSICA CASTILHO ANDRADE ; CAMPOS, ANDRÉ AZEVEDO RENNÓ ; MELO, JÚLIO CÉZAR FONSECA DE ; CHENG, Lin Chih ; GONÇALVES, CARLOS ALBERTO . Methodological roadmapping: a study of centering resonance analysis. RAUSP Management Journal, v. 53, p. 459-475, 2018.
ALVES, E. J. ; GONÇALVES, C. A. . PROJECT PORTFOLIO PRIORITIZATION FRAMEWORK – CASE STUDY APPLIED AT A BRAZILIAN SEMICONDUCTOR SUBSIDIARY. IBEROAMERICAN JOURNAL OF PROJECT MANAGEMEN (ONLINE), v. 9, p. 55, 2018.
FILHO, CID GONÇALVES ; GONÇALVES, CARLOS ALBERTO ; LOPES, VERA HELENA ; SANTOS, MARCOS FERREIRA . STRATQUAL: MEASURING THE DENSITY OF THE STRATEGIC MANAGEMENT DELIBERATE PROCESS IN MICRO AND SMALL COMPANIES PERFORMANCE. Corporate Ownership & Control (Print), v. 14, p. 30-43, 2017.
LOURES, L. L. ; GONÇALVES, C. A. ; PARDINI, D. J. . Disclosure of Relevant Acts or Facts: A Study of Brazilian Companies Issuing American Deposit Receipts ? Adrs at American Stock Exchanges. Archives of Business Research, v. 5, p. 135-148, 2017.
GONÇALVES, C. A.; FERREIRA, R. F. C. ; COSTA, B. K. . Análise Comparativa de Redes Hospitalares: Diferenças entre o Público ? Privado. Revista Iberoamericana de Estratégia, v. 16, p. 54-68, 2017.Citações:1
FREITAS, J. S. ; MUDRIK, J. T. ; GUERRA, P. V. ; CHENG, L. C. ; GONÇALVES, C. A. . Perspectivas Teóricas do Mainstream da Administração Estratégica: Uma Meta-Síntese. Revista Inteligência Competitiva, v. 7, p. 154-182, 2017.
SILVA, EVERTON RODRIGUES DA ; GONÇALVES, CARLOS ALBERTO . Possibilidades de incorporação da análise crítica do discurso de Norman Fairclough no estudo das organizações. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. 15, p. 1-20, 2017.
SHIGAKI, H. B. ; GONÇALVES, C. A. ; SANTOS, C. P. V. . NEUROCIÊNCIA DO CONSUMIDOR E NEUROMARKETING: POTENCIAL DE ADOÇÃO TEÓRICA COM A APLICAÇÃO DOS MÉTODOS E TÉCNICAS EM NEUROCIÊNCIA. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 16, p. 1-15, 2017.
TANA, W. ; MESQUITA, J. M. C. ; GONÇALVES, C. A. ; MARTINS, H. C. . Social Networks, Social Capital and Performance: a study with brazilian Dairy cooperatives. Revista de Ciências da Admistração, v. 19, p. 1-15, 2017.
REZENDE OLIVEIRA, RONIELTON ; GONCALVES, CARLOS ALBERTO ; CORDEIRO MARTINS, HENRIQUE . Desempenho Organizacional: Integração do Modelo Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização com a Gestão de Projetos. CONTABILIDADE, GESTÃO E GOVERNANÇA, v. 20, p. 252-275, 2017.
TANA, W. ; MESQUITA, J. M. C. ; GONÇALVES, C. A. ; MARTINS, Henrique Cordeiro . Social Networks, Social Capital and Performance: a study with Brazilian Dairy Cooperatives. Revista de Ciências da Admistração, v. 19, p. 38-53, 2017.
MELO, J. M. C. E. ; SILVA, J. T. M. ; DIAS, A. T. ; La FALCE, J. L. ; GONÇALVES, C. A. ; GONÇALVES, M. A. ; SOUZA, L. C. . Assessing Health Organizational Culture Based on the Competing Values Framework. INTERNATIONAL BUSINESS MANAGEMENT, v. 11, p. 1786-1794, 2017.
FREDERICO VIDIGAL ; GONÇALVES, C. A. ; JOAQUIM RAMOS SILVA . O Processamento de Inteligência Competitiva na função diretiva de marketing: Experiências de uma empresa industrial e de varejo em Personal Care no Brasil. REVISTA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA, v. 7, p. 38-65, 2017.
ALVES, EDER JUNIOR ; GONÇALVES, CARLOS ALBERTO ; BAX, MARCELLO PEIXOTO . Métodos Ágeis Sob a Ótica da Informação. Informação & Informação (Online), v. 22, p. 178, 2017.
ALVES, E. J. ; GONÇALVES, C. A. . Análise Comparativa Qualitativa como Método de Pesquisa em Administração: uma Re- visão Sistemática de Literatura. Métodos e Pesquisa em Administração, v. 2, p. 4-18, 2017.
VIEIRA, ERNESTO JOSE ; GONÇALVES, CARLOS ALBERTO . COMPLEXITY THEORY IN ORGANIZATIONS. NUCLEUS (ITUVERAVA. IMPRESSO), v. 14, p. 121-138, 2017.
RIBEIRO, L. V. S. ; GONÇALVES, C. A. . Evaluation of Non-Formal environmental education trining progrma for industrial workers applied to cleaner production in Brazil. European Journal of Business and Social Sciences, v. 4, p. 25-45, 2016.
ZICA, R. M. F. ; GONÇALVES, C. A. ; MARTINS, H. C. ; GONÇALVES, M. A. . The Resource-Based Theory And Its Adherence To A Superior Performance Strategy: An Analysis In Small Companies In Brazil. Corporate Ownership & Control (Print), v. 13, p. 434-444, 2016.
MENEZES, R. G. ; GONÇALVES, C. A. ; MUYLDER, C. F. . Sensorial Marketing and Neuroscience: Neuroscience Contributions to the Marketing Field. International Business Management, v. 10, p. 1672-1678, 2016.
CAMILO, R. D. ; GONÇALVES, C. A. ; PARDINI, D. J. . Building Strategic Alliances between Buyer-Supplier in Mining Operations: Analysis in the Industry Competition Context. Business Management Dynamics, v. 5, p. 26-41, 2016.
GONÇALVES, CARLOS ALBERTO; SILVA, EVERTON RODRIGUES ; LOPES, DANIEL PAULINO TEIXEIRA . Construindo alianças estratégicas para a produção na sétima arte: um estudo multicasos em produtoras cinematográficas brasileiras. Revista de Administração da UFSM, v. 8, p. 561-579, 2016.
CARNICELLI, LAÍS ; RODRIGUES DA SILVA, EVERTON ; GONÇALVES, CARLOS ALBERTO . A Prática da Estratégia numa Empresa de Pequeno Porte: uma abordagem baseada nas micro atividades. Revista da Micro e Pequena Empresa (FACCAMP), v. 10, p. 54-68, 2016.
ZICA, R. M. F. ; GONÇALVES, C. A. ; MARTINS, H. C. . Internacionalização de Micro, Pequenas e Médias Empresas: uma avaliação sobre o processo decisório estratégico. REGEPE – Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 5, p. 30-58, 2016.
SILVA, EVERTON RODRIGUES DA ; GONÇALVES, CARLOS ALBERTO . PRACTICE GENEALOGY AND ITS IMPLICATIONS FOR STRATEGY AS PRACTICE. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online), v. 17, p. 130-152, 2016.
LUBUONO, R. ; GOSLING, M. S. ; GONÇALVES, C. A. ; MEDEIROS, S. A. . Relações entre Dimensões da Experiência, Satisfação, Recomendação e Intenção de Retornar: a Percepção de Participantes de Evento Cultural. Podium: sport, leisure and tourism review, v. 5, p. 15, 2016.
MELO FILHO, L. R. ; GONÇALVES, C. A. ; CHENG, L. C. ; FREITAS, L. S. . Estratégia de intervenção na gestão de inovação de produtos em pmes: caso firmas de fundição. Revista Gestão Industrial, v. 11, p. 92-119, 2015.
DEL REY DE MELO FILHO, LEONEL ; COELHO, MARIANA ; ALBERTO GONÇALVES, CARLOS ; GOSLING, Marlusa . Service platforms management strategy: case study of an interior design firm. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas (Online), v. 10, p. 49-68, 2015.
FONSECA, JEFERSON A. ; PEREIRA, LUCIANO Z. ; GONÇALVES, CARLOS A. . Retórica na construção de realidades na segurança pública: abordagens dos sistemas de Minas Gerais e São Paulo. Revista de Administração Pública (Impresso), v. 49, p. 395-422, 2015.
NEVES, C. S. ; PARDINI, D. J. ; GONÇALVES, C. A. ; ABDALA, D. O. S. . Consultant-client Interaction: An analysis from the Consultants? Discursive Manifestations. Australian Journal of Basic and Applied Sciences, v. 9, p. 36-48, 2015.
MELO FILHO, L. R. ; GONÇALVES, C. A. ; CHENG, L. C. ; MUNIZ, R. M. . Abordagem Estratégica de Roadmapping na Geração de Diretrizes de Inovação para Firmas de um Conglomerado Industrial. Revista Iberoamericana de Estratégia, v. 14, p. 49, 2015.
JANUZZI, F. V. ; COELHO, M. F. ; GONÇALVES, C. A. ; VIEIRA, L. M. . Robustez na Análise de Dados Financeiros: análise fatorial associada a regressão em painel. Revista Ciências Administrativas (UNIFOR), v. 21, p. 163-183, 2015.
PARDINI, D. J. ; GONÇALVES, C. A. ; COSTA, Y. R. S. . Corrupt Behaviors in the Finance Sector: theory, typology and control mechanisms at Brazilian banks. Asian Journal of Business and Management Sciences, v. 4, p. 11-23, 2015.
GONÇALVES, C. A.; LEBARCK, F. V. ; MUYLDER, C. F. . As Cinco Forças da Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição como Campo de Força Estratégica de Redes: um estudo no setor de calçados e bolsas. Revista de Ciências da Administração, v. 17, p. 38-50, 2015.
ABDALA, D. O. S. ; ASSIS, L. B. ; GONÇALVES, C. A. ; ABDALA, R. A. . Parcerias entre Estado e Organizações do Terceiro Setor: Perspectivas e Desafios em dois Hospitais de Belo Horizonte e Brasília. Administração Pública e Gestão Social, v. 7, p. 187-196, 2015.
SANTOS, P. F. A. A. ; GONÇALVES, C. A. ; AFONSO, T. . A theoretical and methodological framework for analyzing structural and relational aspects of diffusion of innovations among organizations. Revista Gestão & Tecnologia, v. 15, p. 5-28, 2015.
MILAGRES, Rosileia ; REZENDE, O. ; GONÇALVES, C. A. . Strategic Implementation: An Analysis From Routines. AUSTRALIAN JOURNAL OF BASIC AND APPLIED SCIENCES, v. 9, p. 35-47, 2015.
ALVES JUNIOR, E. ; GONÇALVES, C. A. ; MARTINS, H. C. . Eficiência em inovação de organizações associadas à Fundação Mineira de Software. RAI : Revista de Administração e Inovação, v. 11, p. 220-240, 2014.
BORGES, F. R. F. ; FERNANDES, I. B. ; VEIGA, R. T. ; GONÇALVES, C. A. ; GOSLING, M. . In Your Face: uma crítica ao uso excessivo do facebook. Polêm!ca, v. 13, p. 1308-1326, 2014.
SANTOS, M. F. ; GONÇALVES, C. A. ; MONTEIRO, P. R. R. ; GONÇALVES FILHO, Cid . Refletindo sobre a Ética na Prática do Neuromarketing: a Neuroética. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, p. 49-62, 2014.
GONÇALVES, C. A.; CHAVES, R. S. ; SILVA, J. R. ; PEREIRA, M. F. . Grow or Grow: Determinant factors to continuous and sustainable growth, the UNIMED-BH Case. Asian Journal of Business and Management Sciences, v. 3, p. 01-17, 2014.Citações:1
VIEIRA, E. J. ; MARTINS, H. C. ; GONÇALVES, C. A. . Teoria da complexidade: um estudo em organizações em diversas perspectivas. Revista Economia & Gestão, v. 14, p. 85-112, 2014.
CHRISTINO, J. M. M. ; GONÇALVES, C. A. ; PARDINI, D. J. ; GONCALVES, C. . Which clothing do I buy? A study on apparel acquisition forms oriented by brand and/or fashion. Business Management Review (BMR), v. 3, p. 27-42, 2014.
MELO FILHO, LEONEL ; GONÇALVES, CARLOS ALBERTO ; CHENG, LIN . Product innovation management intervention in SMEs: furniture firm cases. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas (Online), v. 9, p. 111-130, 2014.
OLIVEIRA, MAXIMILIANO FRANCISCO DE ; GONÇALVES, CARLOS ALBERTO . ESTRATÉGIA DE COOPERAÇÃO EM REDES: INTENÇÃO E PRÁTICA DE UM AGLOMERADO TERRITORIAL TURÍSTICO. Alcance (UNIVALI) (Cessou em 2007), v. 21, p. 234-254, 2014.
PARDINI, D. J. ; GONÇALVES, C. A. ; AZEVEDO, A. C. . Learning in executive management education. Revista Ciências Administrativas (UNIFOR), v. 20, p. 380-404, 2014.
ALVES, S. T. J. ; GONÇALVES, C. A. ; PARDINI, D. J. . Governança e Inovação em Redes Industriais: um estudo do setor produtivo de bolsas e calçados. Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC), v. 39, p. 11-26, 2014.
ABDALA, D. O. S. ; GONÇALVES, C. A. . Sustentabilidade e crescimento de redes de franquia. Estudo & Debate (Online), v. 21, p. 161-179, 2014.
MILAGRES, R. M. ; REZENDE, O. ; GONÇALVES, C. A. . Capacidades como Condição Necessária Sed Non Sufficiens para Gestao da Carteira de Alianças Estratégicas – O caso EMBRAPA. Revista Gestão & Tecnologia, v. 14, p. 23, 2014.
VIEIRA, E. J. ; MARTINS, H. C. ; GONÇALVES, C. A. . Aplicabilidade da Teoria do Caos à Organizações. Gestão e Sociedade (UFMG), v. 8, p. 518, 2014.
GONÇALVES, C. A.; OLIVEIRA, P. H. ; PAULA, E. A. M. ; ASSIS, V. C. . Um estudo sobre gestão do conhecimento e inovação numa empresa multinacional do setor de fast-food: O caso da Subway. PERSPECT CIENC INF, v. 18, p. 86, 2013.
PARDINI, D. J. ; GONÇALVES, C. A. ; PAIVA, A. M. M. ; DIAS, A. T. . Os significados da virtualização do trabalho:manifestações discursivas das percepções tecnológicas, processuais e pessoais nas relações intraorganizacionais. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. 11, p. 85-103, 2013.
OLIVEIRA, M. F. ; GONÇALVES, C. A. . A Dicotomia Entre Cooperação e Competição em Um Aglomerado Territorial Turístico. Cultur: Revista de Cultura e Turismo, v. 1, p. 152-170, 2013.
OLIVEIRA, P. H. ; GONÇALVES, C. A. ; PAULA, E. A. M. . Visão Baseada em Recursos da Inteligência Competitiva. Revista de Cencias da Administração, v. 15, p. 141-151, 2013.
FREITAS, JONATHAN SIMÕES ; GONÇALVES, CARLOS ALBERTO ; CHENG, Lin Chih ; MUNIZ, Reynaldo Maia . Structuration aspects in academic spin-off emergence: A roadmap-based analysis. Technological Forecasting & Social Change, v. 80, p. 1162-1178, 2013.Citações:5|4
SANTOS, M. F. ; GONÇALVES, C. A. ; GONCALVES, C. ; COSTA, D. R. . Como o povo decide seu voto? Um estudo de caso do comportamento do eleitor. RECADM : Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 12, p. 1-18, 2013.
SAURIN, V. ; LOPES, M.L.A ; COSTA, N. C. A. ; GONÇALVES, C. A. . Medidas de eficiência e retorno de Investimento: um estudo nas distribuidoras de energia elétrica brasileiras com base em Data Envelopment Analysis, Índice de Malmquist e ROI. Revista de Administração da UFSM, v. 6, p. 25-38, 2013.
COELHO, M. F. ; GOSLILNG, M. ; GONÇALVES, C. A. . Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para a competitividade na Hotelaria. Turismo e Sociedade, v. 6, p. 645-650, 2013.
SOUZA, B. B. P. ; GOSLING, M. ; GONÇALVES, C. A. . Mensuração do Mix de Marketing de Serviços, da Satisfação e da Lealdade em Clientes de um Banco de Varejo. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 12, p. 108-132, 2013.
MILAGRES, R. ; REZENDE, O. ; GONÇALVES, C. A. . Governança de redes colobarativas publico-privado:recursos e soluçoes para demandas sociais. Dom (Fundação Dom Cabral), v. 21, p. 53, 2013.
MARTINS, H. C. ; MARTINS, M. D. ; MUYLDER, C. F. ; GONÇALVES, C. A. ; DIAS, A. T. . Configuração das Imagens Ideativas, Planejamento e Redução de Riscos: a implantação do Sistema ERP em um a Instituição Pública de Ensino. Revista de Administração da UFSM, v. 6, p. 353-372, 2013.
PARDINI, D. J. ; GONÇALVES, C. A. ; CAMARGOS, L. M. M. . A Água – governança pública de recursos hídricos: manifestações dos stakeholders em Minas Gerais. REUNA (on line), v. 18, p. 37-56, 2013.
GONÇALVES, C. A.; FERREIRA, R. F. C. ; GONCALVES, C. ; DIAS, Alexandre Teixeira. . Componentes Estruturais e Conjuntos Parcimoniosos na Explicação do Desempenho Organizacional: Um Estudo nos Setores da Indústria e Serviço. Revista Iberoamericana de Estratégia, v. 12, p. 66-92, 2013.
GONÇALVES, CARLOS ALBERTO; AMÂNCIO, Jessé Alves ; GONÇALVES, MARCIO AUGUSTO ; MUNIZ, Reynaldo Maia . UMA CONCEPÇÃO PRAGMÁTICA DE RACIONALIDADE PARA A ADMINISTRAÇÃO. Alcance (UNIVALI) (Cessou em 2007), v. 20, p. 156, 2013.
MARTINS, H. C. ; GONÇALVES, C. A. ; GONÇALVES, M. A. ; NETO, J. A. S. ; MUNIZ, R. M. . Strategic Corporate Governance in Family Business: a study on the Board of Directors? Roles and Responsibilities. Corporate Ownership & Control (Print), v. 9, p. 25-40, 2012.
GONÇALVES, M. A. ; GONÇALVES, C. A. ; CAPANEMA, F. D. ; DRUMOND, H. A. ; ALEMAO, M. M. ; TORGA, E. M. M. F. . Acordo Externo de Resultados: inclusão de nova variável no modelo de gestão FHEMIG. Revista médica de Minas Gerais (Belo Horizonte), v. 22, p. 35-49, 2012.
BORGES, F. R. F. ; GONÇALVES, C. A. ; VEIGA, R. T. ; GOSLING, M. ; FERNANDES, I. B. . Elaboração e Experimento de um Método de Marketing Viral e Database Marketing baseado em Algoritmos Genéticos. Revista de Gestão & Tecnologia, v. 12, p. 151-175, 2012.
PARDINI, D. J. ; SILVA Jr, A. B. ; GONÇALVES, C. A. ; MELO, P. A. . Redes de aprendizagem: uma proposta metodológica no ensino de acionistas e executivos. Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC), v. 14, p. 25-40, 2012.
GOMES, D. T. ; MUNIZ, R. M. ; DIAS, A. T. ; GONÇALVES, C. A. . Apresentação Do Processo De Formação Da Estratégia: Um Estudo De Caso Em Empresa Inovadora. Revista de Administração da UFSM, v. 5, p. 414-437, 2012.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid ; PARDINI, Daniel J. . O impacto da inovação e da gestão do conhecimento de marketing no desempenho de novos produtos no mercado. RAI : Revista de Administração e Inovação, v. 5, p. 5, 2012.
DIAS, Alexandre Teixeira. ; GONÇALVES, C. A. ; GONÇALVES, M. A. ; GONÇALVES, Marcio A. . Multilevel modeling of the performance variance. Revista Iberoamericana de Estratégia, v. 11, p. 97-118, 2012.
DIAS, ALEXANDRE TEIXEIRA ; MANAGEMENT SCIENCES FACULTY, FUMEC UNIVERSITY, BRAZIL. ; DE MUYLDER, CRISTIANA FERNANDES ; GONÇALVES, CARLOS ALBERTO . A study of the environment as moderator of the strategy and performance relationship of Brazilian companies. African Journal of Business Management, v. 6, p. 10477-10485, 2012.
SILVEIRA, ROGÉRIO ZANON DA ; GUERRA, ANA CAROLINA ; GONÇALVES, CARLOS ALBERTO . A APLICAÇÃO DA FENOMENOLOGIA NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS NO BRASIL. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), v. 13, p. 269-300, 2012.
OLIVEIRA, P. H. ; GONÇALVES, C. A. ; PAULA, E. A. M. ; SANTOS, K. A. . Gestão do Conhecimento Orientado para a Estratégia de Inovação de Produtos Tecnológicos: o caso da Invent Vision. RAI : Revista de Administração e Inovação, v. 9, p. 153, 2012.
GONÇALVES, M. A. ; GONÇALVES, C. A. ; ALEMAO, M. M. . Decision Making Process and Modes of Governance: A Comparative Study Between Brazilian and British hospitals. Corporate Ownership & Control (Print), v. 8, p. 177-187, 2011.
FREITAS, J. S. ; GONÇALVES, C. A. ; CHENG, Lin Chih ; MUNIZ, Reynaldo Maia . Parsimonious Determinants of Pre-Incubated Academic Spin-offs Initial Performance: a Configuration Perspective. Journal of Technology Management & Innovation, v. 6, p. 50-65, 2011.
OLIVEIRA, P. H. ; GONÇALVES, C. A. ; PAULA, E. A. M. . Mapeando e mensurando o grau de dependencia iinformacional interna dos profissionais de inteligencia competitiva de marketing: o caso da empresa Alfa. PERSPECT CIENC INF, v. 16, p. 187-206, 2011.
OLIVEIRA, M. F. ; GONÇALVES, C. A. . Estrategia cooperativa em redes organizacionais: Um estudo em pólo turístico de Minas Gerais. Revista Iberoamericana de Estratégia, v. 10, p. 33-55, 2011.
COELHO, M. Q. ; GONÇALVES, C. A. . Avaliação de Projetos Sociais: A Perspectiva da Comunidade. Revista Alcance (Online), v. 18, p. 31-44, 2011.
REIS, M. T. ; COUTO, J. H. S. ; GONÇALVES, C. A. . As limitações dos sistemas de metas. Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC), v. 13, p. 112-132, 2011.
TORRES, D. F. ; GONÇALVES, C. A. ; GOSLILNG, M. ; VEIGA, R. T . Modelo de avaliação da relação entre a reputação e o valor da marca: um estudo no setor automotivo. Gestão.Org, v. 1, p. 57-85, 2011.
SILVA, E. M. ; GONÇALVES, C. A. . Um estudo da correlação da satisfação do consumidor com o desempenho organizacional. Gestao e Planejamento, v. 12, p. 95-111, 2011.
SILVA, F. A. ; GONÇALVES, C. A. . O processo de formulação e implementação de planejamento estratégico em instituições do setor público. Revista de Administração da UFSM, v. 4, p. 458-476, 2011.
GONÇALVES, C. A.; COELHO, M. F. ; SOUZA, E. M. . VRIO: Vantagem competitiva sustentável. Revista Ciências Administrativas (UNIFOR), v. 17, p. 819-855, 2011.
FREITAS, J. S. ; GONÇALVES, C. A. ; CHENG, L. C. ; MUNIZ, R. M. . O fenômeno das spin-offs acadêmicas: estruturando um novo campo de pesquisa no Brasil. RAI : Revista de Administração e Inovação, v. 8, p. 67-87, 2011.
AMÂNCIO, Jessé Alves ; GONÇALVES, C. A. ; SILVEIRIA, C. A. C. ; SIQUEIRA, P. C. ; GONÇALVES, M. A. . Sinais de Baixa Freqüência e a Estratégia de Retenção de Clientes. REGE. Revista de Gestão USP, v. 17, p. 59-74, 2010.
MARTINS, H. C. ; GONÇALVES, C. A. ; PARDINI, D. J. . Corporate governance at work: the attributes and roles of boards in brazilian companies. Corporate Ownership & Control (Print), v. 7, p. 32-41, 2010.
ALBINO, J. C. A. ; GONÇALVES, C. A. ; CARRIERI, A. P. ; MUNIZ, Reynaldo Maia . Estratégia como prática: uma proposta de síntese. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (Rio de Janeiro), v. 9, p. 2-14, 2010.
GONÇALVES FILHO, Cid ; VEIT, M. R. ; SOUKI, Gustavo Quiroga ; GONÇALVES, C. A. . Entrepreneurial potential profile measurement and it’s impact on small business performance. Corporate Ownership & Control (Print), v. 7, p. 284-303, 2010.
CHIABI, A. L. G. ; GONÇALVES, C. A. . Analise de estrategia de mudança da marca: um estudo da Vale. Revista de Administração da UFSM, v. 3, p. 131-143, 2010.
CARVALHO, M. B. ; GONÇALVES, C. A. ; PARDINI, D. J. . A Felicidade em foco – mensurando conceito metafísico para estratégia governamental e recomendações organizacionais. Revista de Administração da UFSM, v. 3, p. 269-287, 2010.
OLIVEIRA, D. F. ; GONÇALVES, C. A. . Modelo de avaliação da relação entre a Reputação e o Valor da Marca: Um estudo no setor automotivo. Revista Ciências Administrativas (UNIFOR), v. 16, p. 20-35, 2010.
AMARAL, M. B. F. ; GONÇALVES, C. A. ; REIS, M. T. . Experiências Positivas e Negativas no Comportamento do Consumidor: Um Estudo no Setor Bancário Envolvendo Custos de Mudança, Comprometimento e Emoções. Revista Ciências Administrativas (UNIFOR), v. 16, p. 32-46, 2010.
GOMES, G. A. ; GONÇALVES, C. A. ; PARDINI, D. J. ; MUNIZ, Reynaldo Maia . Responsabilidade socioambiental corporativa e indicador de maturidade mediando desempenho estratégico para as organizações. Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC), v. 12, p. 244-269, 2010.
GONÇALVES, C. A.; DIAS, A. T. ; SOUZA, G. F. M. . Uma Perspectiva Evolucionária das Relações entre Estratégias Corporativas e Desempenho, com a Aplicação de Redes Neurais Artificiais e Algoritmos Genéticos. Revista Iberoamericana de Estratégia, v. 9, p. 32-47, 2010.
PARDINI, D. J. ; ALVES, P. S. M. ; GONÇALVES, C. A. . Governança Gestora: Uma nova concepçao na gestão de redes de pequenas e médias empresas. Gestao e Planejamento, v. 11, p. 297-315, 2010.
OLIVEIRA, P. H. ; GONÇALVES, C. A. ; PAULA, E. A. M. . Visão Baseada em Recursos da Empresa, Inteligência Competitiva e Balance Scorecard: em Busca da Vantagem Competitiva Sustentável. Revista de Ciências da Administração, v. 12, p. 60, 2010.
PARDINI, D. J. ; ALVES, P. S. M. ; GONÇALVES, C. A. . Fórum e Empreendedorismo e Gestão de PNE. Gestão & Planejamento (Salvador), v. 11, p. 297-315, 2010.
PARDINI, Daniel J. ; GONÇALVES, C. A. ; GONÇALVES, Márcio Augusto . Water resources governance: a study of the stakeholder perceptions in the state of Minas Gerais. Corporate Ownership & Control, v. 6, p. 407-422, 2009.
RIBEIRO, J. A. ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. ; SOUZA, G. F. M. ; BORGES, F. R. F. ; BARAKAT, L. L. ; VEIGA, Ricardo Teixeira . Competências essenciais como fator determinante de competitividade em ambientes hiper-competitivos: um estudo no setor de telefonia celular de Minas Gerais. REGE. Revista de Gestão USP, v. 16, p. 51-67, 2009.
MONTEIRO, P. R. R. ; VEIGA, Ricardo Teixeira ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. . Previsão de comportamentos do consumo usando a personalidade. RAE Eletrônica (Online), v. 8, p. 13, 2009.
GONÇALVES FILHO, Cid ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. ; LADEIRA, Marcelo Bronzo ; SOUKI, Gustavo Quiroga . Mensurando a qualidade de serviços logísticos e intenções comportamentais de varejistas: Um estudo empírico na indústria de refrigerantes. Revista Alcance (Online), v. 16, p. 404-425, 2009.
DALLA, W. D. ; GONÇALVES, C. A. ; MUNIZ, Reynaldo Maia . O pensamento do estrategista: fatores que asseguram a tomada de decisões estratégicas nas pequenas e médias empresas. Revista Iberoamericana de Estratégia, v. 08, p. 63-84, 2009.
PARDINI, D. J. ; GONÇALVES, C. A. ; ALVES, P. S. M. . Formação cultural como construto de ligação entre visão empreendedora e ação estratégia. Revista ANGRAD, v. 10, p. 133-156, 2009.
CID, G. F. ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. ; SOUKI, Gustavo Quiroga . Valor das Marcas (Brand Equity) para o Consumidor: Desenvolvimento e Validação de um Instrumento de Mensuração no Setor Automotivo.. RECADM : Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 08, p. 80-108, 2009.
FARIA, A. A. ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. ; SOUZA, G. F. M. ; FLORENTINO, M. V. . Geração de vantagens competitivas sustentáveis por meio do empreendedorismo corporativo. Revista MultiFace, v. 3, p. 37-47, 2009.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid ; FERREIRA, P. A. G. ; VEIGA, Ricardo Teixeira . Antecedentes da lealdade do consumidor: estudo empírico no mercado de telefonia celular. Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC), v. 11, p. 136-168, 2009.
SOUKI, G. Q. ; PARDINI, D. J. ; GONÇALVES, C. A. ; COSTA, M. D. C. . Impactos das praticas organizacionais sobre as atitudes dos funcionarios: Um estudo empirico no setor de Telecomunicações. Gestão & Planejamento (Salvador), v. 10, p. 89-110, 2009.
BRANDAO, E. A. ; MUNIZ, R. M. ; GONÇALVES, C. A. . A Inovação e o Design Estético na Geração de Capacidades Dinâmicas: um Estudo de Caso Btob. Revista Gestão & Tecnologia, v. 9, p. 1-21, 2009.
GONÇALVES, C. A.; DIAS, A. T. ; MUNIZ, Reynaldo Maia . Análise discriminante das relações entre fatores estratégicos, indústria e desempenho em organizações brasileiras atuantes na indústria manufatureira. RAC. Revista de Administração Contemporânea, v. 12, p. 287-311, 2008.
GONÇALVES, C. A.; BARBOSA, L. F. A. ; GONÇALVES, M. A. ; MUNIZ, Reynaldo Maia ; PARDINI, D. J. . Governance and Organizational Structure: an analysis of SUS after the concretion of the Brazilian Sanitary Reform. Corporate Ownership & Control (Print), v. 6, p. 189-201, 2008.
OLIVEIRA, Daniela Ferro de ; GONÇALVES, C. A. . A última disciplina da Administração: um estudo didático e integrado de modelo de planejamento estratégico. Revista de Administração da UFSM, v. 1, p. 225-240, 2008.
PARDINI, D. J. ; GONÇALVES, C. A. ; KILIMNIK, Zélia Miranda . Manifestações simbólicas nas relações intra e interorganizacionais. E & G. Economia e Gestão, v. 8, p. 25-40, 2008.
JÚNIOR MOURA, A. L. ; REIS NETO, M. T. ; MAIA, R. S. ; GONÇALVES, C. A. . Programas de relacionamento: uma avaliação multi-setorial envolvendo satisfação, lealdade e custos de mudança segundo a percepção dos clientes. Revista do Centro de Ciências Administrativas (UNIFOR), v. 14, p. 338-349, 2008.
CID, G. F. ; GONÇALVES, C. A. ; PARDINI, D. J. . O impacto da inovação e da gestão do conhecimento de marketing no desempenho de novos produtos no mercado. RAI. Revista de Administração e Inovação, v. 5, p. 5-28, 2008.
OLIVEIRA, L.J. ; GONÇALVES FILHO, Cid ; GONÇALVES, C. A. ; SOUKI, Gustavo Quiroga . Qualidade, satisfação e comprometimento: um estudo nas relações BtoB na indústria de eletricidade. Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC), v. 10, p. 298-312, 2008.
PARDINI, D. J. ; SANTOS, R. V. ; GONÇALVES, C. A. . A dinâmica da aprendizagem intra e interorganizacional: perspectivas em estratégias cooperativas e competitivas utilizando as tipologias de Exploration e Exploitation. E & G. Economia e Gestão, v. 8, p. 22-35, 2008.
GONÇALVES, C. Alberto; BRANDAO, E. A. ; MUNIZ, Reynaldo Maia . A inovação e o design estético na geração de capacidades dinâmicas: um estudo de caso BTOB. Pretexto (Belo Horizonte), v. 9, p. 9-38, 2008.
CARNEIRO, Claudia L. ; REIS, M. T. ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. . Comprometimento: um ensaio conceitual do construto. Administração de Empresas em Revista, v. VII, p. 23-59, 2008.
AGUIAR, A. C. ; GONÇALVES, C. A. . Política de desenvolvimento cientifico e tecnologico: qual a realidade de Minas Gerais?. PERSPECT CIENC INF, v. 5, p. 151-166, 2008.
DIAS, A. T. ; GONÇALVES, C. A. ; COLETA, Karina Andrea Pereira Garcia . Fatores Estratégicos e Desempenho de Empresas em Ambientes Turbulentos: o Caso das Companhias Brasileiras Abertas no Período 1996-2001. RAC Eletrônica (Online), v. 1, p. 86-106, 2007.
AMÂNCIO, Jessé Alves ; GONÇALVES, C. A. ; GOSLING, Marlusa ; GONÇALVES FILHO, Cid . Experiências Virtuais no Aprendizado de Administração. Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC), v. 9, p. 127-146, 2007.
GONÇALVES FILHO, Cid ; VEIT, Mara ; GONÇALVES, C. A. . Mensuração do perfil empreendedor e seu impacto no desempenho das pequenas empresas. Revista de Negócios, v. 12, p. 29-44, 2007.
DIAS, A. T. ; GONÇALVES, C. A. . Macroeconomic Context, Relationships with Stockholders and Strategic Factors in the Determination of Brazilian Corporations? Performance. Latin American Business Review (Binghamton), v. 8, p. 1-23, 2007.
DIAS, A. T. ; GONÇALVES, C. A. ; SILVA, C. J. . Mensuração do desempenho estratégico na lógica do Modelo STROBER: uma análise no setor de revenda automotiva. Pretexto (Belo Horizonte), v. VIII, p. 79-100, 2007.
SILVA, E. M. ; GONÇALVES, C. A. . Correlação entre satisfação do consumidor e desempenho organizacional. Pretexto (Belo Horizonte), v. 8, p. 9-24, 2007.
FELIX, D. ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. ; GONÇALVES FILHO, Cid . Terceirização de serviços: um estudo exploratório em hospitais. Pretexto (Belo Horizonte), v. 8, p. 37-51, 2007.
CID, G. F. ; SOUKI, G. Q. ; GONÇALVES, C. A. . Brand Equity baseado no consumidor: Desenvolvimento e validaçao de uminstrumento de mensuração no setor automotivo. Gestao e Planejamento, v. 8, p. 31-46, 2007.
COELHO, M. Q. ; GONÇALVES, C. A. . Uma Proposta de Avaliação para o Investimento Social Privado. RGSA: Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 1, p. 22-40, 2007.
TEIXEIRA, Luiz Antônio Antunes ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. ; DOMINGUES, J. Roberto ; SILVA, J. T. M. . Análise de modelos de valor de cliente por toda a vida e influências na rentabilidade organizacional. Faces (FACE/FUMEC), v. 6, p. 38-50, 2007.
GONÇALVES, C. A.; PARDINI, Daniel J. . Concentration of Ownership and Control as a Governance Mechanism in the Brazilian Financial System. Corporate Ownership & Control (Print), Ukraine, v. 3, n.4, p. 135-143, 2006.
GONÇALVES, C. A.; PAIVA JÚNIOR, Fernando Gomes de . Competitividade e Inovação Influenciando o Crescimento Empresarial: a perspectiva dos empreendedores de empresas de base tecnológica. RPA Brasil (Maringá), Paraná, v. 2, n.5, p. 55-62, 2006.
MOURA, Andréia Cássia de ; GONÇALVES, C. A. . Modelo de Satisfação ACSI Modificado no Setor de Telefonia Móvel. RAE. Revista de Administração de Empresas, Belo Horizonte, v. 45, p. 72-85, 2005.
GONÇALVES, C. A.; OLIVEIRA, Walter Marinho de ; BARBOSA, Francisco Vidal . O Brasil como importante player no mercado mundial de software: uma avaliação baseada no modelo de exportação de software de Heeks e Nicholson.. FACEF Pesquisa, Franca-SP, v. 8, n.3, p. 19-32, 2005.
GONÇALVES, C. A.; OLIVEIRA, Daniela Ferro de . A última disciplina da administração: um estudo didático e integrado de um modelo de planejamento estratégico. Pretexto (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 6, n.1, p. 11-32, 2005.
GONÇALVES, C. A.; MOREIRA, J. C. ; OLIVEIRA, Daniela Ferro de ; FERREIRA, Renata Fabiana ; COLETA, Karina Andrea Pereira Garcia . Análise de um alinhamento estratégico a partir da combinação das FOFAs com FCs. Faces (FACE/FUMEC), Belo Horizonte, 2004.
GOSLING, Marlusa ; GONÇALVES, C. A. . Idéias metodológicas dos autores de estratégia dos EnANPADs: uma meta-análise. READ – Revista Eletrônica da Administração (UFRGS), v. 41, p. 5, 2004.
GONÇALVES, C. A.; MATOS, C. A. ; OLILVEIRA, D. F. . Produtos de Sucesso: um estudo de análise discriminante empírica na indústria. Faces (FACE/FUMEC), v. 2, 2003.
VEIGA, Ricardo Teixeira ; MOURA, A. I. ; GONÇALVES, C. A. . Validação das Medidas Usadas no Exame Empírico de um Modelo de Qualidade de Serviços. Faces (FACE/FUMEC), 2003.
GOSLING, Marlusa ; GONÇALVES, C. A. . Relacionamento em Bancos Comerciais: A Adaptação de Escalas. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 9, n.4, 2003.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid ; MATOS, C. A. ; OLIVEIRA, Daniela Ferro de . Aplicação da Análise Discriminante na Prescrição de Produtos de Sucesso e na Identificação de seus Construtores Preponderantes. Varejo em Perspectiva, Belo Horizonte, v. 1, n.2, p. 37-47, 2003.
TAVARES, Mauro Calixta ; GONÇALVES, C. A. . Construção do Conhecimento em Estratégia e em Competitividade: Uma Síntese. Ciência e Desenvolvimento Revista de Divulgação Técnico Científica da Estácio de Sá, Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 95-122, 2003.
CAPPELLE, M. C. A. ; MELO, M. C. O. L. ; GONÇALVES, C. A. . Análise de Conteúdo e Análise de Discurso nas Ciências Sociais. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 5, n.1, p. 69-85, 2003.
GOSLING, Marlusa ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. . Modelagem por Equações Estruturais: conceitos e aplicações. Faces (FACE/FUMEC), v. 2, p. 83-95, 2003.
GONÇALVES, C. A.; CARDOSO, M. S. ; VEIGA, Ricardo Teixeira . Um Modelo Estratégico de CRM Integrado. Varejo em Perspectiva, Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 59-76, 2002.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid ; VEIGA, Ricardo Teixeira . Comércio Eletrônico e Oportunidades de Negócios no Varejo: mitos e realidades. Varejo em Perspectiva, Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 91-99, 2002.
GONÇALVES, C. Alberto; MOREIRA, J. C. ; OLIVEIRA, Daniela Ferro de ; FERREIRA, Renata Fabiana ; COLETA, Karina Andrea Pereira Garcia . Análise de um alinhamento estratégico a partir da combinação das FOFAS com os FCS. Faces (FACE/FUMEC), v. 1, p. 67-96, 2002.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid . Gerência do Conhecimento – Desafios e Oportunidades para as Organizações. Caderno de Pesquisas em Administração (USP), São Paulo, v. 08, n.1, p. 47-60, 2001.
GONÇALVES, C. A.. Os cenários de mutação do varejo. Vitrine Mercado, Belo Horizonte, v. Ano 4, n.N. 4, p. 36-36, 2001.
MORAES, M. ; SILVA, A. C. L. ; GONÇALVES, C. A. ; PAULA, E. R. . Um olhar sobre o comportamento de compra dos usuários da Internet. Cadernos de Pesquisas Em Administração, São Paulo, 2000.
AGUIAR, A. C. ; GONÇALVES, C. A. . Política de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Qual a Realidade de Minas Gerais?. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 5, n.2, p. 151-166, 2000.
VEIGA, Ricardo Teixeira ; GONÇALVES, C. A. . Mensuração de Traços da Cultura da Qualidade. Cadernos de Administração (UnB), Brasília, v. IV, n.1, p. 27-61, 1998.
GONÇALVES, C. A.. Methods of Knowledge Acquisition and Representation of Expert System. 2ND INTERNATIONAL WORKSHOP ON ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN ECONOMICS AND MANAGEMENT- SINGAPURE, 1998.
GONÇALVES, C. A.. Revitalização de Empresas. Revista & Tendências, Ano III, nº 3, Nov/96, 1996.
GONÇALVES, C. A.. Revitalizacao de Empresas: Metodos de Intervencao nas Organizações. REVISTA DE ADMINISTRACAO, Mar/96, v. 52, 1996.
GONÇALVES, C. A.. Métodos de Revitalização de Empresas. Revista Tribuna do Administrador, ano 13, nº 53, Novembro/1995, 1995.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid . Tecnologia da Informação e Marketing: Como Obter Clientes e Mercados. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n.4, p. 21-32, 1995.
GONÇALVES, C. A.. Fatores do processo de criatividade: indicadores para o agente de mudanças. O Alferes, Belo Horizonte, 1993.
Livros
GONÇALVES, M. A. ; GONÇALVES, C. A. ; ORSINI, T. B. ; MARQUES, A. J. S. . Livro: III Seminário Nacional Do Observatório De Custos Em Saúde:: Cadeia Produtiva, Biotecnológia e Inovação na Perspectiva do Sistema Único de Saúde. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. v. 1. 237p .
GONÇALVES, M. A. ; GONÇALVES, C. A. ; ORSINI, T. B. ; MARQUES, A. J. S. . Livro: II Seminário Nacional Do Observatório De Custos Em Saúde. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. v. 1. 255p .
GONÇALVES, Márcio Augusto (Org.) ; ORSINI, T. B. (Org.) ; OLIVEIRA, O. K. (Org.) ; GONÇALVES, C. A. (Org.) ; ALEMAO, M. M. (Org.) . Observatório de Custos em Saúde. 0. ed. BELO HORIZONTE: Vera Sátiro, 2012. v. 1. 235p .
GONÇALVES, C. Alberto; DAMÁZIO, L. F. ; GONÇALVES, C. A. . Desafios da Gestão Estratégica em serviços de saúde. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2012. v. 1. 221p .
DAMÁZIO, L. F. (Org.) ; GONÇALVES, C. A. (Org.) . Desafios da Gestão Estratégica em serviços de saúde. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. v. 1. 221p .
GONÇALVES, C. A.. Manual de Ferramentas de Estratégia Empresarial. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2008. v. 1. 323p .
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid ; REIS NETO, M. T. . Estratégia Empresarial ? o desafio das organizações: como harmonizar a obtenção de resultados entre as pessoas e o meio ambiente. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. v. 1. 232p .
GONÇALVES, C. A.; MEIRELLES, Anthero de Moraes . Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2004. v. 1. 199p .
GONÇALVES, C. A.; JAMIL, George Leal ; TAVARES, W. R. . Marketing de Relacionamento Data base Marketing: uma estratégia para adaptação em mercados competitivos. 1. ed. Rio de Janeiro: Axcel, 2002. v. 1. 329p .
GONÇALVES, C. A.; REIS NETO, M. T. (Org.) ; GONÇALVES FILHO, Cid (Org.) . Administração Estratégica – Múltiplos enfoques para o sucesso empresarial. 1. ed. Belo Horizonte: FUMARC, 2001. v. 1. 317p .
GONÇALVES, C. A.; DELFIN NETTO, A. (Org.) ; FACCINA, C. (Org.) ; SILVA, C. L. M. (Org.) ; MORENO, R. (Org.) ; ZILBER, M. A. (Org.) . Revista de Administração Mackenzie. 1. ed. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2000. v. 1. 143p .
GONÇALVES, C. A.; SANT’ANNA, A. S. . Database Marketing: uma estratégia não visível para sua maior adaptação em mercados competitivos. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 1997. 113p .
Capítulos de Livros
CHRISTINO, J. M. M. ; GONÇALVES, C. A. . Contribuições da Teoria da Cultura de Consumo: significados do consumo na sociedade contemporânea. In: Solange Maria Pimenta; Maria Laetitia Corrêia; Maria Cristina Dadalto; Henrique Maia Veloso. (Org.). Sociedade e consumo: múltiplas dimensões da contemporaneirade. 1ed.Curitiba: Juruá, 2010, v. 1, p. 317-336.
GONÇALVES, C. Alberto; MUNIZ, Reynaldo Maia ; FREITAS, J. S. ; CHENG, Lin Chih . Modelo para a avaliação de desempenho organizacional: uma proposta para a orientação de pesquisa entre Brasil e União Europeia na área de Estratégia. In: Joaquim Ramos Silva; Allan C. Queiroz Barbosa. (Org.). Estado, empresas e sociedade: um mosaico luso-brasileiro. 1ed.Lisboa: Edições Colibri, 2009, v. , p. 65-101.
BARAKAT, L. L. ; SOUZA, G. F. M. ; GONÇALVES, C. A. . O comportamento do consumidor: Teoria do Comportamento Planejado. In: Carlos Alberto Gonçalves. (Org.). Manual de Ferramentas de Estratégia Empresarial. 1ed.São Paulo: Atlas, 2008, v. 1, p. 145-161.
OLILVEIRA, D. F. ; GONÇALVES, C. A. . Balanced Scorecard: Traduzindo a Estratégia em Ação. In: Carlos Alberto Gonçalves. (Org.). Manual de Ferramentas de Estratégia Empresarial. 1ed.São Paulo: Atlas, 2008, v. 1, p. 172-181.
FERREIRA, Luiz Gustavo Gonçalves Bretas ; GONÇALVES, C. A. . Teoria RBV – Resource-Based View – e Vantagem Competitiva. In: Carlos Alberto Gonçalves. (Org.). Manual de Ferramentas de Estratégia Empresarial. 1ed.São Paulo: Atlas, 2008, v. 1, p. 295-305.
GONÇALVES, C. A.; BORGES, F. R. F. ; SOUZA, G. F. M. ; RIBEIRO, J. A. . Aliando o bom desempenho empresarial ao desenvolvimento sustentável: um estudo sob a ótica das perspectivas ambiental, social, econômica e da governança corporativa. In: Tania Margarete Mezzomo Keinert. (Org.). Organizações Sustentáveis: Utopias e Inovações. 1ed.São Paulo / Belo Horizonte: Annablume Editora Comunicação / FAPEMIG, 2007, v. 1, p. 131-143.
LADEIRA, Marcelo Bronzo ; GONÇALVES, C. A. ; OLIVEIRA, Marcos Paulo Valadares. . Organizational Performance: relationships with Strategic Orientation, Environment and Conpetitiveness. In: ACUR, NURAM; ERKIP, Nesim K.; GÜNEÞ, Evrim Didem. (Org.). EurOMA2007 14th International Annual EurOMA Conference. 1ed.Ankara: Bilkent University, 2007, v. 1, p. 1-99.
MEIRELLES, Anthero de Moraes ; GONÇALVES, C. A. . Modelo de formação de estratégias: uma visão conciliatória entre o subjetivismo e o objetivismo. In: Fernando Coutinho Garcia e Luiz Carlos Honório. (Org.). Administração – metodologia – organizações – estratégia. 1ed.Curitiba: Juruá Editora, 2007, v. 1, p. 159-177.
GONÇALVES, C. A.; MUNIZ, R. M. ; FREITAS, J. S. ; CHENG, L. C. . Modelo para a avaliação de desempenho Organizacional: uma proposta para a orientação de pesquisa entre Brasil e União Européia na Área de Estratégia. In: Joaquim Ramos Silva; Allan Claudius Queiroz Barbosa. (Org.). Estado, Empresa e Sociedade: um mosaico Luso-Brasileiro. 302ed.Lisboa: Colibri, 2007, v. 1, p. 65-101.
MEIRELLES, Anthero de Moraes ; GONÇALVES, C. A. . O que é Estratégia: histórico, conceitos e analogias. In: Carlos Alberto Gonçalves; Mário Teixeira Reis Neto; Cid Gonçalves Filho. (Org.). Estratégia Empresarial: o desafio das organizações. 1ed.Belo Horizonte: Fumarc, 2006, v. 1, p. 2-15.
CASTRO, M. M. ; GONÇALVES, C. A. ; LARA, J. E. ; BERNARDES, P. . Capítulo 13 Análise da Postura Estratégica: em busca de um instrumento para avaliar a postura estratégica de uma empresa. In: Carlos Alberto Gonçalves; Cid Gonçalves Filho; Mário Teixeira. (Org.). Estratégia Empresarial: o desafio das organizações. 1ed.: , 2006, v. , p. 286-319.
MEIRELLES, Anthero de Moraes ; GONÇALVES, C. A. . O que é estratégia: histórico, conceito e analogias. In: Carlos Alberto Gonçalves; Cid Gonçalves Filho; Mário Teixeira Reis Neto. (Org.). Estratégia Empresarial ? o desafio das organizações: como harmonizar a obtenção de resultados entre as pessoas e o meio ambiente. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2006, v. 1, p. 1-15.
MEIRELLES, Anthero de Moraes ; GONÇALVES, C. A. ; GONÇALVES FILHO, Cid ; LARA, José Edson . Visão estratégica em mercados globalizados. In: Carlos Alberto Gonçalves; Cid Gonçalves Filho; Mário Teixeira Reis Neto. (Org.). Estratégia Empresarial ? o desafio das organizações: como harmonizar a obtenção de resultados entre as pessoas e o meio ambiente. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2006, v. 1, p. 69-83.
MEIRELLES, Anthero de Moraes ; BERNARDES, P. ; GONÇALVES, C. A. . Espaços da estratégia em algumas perspectivas da teoria organizacional. In: Carlos Alberto Gonçalves; Cid Gonçalves Filho; Mário Teixeira Reis Neto. (Org.). Estratégia Empresarial ? o desafio das organizações: como harmonizar a obtenção de resultados entre as pessoas e o meio ambiente. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2006, v. 1, p. 85-109.
GONÇALVES, C. A.; MACIEL, C. A. F. . Estratégias visíveis e invisíveis na competitividade organizacional: uma contribuição teórica à inteligência estratégica. In: Carlos Alberto Gonçalves; Cid Gonçalves Filho; Mário Teixeira Reis Neto. (Org.). Estratégia Empresarial ? o desafio das organizações: como harmonizar a obtenção de resultados entre as pessoas e o meio ambiente. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2006, v. 1, p. 111-130.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid . Estratégias genéricas: a arte da escolha e a liderança de mercado. In: Carlos Alberto Gonçalves; Cid Gonçalves Filho; Mário Teixeira Reis Neto. (Org.). Estratégia Empresarial ? o desafio das organizações: como harmonizar a obtenção de resultados entre as pessoas e o meio ambiente. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2006, v. 1, p. 205-227.
GONÇALVES, C. A.; VEIGA, Ricardo Teixeira ; MOURA, L. R. C. . Proposta de um modelo de análise e mensuração da dinâmica estratégica das organizações: um estudo nas empresas têxteis de Minas Gerais. In: Carlos Alberto Gonçalves; Cid Gonçalves Filho; Mário Teixeira Reis Neto. (Org.). Estratégia Empresarial ? o desafio das organizações: como harmonizar a obtenção de resultados entre as pessoas e o meio ambiente. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2006, v. 1, p. 305-319.
MEIRELLES, Anthero de Moraes ; BERNARDES, P. ; GONÇALVES, C. A. . Espaços da Estratégia em algumas perspectivas da Teoria Organizacional. In: Carlos Alberto Gonçalves; Mário Teixeira Reis Neto; Cid Gonçalves Filho. (Org.). Administração Estratégica – Múltiplos enfoques para o sucesso empresarial. 1ed.Belo Horizonte: Fumarc, 2001, v. , p. -.
GONÇALVES, C. A.; MACIEL, C. A. F. . Estratégias visíveis e invisíveis na competitividade organizacional: uma contribuição teórica à inteligência estratégica organizacional. In: Carlos Alberto Gonçalves; Cid Gonçalves Filho; Mário Teixeira Reis Neto. (Org.). Administração Estratégica – Múltiplos Enfoques para o sucesso empresarial. Belo Horizonte: Fumarc, 2001, v. , p. -.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid . Estratégias genéricas: a arte da escolha e a liderança de mercado. In: Carlos Alberto Gonçalves; Mário Teixeira Reis Neto; Cid Gonçalves Filho. (Org.). Administração Estratégica: Múltiplos enfoques para o sucesso empresarial. : , 2001, v. , p. -.
MEIRELLES, Anthero de Moraes ; GONÇALVES, C. A. ; MACIEL, C. A. F. ; GONÇALVES FILHO, Cid ; LARA, José Edson . Visão estratégica em mercados globalizados. In: Carlos Alberto Gonçalves; |Cid Gonçalves Filho; Mário Teixeira. (Org.). Administração Estratégica – Múltiplos enfoques para o sucesso empresariais. : , 2001, v. , p. -.
GONÇALVES, C. A.; MOURA, L. R. C. ; VEIGA, Ricardo Teixeira ; ESMERIA, P. F. . Proposta de um modelo de análise e mensuração da dinâmica estratégica das organizações: um estudo das empresas têxteis de Minas Gerais. In: Carlos Alberto Gonçalves; Cid Gonçalves Filho; Mário Teixeira. (Org.). Administração Estratégica – Múltiplos enfoques para o sucesso empresarial. : , 2001, v. , p. -.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid . Globalização, Organizações, Estado-Nação e a Sociedade: uma Análise Crítico-Reflexiva. In: Solange Maria Pimenta. (Org.). Recursos Humanos: uma Dimensão Estrátegica.. Belo Horizonte: UFMG/FACE/CEPEAD, 1999, v. , p. -.
GONÇALVES, C. A.. O SDB/3 visto como um sistema especialista. In: Walter Del Picchia. (Org.). Métodos Numéricos para resolução de prob. lógicos. São Paulo: Edgard Blucher LTDA, 1993, v. 1, p. 279-284.
GONÇALVES, C. A.. Estilos Cognitivos e outros fatores que influenciam na construção de sistemas especialistas. In: Abigail de Oliveira Carvalho. (Org.). Administração Contemporânea. 1ed.Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1988, v. 1, p. 41-68.
Textos publicados em jornais de notícias e revistas
GONÇALVES, C. A.. Equívocos de Valorização. Diário do Comércio – Coluna: Como Fazer, 21 ago. 1997.
GONÇALVES, C. A.. Revitalização: O Grande Desafio. Diário do Comércio – Caderno de Finanças e Negócios, Belo Horizonte, p. 7 – 7, 04 abr. 1996.
GONÇALVES, C. A.. O Décimo Terceiro Salário é Virtual. Estado de Minas, Belo Horizonte, 23 jan. 1996.
GONÇALVES, C. A.. Mania de Comprar. Jornal de Opinião – Seção Painel, Belo Horizonte, p. 19 – 19, 15 jan. 1996.
GONÇALVES, C. A.. O Consumo pela Informática. Estado de Minas – Coluna Opinião, Belo Horizonte, 20 dez. 1995.
GONÇALVES, C. A.. Entre o Consumo e o Consumismo. Estado de Minas – Coluna Opinião, Belo Horizonte, 26 nov. 1995.
GONÇALVES, C. A.. Taxonomias Humanas: Um Mosaico Entrelaçado como Desafio ao Administrador. Estado de Minas – Seção Recursos Humanos, Belo Horizonte, 21 fev. 1993.
GONÇALVES, C. A.. Cuidado, Clientes à Vista!. Diário do Comércio, Belo Horizonte.
Produção Técnica
GONÇALVES, C. A.. Revista Forum Empresarial. San Juan: Faculdade de Administração de Empresas – Universidade de Porto Rico – Recinto de Rio Piedras, 2004 (Junta assessora internacional).
GONÇALVES, C. A.. Varejo em Perspectiva. Belo Horizonte: CITC – Centro Internacional de Tecnologia do Comércio, 2002 (Editor).
GONÇALVES, C. A.. Consultoria ad hoc pro-honorem Projeto OF.FMP.023.1/2015. 2016.
MARQUES, Antônio Luiz ; GONÇALVES, C. A. ; PEREIRA, L. Z. ; PORTES, P. C. P. ; GARCIA, K. A. P. ; OLIVEIRA, Daniela Ferro de ; FERREIRA, Renata Fabiana ; BALBINO, E. L. M. ; COSTA, J. M. . Percepção do Trabalho e da Instituição. 2003.
GONÇALVES, C. A.; BARBOSA, Fernanda Lopes Vilhena ; CAMARGO, Françoise Pereira de ; FERREIRA, Luiz Gustavo Gonçalves Bretas ; BERGAMASCHI, Luana Sarantopoulos . Modelo Exportador de Pequenos Empreendedores e arranjos produtivos Mineiros. 2006.
GONÇALVES, C. A.; REZENDE, Bruna Mendes ; CAMARGO, Françoise Pereira de ; FERREIRA, Luiz Gustavo Gonçalves Bretas . Apropiando a Teoria à Prática: Um Estudo das Atitudes Gerenciais que Melhoram o Aproveitamento da Resource-Based Theory e da Teoria dos Stakeholders. 2006.
GONÇALVES, C. A.; PARDINI, D. J. ; OLIVEIRA, Luiz Cláudio Vieira de ; RODRIGUES, Suzana Braga . Isomorfismo entre Comportamento Estratégico de Empresas e seus Mercados. 2006.
RODRIGUES, Suzana Braga ; GONÇALVES, C. A. ; AGUIAR, Afrânio Carvalho . Orientação Estratégica, Ambiente e Competitividade e sua Relações com o Desempenho da Firma: Um Estudo em Empresas de Setores de Economia de Mercado. 2006.
TEIXEIRA, Luiz Antônio Antunes ; GONÇALVES, C. A. . Portifólio de Clientes em Empresa Atuante no Segmento de Commodities: Uma Análise à Luz do Modelo Valor do Cliente (Customer Equity). 2006.
GONÇALVES, C. A.; COLETA, Karina Andrea Pereira Garcia ; BERGAMASCHI, Luana Sarantopoulos ; FERREIRA, Luiz Gustavo Gonçalves Bretas ; PEREIRA, Chambela Brás ; MANSUR, Fernanda Brutman Elias ; CHAGAS, Rudger Maia ; FERREIRA, Renata Fabiana ; OLIVEIRA, Daniela Ferro de . Proposição de um modelo integrado de relações enre os construos ligados à satisfação global do cliente e a imagem: um estudo das empresas de telefonia móvel de Minas Gerais. 2005.
GONÇALVES, C. A.; FERREIRA, Luiz Gustavo Gonçalves Bretas ; BERGAMASCHI, Luana Sarantopoulos ; MADUREIRA, Kamila Torres ; CAMARGO, Françoise Pereira de ; COLETA, Karina Andrea Pereira Garcia ; VEIGA, Ricardo Teixeira ; LARA, José Edson . Do diagnóstico à implementação estratégica: um estudo nas organizações do Terceiro Setor. 2005.
GONÇALVES, C. A.; MADUREIRA, Kamila Torres ; FERREIRA, Luiz Gustavo Gonçalves Bretas ; BERGAMASCHI, Luana Sarantopoulos ; CAMARGO, Françoise Pereira de ; COLETA, Karina Andrea Pereira Garcia ; VEIGA, Ricardo Teixeira ; LARA, José Edson . A escolha da faculdade: um estudo do comportamento do consumidor adolescente. 2005.
GONÇALVES, C. A.; AGUIAR, Afrânio Carvalho ; SOUKI, Gustavo Quiroga . As Lógicas RBV, Stakeholders e Orientação para Mercados. 2005.
SOUKI, Gustavo Quiroga ; GONÇALVES, C. A. ; JAMIL, George Leal ; GONÇALVES FILHO, Cid . Administração Estratégica na Pecuária Leiteira: A Informática como Instrumento de Mudança. 2005.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid ; COLETA, Karina Andrea Pereira Garcia ; FERREIRA, Luiz Gustavo Gonçalves Bretas ; VEIGA, Ricardo Teixeira ; PEREIRA, Chambela Brás ; MANSUR, Fernanda Brutman Elias . Análise do isomorfismo entre empresas orientadas para o mercado e o comportamento dos clientes em atitudes e percepções: estudo multicasos em empresas de telefonia móvel e instituições de ensino superior em Minas Gerais. 2004.
TEIXEIRA, Luiz Antônio Antunes ; GONÇALVES, C. A. ; AGUIAR, Afrânio Carvalho ; PARDINI, D. J. . Processo de Direção: Métodos para Definição da Configuração Institucional e Convivência Profissional. 2004.
GONÇALVES, C. A.; OLIVEIRA, Daniela Ferro de ; FERREIRA, Renata Fabiana ; COLETA, Karina Andrea Pereira Garcia ; JOVINO, C. ; SANT’ANDRÉ, Roberto Márcio ; MOURA, Andréia Cássia de ; GONÇALVES FILHO, Cid ; LARA, José Edson ; VEIGA, Ricardo Teixeira ; SILVA, E. E. E. ; MACHADO, Janine Rabelo . Avaliação das Relações entre Construtos Ligados à Satisfação Global do Cliente, ao Relacionamento e à Imagem: Uma Verificação B2C dos Usuários de Telefonia Móvel. 2003.
GONÇALVES, C. A.; TIBÚRCIO, J. D. ; NASCIMENTO, A. C. M. ; MOURA, Andréia Cássia de ; GARCIA, K. A. P. . Avaliação do Construto Conhecimento de Marketing na Vantagem Competitiva de Novos Produtos. 2002.
GONÇALVES, C. A.; OLILVEIRA, D. F. ; MOURA, Andréia Cássia de ; GARCIA, K. A. P. . Proposição de um Modelo Integrado de Relações entre os Construtos Ligados à Satisfação Global do Cliente, ao Relacionamento e à Imagem: Um Estudo das Empresas de Telefonia Móvel de Minas Gerais. 2002.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid ; VEIGA, Ricardo Teixeira ; LARA, José Edson ; MACHADO, Janine Rabelo ; RIBEIRO, Áurea Helena Puga ; MOURA, Andréia Cássia de ; SILVA, C. G. . Produtos de Sucesso – Estratégias de Marketing no Processo de Gestão do Portfólio de Novos Produtos: um estudo comparativo entre grandes organizações em ambientes globalizados. 2001.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid ; MACHADO, Janine Rabelo ; LARA, José Edson ; SILVA, E. E. E. ; RIBEIRO, Áurea Helena Puga ; VEIGA, Ricardo Teixeira ; MINGOTI, S. ; MOURA, Alexandre Inácio ; TIBÚRCIO, J. D. ; MOURA, Andréia Cássia de . O Impacto do conhecimento de Marketing na Vantagem Competitiva de Novos Produtos: conceituação e pesquisa empírica. 2001.
GONÇALVES, C. A.; VEIGA, Ricardo Teixeira ; LARA, José Edson ; MAIA, L. G. . Lista de Discussão com Gerentes de Marketing. 2001.
GONÇALVES, C. A.; MAIA, L. G. ; MARKUS, M. ; MOURA, Andréia Cássia de . A Geração de Conhecimento em Listas de Discussão na Internet. 2001.
GONÇALVES, C. A.; MOURA, Andréia Cássia de ; SILVA, M. T. ; MACHADO, M. A. ; LARA, José Edson ; MURICI, I. L. ; MOURA, Alexandre Inácio . Aplicação do Modelo Servqual Modificado como Instrumento de Medida de qualidade de serviços:um Estudo em Oficinas Concesionárias de Veículos. 2000.
GONÇALVES, C. A.; VEIGA, Ricardo Teixeira ; AFONSO, Tarcísio ; GONÇALVES FILHO, Cid . Estratégias Competitivas usando Marketing de Relacionamento apoiado por sistemas de Database Marketing. 1998.
GONÇALVES, C. A.; AFONSO, Tarcísio ; VEIGA, Ricardo Teixeira . Estratégia de Marketing de Serviço como Fator Competitivo no Mercado de Automóveis. 1998.
GONÇALVES, C. A.. Análise do reposicionamento estratégico de empresas: um estudo de indicadores para apoio à decisão gerencial em mercados de alta mutação. 1998.
GONÇALVES, C. A.; CAMPOS, R. L. ; ESMERIA, P. F. . Análise de Desempenho de Marketing de Relacionamento Apoiado por Sistemas de Database Marketing em Ambientes de Competitividade. 1998.
GONÇALVES, C. A.; URDAN, A. T. . Rumo ao índice brasileiro de satisfação do cliente: uma investigação preliminar em serviços. 1997.
GONÇALVES, C. A.; GOMES, J. . Competitividade das Organizações pela ISO 9001,2,3. 1997.
GONÇALVES, C. A.; SOUSA, C. T. M. ; SANTO, N. C. E. . Análise de Desempenho de Marketing de Relacionamento apoiada por Sistemas de Databas marketing em Ambientes de Competitividade. 1997.
GONÇALVES, C. A.; AFONSO, Tarcísio ; SAAVEDRA, L. L. . Comparação de Modelos de Intervenção e seus Impactos em Fatores do Ambiente Organizacional. 1996.
GONÇALVES, C. A.; MOURA, A. I. . Análise de Desempenho de Marketing de Relacionamento: Enfoque em Empresas de Transporte Aéreo. 1996.
GONÇALVES, C. A.. Planejamento estratégico para o sistema de exportação: diretrizes para a análise de gestão de exportação em Minas Gerais no ambiente de globalização dos mercados. 1995.
GONÇALVES, C. A.. Informática nas Organizações: fator de Inovação e desempenho. 1993.
GONÇALVES, C. A.. Criatividade: métodos para seu desenvolvimento, contribuições nas mudanças organizacionais. 1993.
GONÇALVES, C. A.. Consultoria: Fatores de Sucesso. 1993.
GONÇALVES, C. A.; PICCHIA, W. . Proposta de um Sistema de Apoio à Análise de Circuitos Elétricos Utilizando Processamento Algébrico.. 1985.
GONÇALVES, Márcio Augusto ; GONÇALVES, C. A. . Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde. 2008. (Editoração/Periódico).
GONÇALVES, C. A.. Sistema Especialista: Plano de Marketing para a Venda de Jóias Caras. 1992. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material Didático).
GONÇALVES, C. A.. Fatores do Processo de Criatividade: Indicadores para o Agente de Mudanças nas Organizações. 1992. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material Didático).
GONÇALVES, C. A.. O Futuro e o Âmbito de Atuação da Empresa. 1991. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material Didático).
GONÇALVES, C. A.. Desenvolvimento da Sensibilidade: Ênfase Comportamental. 1990. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material Didático).
GONÇALVES, C. A.. Processos Auxiliares para Aquisição e Representação do Conhecimento. 1989. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material Didático).
GONÇALVES, C. A.. O Estado da Arte no Desenvolvimento de Sistemas Especialistas. Módulo V: Aquisição e Representação de Conhecimentos. 1988. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material Didático).
GONÇALVES, C. A.; SANTOS, A. P. L. . Fatores que Influenciam na Construção de Bases de Conhecimento. 1986. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material Didático).
GONÇALVES, C. A.. Desenvolvimento de um Protótipo de Sistema Especialista para Seleção de Pessoal: uso EXSYS. 1986. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material Didático).
GONÇALVES, C. A.; PICCHIA, W. . Um Tutorial sobre Sistemas Especialistas. 1985. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material Didático).
GONÇALVES, C. A.. Comportamento Humano nas Organizações: uma contribuição ao estilo de gerência. 1980. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material Didático).
GONÇALVES, C. A.. Como usar o Programa SORT/MERGE. 1974. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material Didático).
GONÇALVES, C. A.. O Uso do On-Condition em PL/I. 1973. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material Didático).
BERNARDES, P. ; GONÇALVES, C. A. . Proposição de uma Escala de Avaliação da Decisão Estratégica do Grande Consumidor do Estado de Minas Gerais em Investir na Geração de Energia Elétrica. 2003 (XV Prêmio Minas de Economia) .
GONÇALVES, C. A.. Elaboração de Projeto de Pesquisa. 2000 (Material didático) .
GONÇALVES, C. A.. Database marketing: uma estratégia não visível para sua maior adaptação em mercados competitivos. 1997 (Material didático) .
GONÇALVES, C. A.. Estratégia empresarial em setores turbulentos. 1997 (Material didático) .
GONÇALVES, C. A.. Estratégias competitivas dos novos líderes de mercado. 1996 (Material didático) .
GONÇALVES, C. A.. ISO 9000 – uma abordagem prática para gerentes. 1995 (Material diático) .
GONÇALVES, C. A.. Gerência da Qualidade Total em Serviços. 1992 (Material diático) .
GONÇALVES, C. A.. Sistemas Especialistas: o que são e para que servem. 1992 (Material didático) .GONÇALVES, C. A.. Vocação para vendedor e bom ouvinte: uma análise de ligação de duas bases de conhecimento para apoio a decisão. 1990 (Material didático)