Extensão

Projeto Participa UFMG-Mariana Rio Doce: indicadores sociais e econômicos do pós rompimento da Barragem de Fundão

Equipe: Daniella Fernanda Machado Campos; Carlos Alberto Gonçalves; Mariana Rocha; Phillippe Mailard; Orlando Macedo Ferreira.

Relatório Força-Tarefa para a Avaliação dos Efeitos e Desdobramentos do Rompimento da Barragem de Fundão em Mariana – MG

O Decreto nº 46.892/2015 instalou a Força Tarefa para avaliação dos efeitos e desdobramentos do rompimento da Barragem de Fundão, localizada no Distrito de Bento Rodrigues, no Município de Mariana. A Força Tarefa tem como objetivo levantar dados, emitir relatórios, apresentar conclusões, propor medidas corretivas e restauradoras acerca dos danos humanos, ambientais e materiais decorrentes do desastre em pelo menos duas escalas: (i) escala microrregional, relacionada aos efeitos de destruição da onda de lama gerada em decorrência do rompimento da barragem sobre os municípios de Mariana, Barra Longa e Rio Doce; (ii) escala macrorregional, que diz respeito aos desdobramentos do desastre ao longo da calha do Rio. O Núcleo de Ensino e Pesquisas em Mercadologia e Estratégia em Operações atuou no procedimento “b” do relatório emitido pela SEDRU, compondo o subgrupo de trabalho “Economia” durante o encontro sediado na Cidade Administrativa, a partir da estruturação de grupos de trabalho temáticos para discussão do quadro de problemas, para aprofundamento em questões técnicas, identificação de lacunas de análise e proposição de planos de resposta. Por meio de um recorte acerca dos efeitos de destruição do rompimento da barragem relacionados às condições produção e trabalho das populações ao longo da calha do Rio Doce, o NUME propôs acompanhar os métodos aplicados para dimensionar os prejuízos, consolidados e potenciais, em termos materiais e humanos. Linha de Pesquisa: Marketing, Estratégia e Inovação Equipe de Trabalho: NUME –UFMG – SEDRU – BNDES Período: (2015-2020) Recursos: Situação: (em andamento)

Participantes: Daniella Fernanda Machado Campos; Carlos Alberto Gonçalves