Eventos
DAMÁZIO, L. F.; GONÇALVES, C. A.; SOARES, J. L.; SHIGAKI, H. B. Gestão Contemporânea de Marketing: um Olhar pelos Executivos no Brasil, 2018.
ZICA, R. M. F.; MARTINS, H. C.; GONÇALVES, C. A. Empreendedorismo e Inovação como Drivers do Processo de Estratégia em Pequenas Empresas, 2017.
ZICA, R. M. F.; MARTINS, H. C.; GONÇALVES, C. A. Formação da Estratégia a partir das Abordagens Organizacional, Econômica e Ambidestria para o Alcance do Desempenho: um estudo com pequenas empresas, 2017.
OLIVEIRA, F. S.; MARTINS, H. C.; GONÇALVES, C. A.; ZIVIANI, F. Mudança Societária, Perspectiva Estratégica e Antecedentes do Desempenho: um estudo em uma Empresa Familiar do Setor de Saúde, 2017.
MARTINS, H. C.; SIQUEIRA, L. A. B.; GONÇALVES, C. A. Atuação em Rede, Confiança e Recursos Internos como Antecedentes da Efetividade da Governança Supraempresarial: um Estudo do Impacto no Desempenho das Empresas Envolvidas, 2016.
Shigak, H. B.; SANTOS, C. P. V.; GONÇALVES, CARLOS A. Neurociência do Consumidor versus Neuromarketing: Potencial de Adoção Teórica com a Aplicação dos Métodos e Técnicas em Neurociência, 2016.
ALVES, S. T. J.; GONÇALVES, C. A.; COUTO, F. F. Uma Falácia da Governança por Políticas Públicas: Avaliação de Impactos sobre a Inovação na Perspectiva de uma Rede APL, 2016.
MACHADO, D. C. C.; PARDINI, D. J.; GONÇALVES, C. A. Corporate Social Responsibility: origins and evolution through a historical perspective at four Brazilian steel companies, 2015.
MILAGRES, R. M. ; REZENDE, O. ; GONÇALVES, C. A. . Determinantes do Contexto na Formação das Redes de Governança: o caso ‘A Cor da Cultura. In: XXXIX Encontro da AnPAD, 2015, Belo Horizonte. XXXIX Encontro da AnPAD, 2015.
ALVES, C. S. ; SILVA, J. O. ; FERREIRA, R. F. C. ; GONÇALVES, C. A. . Roda Viva: além de um programa, um método de pesquisa. In: V Encontro de Administração da Informação, 2015, Brasília. V EAI, 2015.
ZICA, R. M. F. ; GONÇALVES, C. A. ; MARTINS, H. C. . The Resource-Based Theory and its Adherence to a Superior Performance Strategy: an analysis in small companies in Brasil. In: VII Encontro de Estudos em Estratégia, 2015, Brasília. VII Encontro de Estudos em Estratégia, 2015.
MENEZES, P. H. B. ; MARTINS, H. C. ; GONÇALVES, C. A. . Do Planejamento ao Foco na Operação: os impactos dos Critérios de Excelência Baldrige na efetividade da gestão de ensino superior. In: XXXIX Encontro ANPAD, 2015, Belo Horizonte. XXXIX Encontro ANPAD, 2015.
LOPES, D. P. T.; MARTINS, G. S.; GONÇALVES, C. A.; BARBOSA, A. C. Q. Abordagens Teórico-Metodológicas dos Estudos sobre Inovação Gerencial: Perspectivas em Discussão na European Academy of Management, 2014.
GONÇALVES, C. A.; DIAS, A. T. ; CARVALHO, J. P. ; MARTINS, H. C. . Grupos Estratégicos, Diversificação, Perfil do Endividamento e Seus Efeitos no Desempenho da Firma. In: XXXVIII EnANPAD Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração, 2014, Rio de Janeiro RJ. XXXVIII EnANPAD, 2014.
LOPES, D. P. T. ; MARTINS, G. S. ; GONÇALVES, C. A. ; BARBOSA, A. C. Q. . Abordagens Teórico-Metodológicas dos Estudos sobre Inovação Gerencial: perpectivas em discussão na European Academy of Management. In: XXVIII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2014, Belo Horizonte. XXVIII SGIT. Belo Horizonte, 2014.
SOUZA, C. V. E. ; LARA, J. E. ; COSTA,C.E ; GONÇALVES, C. A. ; BRESSAN, R. A. ; DIAS, A. M. . O Que é Possível Perceber Além do Declarado? A Utilização do Neuromarketing como Estratégia de Pesquisa em Marketing. In: XXXVII EnANPAD Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração, 2013, Rio de Janeiro RJ. XXXVII EnANPAD. Rio de Janeiro, 2013.
FERREIRA, R. F. C. ; GONÇALVES, C. A. ; GONCALVES, C. ; DIAS, A. T. . Conjuntos Parcimoniosos Configuracionais Estratégicos pelo Método ACQ – Análise Comparativa Qualitativa: um estudo do desempenho de firma nos setores de Indústria e Serviço. In: 3Es ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA, 2013, Bento Gonçalves RS. 3Es. Bento Gonçalves, 2013.
MARTINS, H. C. ; GONÇALVES, C. A. ; MIRANDA, G. N. V. . Redes de Cooperação no Setor de Saúde: um Estudo nos Hospitais da Grande Vitória – Espírito Santo. In: SIMPOI, 2013. SIMPOI, 2013.
GONCALVES, C. ; MONTEIRO, P. R. R. ; VEIT, M. R. ; GONÇALVES, C. A. ; VERWAAL, E. . Entrepreneurial Potential Profile and Small Business Performance: proposition of a general scheme for classification. In: XXXVI EnANPAD Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração, 2012, Rio de Janeiro RJ. XXXVI EnANPAD. Rio de Janeiro, 2012.
MARTINS, H. C. ; GONÇALVES, C. A. ; MIRANDA, G. N. V. . Comportamento Organizacional em Redes para Sustentabilidade e Crescimento: um estudo no setor de saúde. In: XXXVI EnANPAD Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração, 2012, Rio de Janeiro RJ. XXXVI EnANPAD. Rio de Janeiro, 2012.
MILAGRES, R. M. ; REZENDE, O. ; GONÇALVES, C. A. . Modelo Integrado para Análise da Governança em Redes Colaborativas Público Privadas. In: EnAPG Encontro de Administração Pública e Governo, 2012, Salvador BA. EnAPG, 2012.
GONÇALVES, C. A.; MONTEIRO, P. R. R. ; VEIGA, R. T. ; VIEIRA, V. A. . Personalidade e Processos Decisórios do Consumidor: uma extensão do modelo 3M. In: XXXV EnANPAD Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração, 2011, Rio de Janeiro RJ. XXXV EnANPAD, 2011.
PAULA, E. A. M. ; OLIVEIRA, P. H. ; GONÇALVES, C. A. . Inteligência Competitiva Balanced Scorecard e o Desenvolvimento de Novos Produtos Industriais: um estudo na Case New Holland Latin America. In: 3Es ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA, 2011, Porto Alegre RS. 3Es. Porto Alegre, 2011.
OLIVEIRA, P. H. ; GONÇALVES, C. A. ; PAULA, E. A. M. ; FAGUNDES, A. F. A. . Fontes de Informação Para as Decisões de Compra: Um Estudo na Case New Holland. In: XIII Seminários em Administração FEA/USP, 2010, São Paulo. Anais do XIII SEMEAD. São Paulo: FEA/USP, 2010.
FREITAS, J. S. ; GONÇALVES, C. A. ; CHENG, Lin Chih ; MUNIZ, Reynaldo Maia . Configurações parcimoniosas explicativas do desempenho inicial de spin-offs acadêmicos pré-incubados. In: XXXIV EnANPAD Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração, 2010, Rio de Janeiro. Anais do ENAPAND 2010. Rio de Janeiro: ANPAD, 2010. p. 510-510.
GONÇALVES, C. A.; DIAS, A. T. ; GONÇALVES, M. A. ; SOUZA, G. F. M. . Uma perspectiva evolucionária das relações entre estratégias corporativas e desempenho, com a aplicação de redes neurais artificiais e algoritmos genéticos. In: XXXIV Encontro Nacional da ANPAD, 2010, Rio de Janeiro. ENANPAD 2010. Rio de Janeiro: ANPAD, 2010. p. 510-511.
FREITAS, J. S. ; GONÇALVES, C. A. ; CHENG, L. C. . O Fenômeno dos Spin-Offs Acadêmicos: estruturando um novo campo de pesquisa no Brasil. In: XXXIV EnANPAD Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração, 2010, Rio de Janeiro RJ. XXXIV EnANPAD. Rio de Janeiro, 2010.
ALBINO, J. C. A. ; GONÇALVES, C. A. ; CAMARGOS, S. P. . Relendo a VBR a Partir de Bourdieu: novas perspectivas de pesquisa no campo dos Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas. In: VI Encontro dos Estudos Organizacionais da ANPAD, 2010, Florianópolis. VI EnEO 2010. Florianópolis SC, 2010.
PINTO, D. V. B. ; BORGES, F. R. F. ; GONÇALVES, C. A. . Programa de Vocação Científica: possibilidades e desafios de sua implementação no Núcleo de Ensino e Pesquisa em Marketing e Estratégia da UFMG. In: I Fórum Nacional de Iniciação Científica no Ensino Médio e Técnico, 2009, Camboriú. Anais do I FONAIC. Camboriú: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
DIAS, A. T. ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. ; MUNIZ, Reynaldo Maia . Estratégias corporativas e ambiente como determinantes do desempenho financeiro. In: IV Encontro de Estudos em Estratégia, 2009, Recife. Anais do 3 Es 2009. Rio de Janeiro: ANPAD, 2009.
VEIT, M. R. ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. ; GONÇALVES FILHO, Cid ; MONTEIRO, P. R. R. ; SOUKI, Gustavo Quiroga . Mensuração do perfil do potencial empreendedor: desenvolvimento de uma escala no cenário brasileiro. In: IV Encontro de Estudos em Estratégia, 2009, Recife. Anais do 3Es 2009. Rio de Janeiro: ANPAD, 2009.
FERNANDES, I. B. ; BORGES, F. R. F. ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. ; FARIA, A. A. ; GONÇALVES, M. A. . A valorização da liderança e a abordagem simplista das estratégias organizacionais: um estudo sobre a desatenção à visão sistêmica em mídias especializadas em negócios. In: XX Encontro Nacional da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2009, Joinville. Anais do XX EnANGRAD. Rio de Janeiro: ANGRAD, 2009.
FARIA, A. A. ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. ; SOUZA, G. F. M. ; FLORENTINO, M. V. . O empreendedorismo corporativo à luz da Resource-Based View (RBV). In: XX Encontro Nacional da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2009, Joinville. Anais do XX EnANGRAD. Rio de Janeiro: ANGRAD, 2009.
BORGES, F. R. F. ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. . Database Marketing Utilizando Algoritmos Genéticos: a Aplicação de um Método para Otimização dos Esforços de Comunicação e Vendas na Internet. In: II Encontro de Administração da Informação, 2009, Recife. Anais do EnADI 2009. Rio de Janeiro: ANPAD, 2009.
GOMES, G. A. ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. ; CAMILO, R. D. . Modelo de Maturidade em Responsabilidade Sócioambiental Corporativa Setorial: estudo empírico aplicado no setor da construção civil de Minas Gerais. In: EnANPAD 2009, 2009, São Paulo. Anais do EnANPAD 2009. Rio de Janeiro: ANPAD, 2009.
GONÇALVES, C. Alberto; GONÇALVES FILHO, Cid ; VEIT, M. R. ; MONTEIRO, P. R. R. . Estratégia, Orientação para o Mercado e Empreendedorismo: Proposição e Teste de Modelos Rivais de predição do Desempenho nos Negócios. In: II Encontro de Administração da Informação, 2009, Recife. Anais do EnADI 2009. Rio de Janeiro: ANPAD, 2009.
OLIVEIRA, P. H. ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. ; SAMPAIO, D. O. ; DEBOCA, L. P. ; PAULA, E. A. M. . Monitoramento ambiental, fontes de informação e tomada de decisão estratégica: um estudo exploratório e comparativo com pequenos empreendedores do setor varejista. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção: A Engenharia de Produção e o Desenvolvimento Sustentável: integrando tecnologia e gestão, 2009, Salvador, BA. Anais do XXIX ENEGEP. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2009.
OLIVEIRA, Marcos Paulo Valadares de. ; GONÇALVES, C. A. ; LADEIRA, Marcelo Bronzo ; GONÇALVES, M. A. . Logistics predictive roots: A conceptual framework and discussion of logistics planning, capabilities and performance. In: 17th Annual International Purchasing & Suply Education & Research Association Conference, 2008, Perth. 17th Annual IPSERA Conference Proceedings. Perth: IPSERA, 2008. p. 335-342.
ALBINO, José Coelho de Andrade ; GONÇALVES, C. A. . Estratégia como prática: uma proposta de síntese?. In: XXXII EnANPAD, 2008, Belo Horizonte. Anais do XXXII EnANPAD. Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.
GONÇALVES, C. A.; OLIVEIRA, T. J. ; GONÇALVES FILHO, Cid . Antecedentes do desempenho da firma: os efeitos do perfil empreendedor e da orientação para o mercado na indústria de software. In: XXXII EnANPAD, 2008, Rio de Janeiro. Anais do XXXII EnANPAD. Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.
PARDINI, D. J. ; GONÇALVES, C. A. . Acculturation in Related Post-Acquisition Process: A Theoretical Multi-Culture Perspective. In: 2008 AOM Annual Meeting in Anaheim, 2008, Anaheim, Califórnia. The Academy of Management Annual Meeting Proceedings, 2008.
GONÇALVES FILHO, Cid ; GONÇALVES, C. A. ; SOUKI, Gustavo Quiroga ; GOMES-FERREIRA, P. A. . Antecedents of Customer Loyalty: an empirical study of cell phone market. In: POM 2008, 2008, La Jolla. 19th Annual Conference of the Production and Operations Management Society. La Jolla: POMS, 2008.
OLIVEIRA, T. S. ; GONÇALVES FILHO, Cid ; GONÇALVES, C. A. . Antecedents of Firm Performance: the effects of enterpreuneurial profile and market orientation in the software industry. In: POM 2008, 2008, La Jolla. 19th Annual Conference of the Production and Operations Management Society. La Jolla: POMS, 2008.
ARAÚJO, Gilberto Cifuentes Dias. ; GONÇALVES, C. A. ; GOSLING, Marlusa . Development and implementation of a scale for perception of occupational risks for agricultural activities. In: BAM 2008, 2008, Harrogate. BAM 2008 Proceedings. Harrogate: BAM, 2008.
BORGES, F. R. F. ; GONÇALVES, C. A. . A aplicação como ferramenta de Marketing Viral de um método para otimização da propagação de mensagens na Internet utilizando Algoritmos Genéticos. In: XIX ENANGRAD, 2008, Curitiba. Anais do XIX ENANGRAD. Rio de Janeiro: ANGRAD, 2008.
BORGES, F. R. F. ; PINTO, D. V. B. ; GONÇALVES, C. A. . Contribuições do Programa de Vocação Científica em um Núcleo de Ensino e Pesquisa. In: XIX ENANGRAD, 2008, Curitiba. Anais do XIX ENANGRAD. Rio de Janeiro: ANGRAD, 2008.
AGUIAR, A. C. ; GONÇALVES, C. A. . Interações sociais no contexto das redes cooperativas de P&D: análise à luz da Teoria das Trocas Relacionais de Ian Macneil. In: Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD, 2008, Belo Horizonte. V EnEO / ANPAD. Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. v. 1.
GONÇALVES, C. A.; MADUREIRA, Kamila Torres ; COLETA, Karina Andrea Pereira Garcia . Potential managers’ beliefs toward corporate social responsibility investment: a study based in the theory of planned behavior. In: SIMPOI / POMS, 2007, Rio de Janeiro. Anais do SIMPOI / POMS, 2007.
GONÇALVES, C. A.; SOUZA, G. F. M. ; BARAKAT, L. L. . Avaliação do modelo tripartite de externalidades geradas pelos APL’s como uma alternativa para o desenvolvimento sócio-econômico brasileiro. In: XVIII ENANGRAD – Encontro Anual da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2007, Cuiabá. Anais do XVIII ENANGRAD, 2007.
DIAS, A. T. ; GONÇALVES, C. A. ; GONÇALVES, Márcio Augusto . Estratégias corporativas e desempenho: análises segundo a perspectiva da organização industrial. In: III Encontro de Estudos em Estratégia – 3E’s, 2007, São Paulo. Anais do III Encontro de Estudos em Estratégia, 2007.
OLIVEIRA, Daniela Ferro de ; GONÇALVES, C. A. . Reputação corporativa no setor automotivo: avaliando o ativo estratégico. In: 3 E’s – Encontro de Estudos em Estratégia, 2007, São Paulo. Anais do III Encontro de Estudos em Estratégia, 2007.
COELHO, Michelle Queiroz ; GONÇALVES, C. A. . Avaliação do Investimento Social Privado: Estudo de Caso em uma Empresa do Setor Automobilístico. In: XXXI EnANPAD, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XXXI EnANPAD. Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.
GONÇALVES, C. A.; GOSLING, Marlusa ; LANNA, Marcio Augusto Magalhaes Ferreira. . A Influência da Qualidade das Incubadoras e da Formulação Estratégica dos Empreendimentos Incubados no Desempenho Empresarial. In: XXXI EnANPAD, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XXXI EnANPAD. Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.
AMÂNCIO, Jessé Alves ; GONÇALVES, C. A. . Uma proposta pragmática para se pensar o ensino na Administração. In: ENEPQ-ANPAD, 2007, Recife. Anais do Encontro de ensino e pesquisa em administração e contabilidade. Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.
PARDINI, D. J. ; GONÇALVES, C. A. . Understanding post-acquisition from multi-culture perspective: the case of Usiminas and Cosipa. In: 23rd European Group of Organizational Studies Colloquium 2007, 2007, Viena. Anais do 23rd EGOS. Vienna: EGOS, 2007.
GONÇALVES FILHO, Cid ; VEIT, Mara ; GONÇALVES, C. A. . Measuring the profile of entrepreneurship potential. In: 2007 Annual meeting of the Academy of Management, 2007. 2007 Annual meeting of the Academy of Management, 2007. v. 1.
GONÇALVES, C. A.; MADUREIRA, Kamila Torres ; COLETA, K. A. P. G. . As Crenças de Estudantes Universitários acerca do Investimento em Responsabilidade Social e Empresarial: um Estudo baseado na Teoria do Comportamento Planejado. In: III Encontro Técnico-Científico da 7ª Ecolatina, 2007, Belo Horizonte. III Encontro Técnico-Científico da 7ª Ecolatina, 2007.
GONÇALVES, C. A.; GOSLING, Marlusa ; DINIZ, Lilian Cristina de Oliveira . Desenvolvimento e Adaptação de Escalas de Construtos Relacionais no Contexto Educacional: uma abordagem usando também itens formativos. In: II Encontro Marketing da ANPAD, 2006, Rio de Janeiro, 2006.
GONÇALVES, C. A.; OLIVEIRA, Daniela Ferro de . Positioning Strategies for a New Company in Established Market: The Case Of A Steel Industry Spin Off in Brazil. In: Seventeenth Annual Conference of POMS – Production and Operations Management, 2006, Boston. International Journal of Operations & Production Management, 2006.
GONÇALVES, C. A.; OLIVEIRA, Daniela Ferro de ; GOSLING, Marlusa . Comportamento Empreendedor e Posicionamento Estratégico: Um Caso de Spin-off na Indústria Siderúrgica no Brasil. In: 30º Encontro da ANPAD – ENANPAD, 2006, Salvador. Anais do 30 Encontro da Anpad – ENANPAD, 2006.
GONÇALVES, C. A.; SANT’ANDRE, Roberto Márcio ; BRAZ, Dimas de Melo . Competitive Strategies in Telecommunications: The relation between market orientation and behavior of customers and employees. In: 16th Biennial Conference of the International Telecommunications Society, 2006, Pequim, 2006.
GONÇALVES, C. A.; COELHO, Antônio Eugênio de Salles ; SANT’ANDRE, Roberto Márcio . Competitive Strategies or Regulation: Which is the success differential of Brazilian Market Leaders telecommunication companies?. In: 16th Biennial Conference of the International Telecommunications Society, 2006, Pequim, 2006.
GONÇALVES, C. A.; COELHO, Michelle Queiroz . Uma proposta de avaliação para o investimento social privado. In: XXX Enanpad, 2006, Salvador, 2006.
GONÇALVES, C. A.; GOSLING, Marlusa . Análise experimental de estratégias de relacionamento no ensino privado: um estudo multigrupos. In: XXX Enanpad, 2006, Salvador, 2006.
BARAKAT, L. L. ; SOUZA, G. F. M. ; MADUREIRA, Kamila Torres ; GONÇALVES, C. A. . O comportamento do consumidor adolescente em relação à escolha da IES sob a ótica da Teoria do Comportamento Planejado. In: VI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2006, Blumenau/SC. Anais do VI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2006.
FERREIRA, Luiz Gustavo Gonçalves Bretas ; GONÇALVES, C. A. ; REZENDE, Bruna Mendes ; MADUREIRA, Kamila Torres . Uma contribuição para o entendimento do pensamento estratégico através da Resource-Based View e da Teoria dos Stakeholders. In: Slade Brasil & Encontro Luso-brasileiro de Estratégia, 2006, Balneário Camboriú/SC. Anais do Slade Brasil & Encontro Luso-brasileiro de Estratégia, 2006.
CARDOSO, D. ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. . Demand Planning in the Brazilian Long Steel Market using Neural Networks: one alternative to the traditional models. In: POMS 2006 – Conference of the Production and Operations Management Society, 2006, Boston. 17th Proceedings of POMS Conference. Boston: Production and Operations Management Society, 2006. v. 004.
CARDOSO, D. ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. . Planejamento da Demanda no Setor de Aços Longos Brasileiro usando Redes Neurais: uma alternativa à Análise de Regressão Múltipla. In: SLADE e Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia, 2006, Balneário Camboriú. Anais do Slade Brasil 2006 & Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia. Balneário Camboriú: SLADE Brasil, 2006.
BORGES, F. R. F. ; GONÇALVES, C. A. . Database Marketing Utilizando Algorítimos Genéticos: a aplicação de um método para a otimização dos esforços de comunicação e vendas na internet. In: II EnNADI Encontro de Administração da Informação, 2006, Recife PE. II EnNADI, 2009.
GONÇALVES, C. A.; MEIRELLES, Anthero de Moraes ; FERREIRA, Luiz Gustavo Gonçalves Bretas . Recurrent characteristics of satisfactory and unsatisfactory strategies formation process in banks operating in Brazil. In: BALAS: Business Administration of Latin America Studies, 2005, Madrid, 2005.
MEIRELLES, Anthero de Moraes ; GONÇALVES, C. A. . Uma Abordagem Multiparadigmática para a Disciplina Estratégia. In: 3Es – II Encontro de Estudos em Estratégia, 2005, Rio de Janeiro, 2005.
AMÂNCIO, Jessé Alves ; GONÇALVES, M. A. ; GONÇALVES, C. A. . Sinais de Baixa Freqüência e a Estratégia de Retenção de Clientes. In: 3Es – II Encontro de Estudos em Estratégia, 2005, Rio de Janeiro, 2005.
DIAS, A. T. ; GONÇALVES, C. A. . Ambiente Competitivo, Relações com Stakeholders e Fatores Estratégicos na Determinação do Desempenho Organizacional. In: 3Es – II Encontro de Estudos em Estratégia, 2005, Rio de Janeiro, 2005.
PAIVA JUNIOR, Fernando ; GONÇALVES, C. A. ; MELO, Sérgio Benício de . Empreendedorismo e Relacionamento: Um Composto de Confiança e Adaptabilidade. In: EGEPE – IV Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2005, Curitiba, 2005.
OLIVEIRA, Walter Marinho de ; GONÇALVES, C. A. ; BARBOSA, Francisco Vidal . O Brasil como Importante Player no Mercado Mundial de Software: Uma Avaliação Baseada no Modelo de Exportação de Software de Heeks e Nicholson. In: IFBAE – III Congresso do Instituto Franco Brasileiro de Administração de Empresas, 2005, Grenoble, 2005.
GONÇALVES, C. A.; PAIVA JR, Fernando Gomes de . Competitividade e inovação influenciando o crescimento empresarial: a perspectiva dos empreendedores de empresas de base tecnológica. In: XXIX Enanpad, 2005, Brasília, 2005.
GONÇALVES, C. A.; BERGAMASCHI, Luana Sarantopoulos ; FERREIRA, Luiz Gustavo Gonçalves Bretas . Teoria dos recursos, atitudes gerenciais e vantagem competitiva:fatores que levam a resourced based view ao sucesso.. In: Cladea – Asamblea del Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración, 2005, Santiago do Chile, 2005.
GONÇALVES, C. A.; FERREIRA, Luiz Gustavo Gonçalves Bretas ; BERGAMASCHI, Luana Sarantopoulos . Um contribuição para o entendimento do pensamento estratégico através da resourced-based view, da teoria dos stakeholders e das diretivas para excelência. In: SegeT – SIMPÓSIO DE GESTÃO EM TECNOLOGIA, 2005, Resende – RJ, 2005.
RAMALHO, W. ; GONÇALVES, C. A. ; GANDRA, João Jorge ; MARQUES, Antônio Luiz . Acidentes do trabalho: mitos geradores de disfunçao organizacional. In: Fórum Criteos 2005 Brasil, 2005, Porto Alegre, 2005.
GONÇALVES, C. A.; OLIVEIRA, Daniela Ferro de ; CURI, Walter R . Os Caminhos da Nova Mídia: O Olhar de Quem Faz a Comunicação na Web Acontecer. In: 1º Encontro ESPM de Comunicação e Marketing, 2005, São Paulo. Anais do 1º Encontro ESPM de Comunicação e Marketing, 2005.
GONÇALVES, C. A.; OLIVEIRA, Daniela Ferro de . A Última Disciplina da Administração: Um Estudo Didático e Integrado de Um Modelo de Planejamento Estratégico. In: XII SIMPEP Simpósio de Engenharia de Produção, 2005, Bauru. Anais XII SIMPEP 2005, 2005.
BRAZ, Dimas de Melo ; GONÇALVES, C. A. . Como tornar o ensino de Estratégia mais adequado ao universo executivo. In: II Encontro de Pesquisa das IES do Sistema Estadual de Educação de Minas Gerais, 2005, Araxá. Anais do II Encontro de Pesquisa das IES do Sistema Estadual de Educação de Minas Gerais. Araxá: UNIARAXÁ, 2005.
GONÇALVES, C. A.; SANT’ANDRÉ, Roberto Márcio . Brazilian Telecommunications Sector: Development, Restructuring, Privatization, and Competition. In: 15th biennial conference – International Telecommunications Society, 2004, Berlin, 2004.
GONÇALVES, C. A.; DIAS, A. T. ; MANSUR, Fernanda Brutman Elias . Análise prospectiva do desempenho por resultados em organizações: um estudo na indústria manufatureira. In: XV Enangrad – Encontro da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2004, Florianópolis, 2004.
GANDRA, Jorge ; GONÇALVES, C. A. . Implementação estratégica em segurança e saúde ocupacional: uma nova visão comom os fatores organizacionais podem contribuir para os acidentes, estudo de caso de mineradora brasileira.. In: VII SEMEAD – Seminários em Administração, 2004, São Paulo, 2004.
GONÇALVES, C. A.; DIAS, A. T. ; COLETA, Karina Andrea Pereira Garcia . Determinantes Estratégicos do Desempenho de Empresas em Ambientes Turbulentos. In: ENANPAD 2004, 2004, Curitiba, 2004.
AFFONSO NETO, Annibal ; GONÇALVES, C. A. ; BILICH, Feruccio . Utilização da Análise Fatorial no Estudo do Processo de Concepção Estratégica dos Bancos no Brasil. In: SLADE – XVII CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ESTRATÉGIA, 2004, Itapema, 2004.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid ; GUERRA, Renata Souza ; MOURA, Alexandre Inácio . Satisfaction, Quality, Loyalty, Value, and Expectation in Service Organizations: An Empiric Research. In: EUROMA POMS, 2004, Fontainebleau, 2004.
GONÇALVES, C. A.; OLIVEIRA, Daniela Ferro de ; FERREIRA, Renata Fabiana ; COLETA, Karina Andrea Pereira Garcia . The Glance of an Observer on the War of Brands of Food Products. In: FOURTH INTERNATIONAL CONFERENCE ON ELECTRONIC BUSINESS – ICEB, 2004, Beijing – China, 2004.
GONÇALVES, C. A.; MEIRELLES, Anthero de Moraes ; FERREIRA, Luiz Gustavo Gonçalves Bretas . Fatores de Sucesso na Formação de Estratégias nos Bancos com Atuação no Brasil. In: SEGET – SIMPÓSIO DE GESTÃO EM TECNOLOGIA, 2004, Resende – RJ, 2004.
GONÇALVES, C. A.; FERREIRA, Luiz Gustavo Gonçalves Bretas . Verificação da Funcionalidade de Softwares de Apoio ao BSC: Um Estudo Multicaso em Empresas de Grande Porte em Minas Gerais. In: SEGET – SIMPÓSIO DE GESTÃO EM TECNOLOGIA, 2004, Resende – RJ, 2004.
OLIVEIRA, Walter Marinho de ; GONÇALVES, C. A. . Dez anos depois: uma avaliação do programa softex à luz do modelo de exportação de software de Heeks e Nicholson.. In: XXIII SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 2004, Curitiba, 2004.
GONÇALVES FILHO, Cid ; GONÇALVES, C. A. . Performance of New Product in the Market: The Influence of Marketing Knowledge and Innovation. In: Joint International Conference – EUROMA POMS, 2003, Cernobbio, 2003.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid . Inflluence of Marketing Knowledge and Innovation in New Products. In: POM 2003 – POM in the Service Economy, 2003, Savannah – Georgia, 2003.
DAMÁZIO, L. F. ; GONÇALVES, C. A. . Inteligência Competitiva em Marketing no Varejo de Equipamentos de Informática. In: I Encontro de Estudos em Estratégia, 2003, Curitiba, 2003.
TAVARES, Mauro Calixta ; AMARAL, L. A. S. ; GONÇALVES, C. A. . Construção do Conhecimento em Estratégia e em Competitividade: Uma Síntese. In: I Encontro de Estudos em Estratégia, 2003, Curitiba, 2003.
GONÇALVES, C. A.; OLIVEIRA, Daniela Ferro de ; COLETA, Karina Andrea Pereira Garcia . An Observer Look on the Brand War of Nourishing Sector. In: POM 2003 – POM in the Service Economy, 2003, Savannah, 2003.
GONÇALVES, C. A.; COLETA, Karina Andrea Pereira Garcia ; BALBINO, E. L. M. . Verificando Estratégias de Atração e Retenção de Clientes no Setor de Telefonia Móvel de Belo Horizonte: Aplicação do Valor do Cliente como Vantagem Competitiva. In: SIMPOI 2003, 2003, São Paulo, 2003.
GONÇALVES, C. A.; OLILVEIRA, D. F. ; COLETA, Karina Andrea Pereira Garcia ; FERREIRA, Renata Fabiana . O Olhar de um Observador Sobre a Guerra de Marcas de Produtos Alimentícios. In: I Simpósio de Gestão e Estratégia em Negócios – SIMGEN UFRRJ, 2003, Seropédica, 2003.
GOSLILNG, M. ; GONÇALVES, C. A. . Modelagem por Equações Estruturais: Uma Revisão Teórica. In: XXXVIII Assembléia Anual CLADEA, 2003, Lima, 2003.
GOSLING, Marlusa ; GONÇALVES, C. A. . Proposição, Validação e Teste de um Modelo de Marketing de Relacionamento em Bancos. In: XXXVIII Assembléia Anual CLADEA, 2003, Lima, 2003.
BERNARDES, P. ; GONÇALVES, C. A. . Proposição de uma Escala de Avaliação da Decisão Estratégica do Grande Consumidor do Estado de Minas Gerais em Investir em Geração de Energia Elétrica. In: XV Prêmio Minas de Economia, 2003, Belo Horizonte, 2003.
SANT’ANDRÉ, Roberto Márcio ; GONÇALVES, C. A. . Estratégia de Marketing ou Regulamentação: Qual o Diferencial de Sucesso das Empresas Brasileiras Telecomunicações Líderes de Mercado?. In: XXXVIII Assembléia Anual CLADEA, 2003, Lima, 2003.
GOSLING, Marlusa ; GONÇALVES, C. A. . Estratégias de Relacionamentos em Bancos: um Estudo Empírico. In: ENANPAD 2002, 2002, Salvador. XXVI ENANPAD, 2002.
GONÇALVES FILHO, Cid ; GONÇALVES, C. A. ; VEIGA, Ricardo Teixeira . Orientação ao Mercado, Gestão do Conhecimento de Marketing e o Sucesso de Novos Produtos: Uma Pesquisa Emírica no Setor Industrial. In: ENANPAD 2002, 2002, Salvador. XXVI ENANPAD, 2002.
VEIGA, Ricardo Teixeira ; GONÇALVES, C. A. ; MOURA, Alexandre Inácio . Um Exame Empírico do Modelo de Conseqüências Comportamentais da Qualidade de Serviços. In: ENANPAD 2002, 2002, Salvador. XXVI ENANPAD, 2002.
GONÇALVES, C. A.; OLIVEIRA, Daniela Ferro de ; VEIGA, Ricardo Teixeira . Avaliação de um Modelo de Mensuração de Desempenho de Serviços Oferecidos por Empresas Públicas. In: VII Congreso Internacional del Clad sobre la Reforma del Estado y de la Administración, 2002, Lisboa. Anais do VII CLAD, 2002.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid ; OLIVEIRA, Daniela Ferro de ; MATOS, C. A. . Modelagem Discriminante na Identificação de Construtos Preponderantes e Prescrição de Produtos de Sucesso. In: Congresso LatinoAmericano de Escuelas de Administración, 2002, Porto Alegre. Anais do XXXVII CLADEA, 2002.
GONÇALVES, C. A.; OLIVEIRA, Daniela Ferro de ; GARCIA, K. A. P. . Mensuração de Cadeia de Conceitos de Satisfação Oferecidos por Empresas Públicas. In: Congresso LatinoAmericano de Escuelas de Administración, 2002, Porto Alegre. Anais do XXXVII CLADEA, 2002.
102.
GOSLILNG, M. ; GONÇALVES, C. A. . Brazilian’s Bank Relationship Strategies: The Consumer Perspective. In: BALAS – Business Association of Latin American studies, 2002, Tampa, 2002.
GOSLING, Marlusa ; GONÇALVES, C. A. . Estratégias de Relacionamento entre Bancos e Clientes: o Desenvolvimento de uma Escala.. In: Congresso LatinoAmericano de Escuelas de Administración – CLADEA, 2002, Porto Alegre, 2002.
MEIRELLES, Anthero de Moraes ; GONÇALVES, C. A. ; PARDINI, D. J. . A Concentração de Propriedade e Controle como Mecanismo de Governança no Sistema Financeiro Brasileiro. In: IX Congresso COPPEAD de Administração, 2002, Rio de Janeiro, 2002.
VEIGA, Ricardo Teixeira ; MOURA, A. I. ; GONÇALVES, C. A. . Validation of the Types of Measurement Used in an Empirical Assessment of a Theoretical Model of Service Quality. In: BALAS – Business Association of Latin American Studies, 2002, Tampa, 2002.
PINTO, M. R. ; LARA, José Edson ; GONÇALVES, C. A. . A Cidadania Corporativa como Ação Mercadológica: Um Estudo no Setor Varejista de Belo Horizonte. In: Cladea – Asamblea del Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración, 2002, Porto Alegre, 2002.
CARDOSO, M. S. ; GONÇALVES FILHO, Cid ; GONÇALVES, C. A. . CRM – Customer Relationship Management in E-Business Environment: Managing Customer’s Information and Interactions. In: Business Association of Latin America Studies, 2001. Anais do BALAS, 2001.
MOURA, L. R. C. ; MOURA, L. E. L. ; GONÇALVES, C. A. . A Utilização de Sistemas de Database Marketing apoiando ações de Marketing de Relacionamento. In: VII Congresso Pan-americano de Administração, 2001, Belo Horizonte. VII COPANAD, 2001.
VEIGA, Ricardo Teixeira ; GONÇALVES, C. A. . An Empirical Assessment of a Model of Behavioral Consequences of Service Quality. In: IV SIMPOI/ POMS 2001, 2001, Guarujá – SP. Anais do IV SIMPOI/ POMS 2001, 2001.
GONÇALVES, C. A.; MACIEL, C. A. F. . O Papel das Estratégias Tácitas na Competitividade Organizacional: uma Contribuição Teórica à Inteligência Estratégica Organizacional. In: ENANPAD 2001 – Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, 2001, Campinas – SP. Anais do ENANPAD 2001.
GONÇALVES, C. A.; VEIGA, Ricardo Teixeira ; CARDOSO, M. S. . Strategic Marketing Environment based on Integrated CRM to Foster Competition. In: The First International Conference on Electronic Business, 2001, Hong Kong. Anais do I ICEB, 2001.
GONÇALVES, C. A.; VEIGA, Ricardo Teixeira ; MOURA, Andréia Cássia de ; BRUM, M. A. C. . The use of the email as Marketing Tool. In: First International Conference on Eletronic Business, 2001, Hong Kong. Proceedings of the ICEB. Hong Kong: The Chinese University of Hong Kong, 2001. p. 95-97.
BERNARDES, P. ; GONÇALVES, C. A. . Reflexões sobre as incertezas e intenções comportamentais do consumidor intensivo de energia elétrica frente a reestruturação do setor no Brasil. In: IV Encontro de Economistas de Língua Portuguesa, 2001, Portugal. Anais do IV Encontro de Economistas de Língua Portuguesa, 2001.
PAIVA JÚNIOR, Fernando Gomes de ; BARBOSA, Francisco Vidal ; GONÇALVES, C. A. ; PEREIRA, V. . Las Redes Organizacionales en el Escenario de Cluster: un entorno de oportunidades para las pequenas y medianas empresas. In: CLADEA 2001, 2001. Proceedings do CLADEA 2001, 2001.
GONÇALVES, C. A.; COSTA, A. J. L. ; SARAIVA, L. A. S. ; LARA, José Edson . Investor Relations Strategy: The case of Banco do Brasil. In: BALAS – Business Association of Latin American Studies, 2000, Caracas. Balas 2000 Conference, 2000.
GONÇALVES, C. A.; MORAES, M. ; CARDOSO, D. ; CASTRO, M. M. ; DALFIOR, S. R. . Database Marketing as support tool in the whole saler’s system: the Embrasil case. In: BALAS – Business Association of Latin American, 2000, Caracas. Balas 2000 Conference, 2000.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid . Knowledge Management: Strategies and tools for competitive advantage. In: BALAS – Business Association of Latin American Studies, 2000, Caracas. Balas 2000 Conference, 2000.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid ; VEIGA, Ricardo Teixeira . The Distance Learning (DL) Market – Assessment and Dissemination of Knowledge. In: Congresso Latinoamericano das Escolas de Administração, 2000, Barcelona. CLADEA 2000, 2000.
GONÇALVES, C. A.; VEIGA, Ricardo Teixeira ; MINGOTI, S. ; MOURA, Andréia Cássia de . The impact of Reliability on delivering service quality: study in vehicle repair and maintenance companies through the SEVQUAL model. In: Congresso Latinoamericano das Escolas de Administração, 2000, Barcelona. CLADEA 2000, 2000.
GONÇALVES, C. A.; CASTRO, M. M. ; LARA, José Edson . Analisys of the Strategic Posture: Looking for a toll to evaluate the strategic posture of a company. In: Congresso latinoamericano das Escolas de Administração, 2000, Barcelona. CLADEA 2000, 2000.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid . Competitive Advantadge, generic strategies and market leadership: a critical relfexive analisys of the Porter Model. In: Congresso Latinoamericano das Escolas de Administração, 2000, Barcelona. CLADEA 2000, 2000.
GONÇALVES, C. A.. Visão estratégica em mercados globalizados. In: Congresso Latinoamericano das Escolas de Administração, 2000, Barcelona. CLADEA 2000, 2000.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid . E-commerce: architecture, consumer behaviour and cases in Brasil – A new way of integration of markets in a globalization scenario. In: Congresso Latinoamericano das Escolas de Administração, 2000, Barcelona. CLADEA 2000, 2000.
GONÇALVES, C. A.; MEIRELLES, Anthero de Moraes ; ALMEIDA, A. F. . Uma abordagem para estratégia utilizando analogias. In: ENANPAD 2000, 2000, Florianópolis. ENANPAD 2000, 2000.
COSTA, A. J. L. ; GONÇALVES, C. A. ; LARA, José Edson ; SARAIVA, L. A. S. . O Uso da Tecnologia da Informação na Construção de Relacionamentos com Investidores do Mercado de Capitais: um Estudo de Caso sobre o Processo de Aprendizagem Organizacional no Banco do Brasil. In: X ENANGRAD, 1999, Foz do Iguaçu. Anais do X ENANGRAD. Foz do Iguaçu: ANGRAD, 1999.
GONÇALVES, C. A.; MACHADO, Janine Rabelo ; CUNHA, N. R. S. . Um Estudo Exploratório de Projetos de Desenvolvimento de Sistemas de Database Marketing e Proposta de um Modelo Genérico de Desenvolvimento. In: X ENANGRAD, 1999, Foz do Iguaçu. Anais do X ENANGRAD, 1999.
SOUZA, Antônio Artur de ; NOGUEIRA, A. H. ; LANARI, C. S. ; GONÇALVES, C. A. . Sistema de Informações Geográficas: Caracterização, Custos de Implantação e o Caso da Companhia Energética de Minas Gerais. In: XXIII ENANPAD, 1999, Foz do Iguaçu. Resumos dos Trabalhos do 23º Encontro da ANPAD, 1999.
GONÇALVES, C. A.; CAMPOS, R. L. ; MACHADO, Janine Rabelo ; ESMERIA, P. F. . Análise de Desempenho de Marketing de Relacionamento Apoiado por sistemas de Database Marketing em Ambientes de Competitividade. In: X ENANGRAD, 1999, Foz do Iguaçu. Anais do X ENANGRAD, 1999.
GONÇALVES, C. A.; VEIGA, Ricardo Teixeira ; GONÇALVES FILHO, Cid . Desafios para a Gerência do Conhecimento e para as Organizações. In: ABAS, 1999, Barcelona. Anais do ABAS, 1999.
GONÇALVES, C. A.; MACHADO, Janine Rabelo ; ESMERIA, P. F. . Different Managerial Perpectives in Estrategic Administration: an Analysis in the textile industrial section in Minas Gerais. In: ABAS, 1999, Barcelona. Anais da Academy of Business and Administration Sciences, 1999.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid ; MARTINS, M. O. Z. . Reflexive Analysis of Productive and Qualification form Work in Brazil. In: International Conference of the Production and Operations Management Society, 1999, New Delhi. Anais do POMS, 1999.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid ; VEIGA, Ricardo Teixeira ; SOUZA, R. C. . Chalenges for the Management of Knowlegde to improve living Companies. In: International Conference of the Production and Operations Management, 1999, New Delhi. Anais do POMS, 1999.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid . Productive Restructurin, Qualification and Work in Brazil: a critical-reflexive analysis. In: Iberoamerican Academy of Management, 1999, Madrid. Anais do IAM, 1999.
GONÇALVES, C. A.; VEIGA, Ricardo Teixeira ; BANDEIRA, M. L. . Avaliação da Qualidade do Ensino de Pós-graduação: Elementos para Construção e Validação de um Instrumento de Pesquisa. In: BALAS – Business Association of Latin American Studies, 1999, New Orleans. Anais do BALAS, 1999.
GONÇALVES, C. A.. Proposal of a Model of Analysis and Measurement of the Strategic Dynamics of the Organizations: A Study in Textiles Industries of Minas Gerais. In: POMS – Production and Operation Management Society, 1999, Nova Delhi, 1999.
VEIGA, Ricardo Teixeira ; GONÇALVES, C. A. ; GONÇALVES FILHO, Cid ; BARBOSA, Francisco Vidal ; LARA, José Edson ; PEREIRA FILHO, A. D. . Um Estudo Empírico das Intenções Comportamentais de Clientes de Serviços. In: Iberoamerican Academy of Management, 1999, Madri, 1999.
GONÇALVES, C. A.. Estratégia para Aquisição em Codificação, Uso e Distribuição do Conhecimento em Mercados Estratégicos. In: XXXIV Cladea, 1999, San Juan, 1999.
GONÇALVES, C. A.; VEIGA, Ricardo Teixeira ; SANT’ANDRÉ, Roberto Márcio . A competição emergente no novo cenário de telecomunicações no Brasil. In: XX Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 1998, São Paulo. Anais de XX Simpósio de Gestão da Inov. Tecnológica. São Paulo, 1998.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES, C. A. ; GONÇALVES, M. A. ; RICARDO, T. V. . Das Alternativas Mercadológicas: Que Caminho Seguir?. In: XXXIII Asamblea del Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración, 1998, Santo Domingo. Anais do XXXIII CLADEA, 1998.
GONÇALVES, C. A.; VEIGA, Ricardo Teixeira ; MOURA, Alexandre Inácio ; BARBOSA, F. V. . Proposta de Avaliação do Ensino À Distância Pela Internet. In: V Congresso Internacional de Educação à distância, 1998, São Paulo. Anais do V Congresso Internacional de Educação à Distância, 1998.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES FILHO, Cid ; SOARES, F. C. ; SANTO, N. C. E. . Comércio Eletrônico Na Internet: Uma Pesquisa Exploratória No Mercado Consumidor. In: XXII ENANPAD, 1998, Foz do Iguaçu. Anais do XXII Encontro da ANPAD, 1998.
VEIGA, Ricardo Teixeira ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. ; MOURA, A. I. ; BARBOSA, Francisco Vidal . O Ensino à Distância pela Internet: Conceito e Proposta de Avaliação. In: EnANPAD 98, 1998, Foz do Iguaçú. Anais do EnANPAD 98. Rio de Janeiro: ANPAD, 1998.
BANDEIRA, M. L. ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. ; VEIGA, Ricardo Teixeira ; HUERTAS, M. K. Z. . Avaliação da Qualidade do Ensino de Pós-Graduação: Elementos Para a Construção e Validação de um Instrumento de Pesquisa. In: EnANPAD 98, 1998, Foz do Iguaçú. Anais do EnANPAD 98. Rio de Janeiro: ANPAD, 1998.
GONÇALVES, M. A. ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. ; ANTUNES, Luiz Antônio Teixeira ; SOUZA, Antônio Artur de ; BARBOSA, Francisco Vidal ; FROIS, E. S. . Gestão Estratégica de Informações Baseada em Custos – Um Estudo de Aplicação no Setor de Serviços. In: EnANPAD 98, 1998, Foz do Iguaçú. Anais do EnANPAD 98. Rio de Janeiro: ANPAD, 1998.
GONÇALVES, C. A.. Marketing de Relacionamento e Tecnologias de Informação: Análise Em Instituições Bancárias. In: XXI ENANPAD, 1997, Rio de Janeiro. Anais do XXI Encontro da ANPAD, 1997.
GONÇALVES, C. A.; VEIGA, Ricardo Teixeira . The Importance of ISO 9000 Series from Companies View. In: Eighth annual meeting of the production and operation management society – de 12 à 15 de Abril de 97, 1997, Miami Beach. POM Management Society, 1997.
GONÇALVES, C. A.; MOURA, Alexandre Inácio . Value Analyses on Airline Companies. In: Eighth Annual Meeting of the Production and Operations Management Society – de 12 à 15 de Abril, 1997, Miami Beach. POM Management Society, 1997.
GONÇALVES, C. A.; RICARDO, T. V. ; GONÇALVES, C. A. . How To Fit Tqm To The Service Industry. In: Eighth Annual Meeting of the Production and Operations Management – de 12 à 15 de Abril de1997, 1997. POM Management Society.
GONÇALVES, C. A.; BLESSER, M. . Analysing The Competitive Strategies Adopted By Belo Horizonte Software Companies. In: Eight Annual Meeting of the Production and Operations Management / de 12 à 15 de Abril de 1997, 1997, Miami Beach. POM Management Society, 1997.
GONÇALVES, C. A.; VEIGA, Ricardo Teixeira . Enfrentando Problemas de Qualidade de Serviços. In: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1997, Blumenau, 1997.
BLESER, M. C. S. ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. . Estratégias Competitivas do Setor de Software de Belo Horizonte. In: EnANPAD 97, 1997, Rio das Pedras. Anais do EnANPAD 97. Rio de Janeiro: ANPAD, 1997.
GONÇALVES, C. A.; VEIGA, Ricardo Teixeira ; AFONSO, Tarcísio . Impactos no Desempenho das Organizações pela ISO 9001,2,3.. In: Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 1996. Anais do XIX Simpósio de Gestão da Inov. Tecnológica, 1996.
GONÇALVES, C. A.; GONÇALVES, M. A. ; TEIXEIRA, L. A. . Sistema de Custo com Base em Atividades: O Caso de um Grande Hospital de Belo Horizonte. In: XX Enanpad, 1996, Angra dos Reis. Anais do XX Encontro da ANPAD, 1996.
GONÇALVES, C. A.; SANTANA, A. . Métodos de Intervenção Organizacional: uma Análise Comparativa.. In: XX Enanpad, 1996, Angra dos Reis. Anais do XX Encontro da ANPAD, 1996.
GONÇALVES, C. A.. Methods of Knowledge Acquisition and Representation for Expert Systems. In: Second International Workshop on Artificial Intellligence in Economics and Management, 1988, Singapura, 1988.
GONÇALVES, C. A.; REINHARD, N. . Descritores de um Ambiente de Uso de Dados para Tomada de Decisão. In: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 1985. Anais da ANPAD, 1985.
GONÇALVES, C. A.. Algumas Reflexões sobre o Ensino de Cálculo Numérico e a Evolução Tecnológica das Décadas de 60 e 70. In: II Encontro Nacional de Cálculo Numérico, 1978, Belo Horizonte.
GONÇALVES, C. A.. Computador no Ensino Básico. In: Encontro Estadual dos Professores de Matemática, 1977, Belo Horizonte. Revista do Encontro Estadual dos Professores de Matemática, 1977.
Apresentações de Trabalho
Shigak, H. B. ; SANTOS, C. P. V. ; GONÇALVES, CARLOS A. . Neurociência do Consumidor versus Neuromarketing: Potencial de Adoção Teórica com a Aplicação dos Métodos e Técnicas em Neurociência. 2016.
ALVES, S. T. J. ; GONÇALVES, C. A. ; COUTO, F. F. . Uma Falácia da Governança por Políticas Públicas: Avaliação de Impactos sobre a Inovação na Perspectiva de uma Rede APL. 2016.
MARTINS, H. C. ; SIQUEIRA, L. A. B. ; GONÇALVES, C. A. . Atuação em Rede, Confiança e Recursos Internos como Antecedentes da Efetividade da Governança Supraempresarial: um Estudo do Impacto no Desempenho das Empresas Envolvidas. 2016.
MACHADO, D. C. C. ; PARDINI, D. J. ; GONÇALVES, C. A. . Corporate Social Responsibility: origins and evolution through a historical perspective at four Brazilian steel companies. 2015.
GONÇALVES, C. A.. Coordenador de Divisão ESO 2014. 2014.
GONÇALVES, C. A.; DIAS, A. T. ; CARVALHO, J. P. ; MARTINS, H. C. . Grupos Estratégicos, Diversificação, Perfil do Endividamento e Seus Efeitos no Desempenho da Firma. 2014.
LOPES, D. P. T. ; MARTINS, G. S. ; GONÇALVES, C. A. ; BARBOSA, A. C. Q. . Abordagens Teórico-Metodológicas dos Estudos sobre Inovação Gerencial: Perspectivas em Discussão na European Academy of Management. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
MARTINS, H. C. ; GONÇALVES, C. A. ; MIRANDA, G. N. V. . Redes de Cooperação no Setor de Saúde: um estudo nos hospitais da Grande Vitória – Espírito Santo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
GONÇALVES, C. A.. V Encontro Brasileiro de Editores Científicos de Administração, Contabilidade e Turismo. 2013.
GONÇALVES, C. A.. Avaliador de Trabalhos Temas: 01 – 08 – 09. 2013.
LEBARCK, F. V. ; GONÇALVES, C. A. . Adensamentos Relacionais para a Estratégia em Redes de um APL: um estudo das cinco forças de amizade, contato, aprendizado, cooperação e competição. 2013.
GONÇALVES, C. A.. Avaliador de Trabalhos Temas: 02 – 08. 2013.
GONÇALVES, C. A.; LEBARCK, F. V. . Adensamentos Relacionais para a Estratégia em Redes de um APL: um Estudo das Cinco Forças de Amizade, Contato, Aprendizado, Cooperação e Competição. 2013.
SOUZA, C. V. E. ; LARA, J. E. ; COSTA,C.E ; GONÇALVES, C. A. ; BRESSAN, R. A. ; DIAS, A. M. . O Que é Possível Perceber Além do Declarado? A Utilização do Neuromarketing como Estratégia de Pesquisa em Marketing. 2013.
FERREIRA, R. F. C. ; GONÇALVES, C. A. ; GONCALVES, C. ; DIAS, A. T. . Conjuntos Parcimoniosos Configuracionais Estratégicos Pelo Método ACQ – Análise Comparativa Qualitativa: Um Estudo Do Desempenho De Firmas Nos Setores De Indústria e Serviço. 2013.
GONÇALVES, C. A.. V Encontro Brasileiro de Editores Científicos de Administração, Contabilidade e Turismo. 2013.
SANTOS, P. F. A. ; GONÇALVES, C. A. ; DIAS, A. V. C. . Implementação da Gestão de Portfólio de Projetos no Setor Público: um estudo de caso no Governo de Minas Gerais. 2012.
GONCALVES, C. ; MONTEIRO, P. R. R. ; VEIT, M. R. ; GONÇALVES, C. A. ; VERWAAL, E. . Entrepreneurial Potential Profile and Small Business Performance: Proposition of a General Scheme for Classification. 2012.
MARTINS, H. C. ; GONÇALVES, C. A. ; MIRANDA, G. N. V. . Comportamento Organizacional em Redes para Sustentabilidade e Crescimento: Um Estudo no Setor de Saúde. 2012.
MILAGRES, R. M. ; REZENDE, O. ; GONÇALVES, C. A. . Comportamento Organizacional em Redes para Sustentabilidade e Crescimento: Um Estudo no Setor de Saúde. 2012.
MONTEIRO, P. R. R. ; GONÇALVES, C. A. ; VEIGA, R. T ; VIEIRA, V. A. . Personalidade e Processos decisórios do Consumidor: uma extensão do Modelo 3M. 2011.
PAULA, E. A. M. ; OLIVEIRA, P. H. ; GONÇALVES, C. A. . Inteligência Competitiva, Balanced Scorecard e o Desenvolvimento de Novos Produtos Industriais: um estudo na Case New Holland Latin America. 2011.
GONÇALVES, C. A.; DIAS, A. T. ; GONÇALVES, M. A. ; SOUZA, G. F. M. . Uma Perspectiva Evolucionária das Relações entre Estratégias Corporativas e Desempenho, com a Aplicação de Redes Neurais Artificiais e Algoritmos Genéticos. 2010.
FREITAS, J. S. ; GONÇALVES, C. A. ; CHENG, L. C. . O Fenômeno dos Spin-Offs Acadêmicos: Estruturando um Novo Campo de Pesquisa no Brasil. 2010.
ALBINO, J. C. A. ; GONÇALVES, C. A. ; CAMARGOS, S. P. . Relendo a VBR a partir de Bourdieu: Novas Perspectivas de Pesquisas no Campo dos Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas. 2010.
GONÇALVES, C. A.; GONCALVES, C. ; VEIT, M. R. ; MONTEIRO, P. R. R. . Estratégia, Orientação para o Mercado e Empreendedorismo: Proposição e Teste de Modelos Rivais de predição do Desempenho nos Negócios. 2009.
GOMES, G. A. ; GONÇALVES, C. A. ; CAMILO, R. D. . Modelo de Maturidade em Responsabilidade Socioambiental Corporativa Setorial: estudo empírico aplicado no setor da construção civil de Minas Gerais. 2009.
BORGES, F. R. F. ; GONÇALVES, C. A. . Database Marketing Utilizando Algoritmos Genéticos: a Aplicação de um Método para Otimização dos Esforços de Comunicação e Vendas na Internet. 2009.
DIAS, A. T. ; GONÇALVES, C. A. ; MUNIZ, R. M. . Estratégias Corporativas e Ambiente como Determinantes do Desempenho Financeiro. 2009.
VEIT, M. R. ; GONCALVES, C. ; GONÇALVES, C. A. ; MONTEIRO, P. R. R. ; SOUKI, G. Q. . Mensuração do Perfil do Potencial Empreendedor: Desenvolvimento de uma Escala no Cenário Brasileiro. 2009.
AYROSA, E. A. T. ; FARIA, A. A. ; GONÇALVES, C. A. ; MELO, Sérgio Benício de ; BREI, V. . Painel Nacional de Marketing: Teorizando Marketing no Brasil. 2008.
GONÇALVES, C. A.; OLIVEIRA, T. J. ; GONCALVES, C. . Antecedentes do desempenho da firma: Os efeitos do perfil empreendedor e a da orientação para o mercado na indústria de Software. 2008.
ALBINO, J. C. A. ; GONÇALVES, C. A. . Estratégia como Prática: Uma Proposta de Síntese?. 2008.
AGUIAR, A. C. ; GONÇALVES, C. A. . Interações Sociais no Contexto das Redes Cooperativas de P&D: Análise à Luz da Teoria das Trocas Relacionais de Ian Macneil. 2008.
GONÇALVES, C. A.. Desafios estratégicos das organizações no contexto dos mercados integrados: a experiência brasileira e sua relação com a União Europeia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
GONÇALVES, C. A.; GOSLING, M. ; LANNA, M. A. M. F. . A Influência da Qualidade das Incubadoras e da Formulação Estratégica dos Empreendimentos Incubados no Desempenho Empresarial. 2007.
COELHO, M. Q. ; GONÇALVES, C. A. . Avaliação do Investimento Social Privado: Estudo de Caso em uma Empresa do Setor Automobilístico. 2007.
AMANCIO, J. A. ; GONÇALVES, C. A. . Uma Proposta Pragmática para se Pensar o Ensino na Administração. 2007.
OLILVEIRA, D. F. ; GONÇALVES, C. A. . Reputação Corporativa no Setor Automotivo: Avaliando o Ativo Estratégico. 2007.
DIAS, A. T. ; GONÇALVES, C. A. ; GONÇALVES, M. A. . Estratégias Corporativas e Desempenho: Análises Segundo a Perspectiva da Organização Industrial. 2007.
FERREIRA, Luiz Gustavo Gonçalves Bretas ; GONÇALVES, C. A. . Uma contribuição para o entendimento do pensamento empreendedor através da Resource-Based View, da Teoria dos Stakeholders e das diretivas para excelência. 2006.
GONÇALVES, C. A.; OLILVEIRA, D. F. ; GOSLING, M. . Comportamento Empreendedor e Posicionamento Estratégico: um Caso de [i]Spin-Off[/i] na Indústria Siderúrgica no Brasil. 2006.
GOSLING, M. ; GONÇALVES, C. A. ; DINIZ, L. C. O. . Análise Experimental de Estratégias de Relacionamento no Ensino Privado: um Estudo Multigrupos. 2006.
COELHO, M. Q. ; GONÇALVES, C. A. . Uma Proposta de Avaliação para o Investimento Social Privado. 2006.
GOSLING, M. ; GONÇALVES, C. A. ; DINIZ, Lilian Cristina de Oliveira . Desenvolvimento e Adaptação de Escalas de Construtos Relacionais no ContextoEducacional: Uma Abordagem Usando Também Itens Formativos. 2006.
GONÇALVES, C. A.; PAIVA JR, F. G. . Competitividade e Inovação Influenciando O Crescimento Empresarial: a Perspectiva dos Empreendedores de Empresas de Base Tecnológica. 2005.
DIAS, A. T. ; GONÇALVES, C. A. . Ambiente Competitivo, Relações com Stakeholders e Fatores Estratégicos na Determinação do Desempenho Organizacional. 2005.
AMANCIO, J. A. ; GONÇALVES, M. A. ; GONÇALVES, C. A. . Sinais de Baixa Freqüência e a Estratégia de Retenção de Clientes. 2005.
MEIRELLES, A. M. ; GONÇALVES, C. A. . Uma Abordagem Multiparadigmática para a Disciplina Estratégia. 2005.
DIAS, A. T. ; GONÇALVES, C. A. ; COLETA, K. A. P. G. . Determinantes Estratégicos do Desempenho de Empresas em Ambientes Turbulentos. 2004.
GONCALVES, C. ; GONÇALVES, C. A. ; VEIGA, R. T . Orientação ao Mercado, Gestão do Conhecimento de Marketing e o Sucesso de Novos Produtos: uma Pesquisa Empírica no Setor Industrial. 2002.
VEIGA, R. T. ; GONÇALVES, C. A. ; MOURA, A. I. . Um Exame Empírico do Modelo de Conseqüências Comportamentais da Qualidade de Serviços. 2002.
GOSLILNG, M. ; GONÇALVES, C. A. . Estratégias de Relacionamentos em Bancos: um Estudo Empírico. 2002.
VEIGA, R. T ; GONÇALVES, C. A. . An Empirical Assessment of a Modal of Behavioral Consequences of Service Quality. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
GONÇALVES, C. A.; MACIEL, C. A. F. . O Papel das Estratégias Tácitas na Competitividade Organizacional: Uma Contribuição Teórica à Inteligência Estratégica Organizacional. 2001.
MEIRELLES, A. M. ; GONÇALVES, C. A. ; ALMEIDA, A. F. . Uma Abordagem para Estratégia Utilizando Analogias. 2000.
NOGUEIRA, A. H. ; LANARI, C. S. ; GONÇALVES, C. A. ; SOUZA, A. A. . Sistema de Informações Geográficas: Caracterização, Custos de Implantação e o Caso da Companhia Energética de Minas Gerais. 1999.
BANDEIRA, M. L. ; GONÇALVES, C. A. ; VEIGA, R. T. ; HUERTAS, M. K. Z. . Avaliação da Qualidade do Ensino de Pós-Graduação: Elementos Para a Construção e Validação de um Instrumento de Pesquisa. 1998.
GONCALVES, C. ; GONÇALVES, C. A. ; SOARES, F. C. ; SANTO, N. C. E. . Comércio Eletrônico na Internet: Uma Pesquisa Exploratória no Mercado Consumidor. 1998.
VEIGA, R. T ; MOURA, A. I. ; GONÇALVES, C. A. ; BARBOSA, F. V. . O Ensino à Distância pela Internet: Conceito e Proposta de Avaliação.. 1998.
GONÇALVES, M. A. ; TEIXEIRA, A.A.L. ; GONÇALVES, C. A. ; BARBOSA, F. V. ; FROIS, E. S. . Gestão Estratégica de Informações Baseada em Custos – Um Estudo de Aplicação no Setor de Serviços. 1998.
GONÇALVES, CARLOS ALBERTO; GONCALVES, C. ; GONÇALVES, M. A. ; SOUSA, C. T. M. ; SANTO, N. C. E. . Marketing de Relacionamento e Tecnologias de Informação: Análise em Instituições Bancárias. 1997.
BLESER, M. C. S. ; GONÇALVES, C. A. . Estratégias Competitivas do Setor de Software de Belo Horizonte. 1997.
GONÇALVES, C. A.. Aspectos Políticos da Implantação da Informática no Brasil. 1983.
GONÇALVES, C. A.. Sistema GESEAL para Geração Automática de Distribuições Estatísticas para Simulação. 1981.
GONÇALVES, C. A.; SILVA, L. C. S. . Sistema para Exibição de Funções. 1978.
GONÇALVES, C. A.; SIZENANDO, L. C. . Projeto de Simulação: Desenvolvimento de um Modelo para Avaliação do Benefício Energético obtido através da Interligação Elétrica de duas Usinas Hidrelétricas. 1976.
Resumos publicados em anais de congressos
REZENDE, Bruna Mendes ; GONÇALVES, C. A. . Trazendo a teoria para a prática: um estudo das atitudes gerenciais que melhoram o aproveitamento da RBV e da teoria dos stakeholders. In: X Semana da Graduação, 2006, Belo Horizonte. Anais da X Semana da Graduação: Conhecimento e Cultura ? Idéias, processos e resultados, 2006.
SOUZA, G. F. M. ; GONÇALVES, C. A. . Modelo exportador de pequenos empreendedores e de arranjos produtivos mineiros. In: X Semana da Graduação, 2006, Belo Horizonte. Anais da X Semana da graduação: Conhecimento e Cultura ? Idéias, processos e resultados, 2006.
MOURA, L. R. C. ; CUNHA, N. R. S. ; GONÇALVES, C. A. . Database Marketing – Teoria e Aplicações Relacionadas com o Mercado: um estudo de dois casos. In: V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2001, Ouro Preto. Caderno de Resumos do V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2001.
GONÇALVES, C. A.; TEIXEIRA, A. C. ; GONÇALVES FILHO, Cid . The Iso 14001 as a tool of the green Marketing. In: BALAS – Business Association of Latin American studies, 2000, Caracas. Balas 2000 Conference, 2000.
GONÇALVES FILHO, Cid ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. . Identity and cultural dimensions: a debate about the post-modern consuming society. In: BALAS 1999, 1999, New Orleans. 1999 BALAS Proceedings. New Orleans: BALAS and Loyola University New Orleans, 1999. v. 1. p. 141.
GONÇALVES FILHO, Cid ; GONÇALVES, C. Alberto ; GONÇALVES, C. A. ; SOARES, F. C. . Eletronic trade through Internet: a research in the consuming market. In: BALAS 1999, 1999, New Orleans. 1999 BALAS Proceedings. New Orleans: BALAS and Loyola University New Orleans, 1999. v. 1. p. 612.