FACE Lab - O Laboratório aberto da FACE UFMG.

FACE Lab realiza Temporada de Marketing em parceria com startups e empresas de Belo Horizonte

by danimatos

O FACE Lab, Laboratório aberto da FACE, além de espaço de coworking para grupos de alunos que possuem ideias de negócio oferece também eventos para complementar a formação dos alunos.

As temporadas de conteúdo têm como objetivo unir os conteúdos oferecidos pela universidade com as novas práticas do mercado, que hoje são exigidas pelas empresas nos processos seletivos e são essenciais para negócios que precisam alavancar.

A primeira temporada possui o tema Marketing em suas diversas abordagens.

Abertura – Marketing Day

O evento de abertura da Temporada – Marketing Day – aconteceu no dia 23 de Agosto, e teve em sua programação duas palestras principais: Growth Hacking com Tahiana D’Egmont da MaxMilhas e Personal Strategy, com Pedro Sampaio da agência Lápis Raro. Além disso, a programação também foi composta por um painel sobre “como ser um profissional de marketing” no qual Andrews Rodrigues, Coordenador de Inteligência de Mercado do Grupo Orguel e a Daniela Panteliades, gerente de Marketing da startup AppProva juntamente com os demais palestrantes compuseram a mesa de discussões.

Marketing Talks – O segundo evento da Temporada, aconteceu no dia 29 de Agosto e foi composto de duas palestras: Trade Marketing com Hugo Rodrigues, Gerente de Trade Marketing da Ambev e João Raia, Head Creative da agência No Clima.

Os temas discutidos contemplaram a atuação das marcas em âmbito local (pontos de ativação, ações direcionadas, rebranding e promoção) e o branding baseado nos perfis dos consumidores. Os participantes aprenderam técnicas, ferramentas e tiveram acesso a uma lista de referenciais teóricos.

O evento foi considerado atividade complementar para alunos da FACE .

MiniCurso de Marketing

Para complementar a Temporada,o FACE Lab ofereceu um MiniCurso de Marketing, entre os dias 04 e 16 de Setembro, com a disponibilidade de 40 vagas para a comunidade da UFMG. O curso abrangeu  temas como inbound marketing, outbound marketing, métricas para redes sociais e ferramentas de marketing. Toda a metodologia de ensino foi criada pelo FACE Lab, e as aulas foram ministradas por profissionais de marketing das empresas Sambatech, Outbound Marketing, TNNCOM e Sympla.

Além disso, no final os participantes passaram por um desafio de branding utilizando os conhecimentos obtidos durante o curso. O desafio aconteceu na agência de marketing jovam No Clima e contemplou conhecimentos de todas as áreas do Minicurso. Os alunos foram divididos e equipes e tiveram que resolver um case de mercado referente à entrada de um banco no mercado brasileiro.

O Minicurso foi oferecido como curso de extensão para os alunos da universidade e teve certificado validado pela UFMG.

Os resultados foram acima da expectativa, pois os conhecimentos utilizados perpassaram as ferramentas oferecidas pelo FACE Lab.

Acompanhamento de projetos

Além das aulas, o FACE Lab ofereceu acompanhamento de perto para projetos que os alunos submeteram para análise. O acompanhamento consiste em diagnóstico, planos de ação e acompanhamento de resultados, todos direcionados  pela equipe gestora do lab.

As iniciativas contempladas foram: Engenharia Solidária, startup Ubox, setor de marketing da RH Júnior e Fórmula UFMG (competição de fórmula SAE). As soluções contemplaram as áreas de branding, inbound marketing, comunicação interna e externa e posicionamento de mercado.

Para saber de outras iniciativas, curta a fanpage do FACE Lab no facebook e acompanhe as novidades.