O projeto Economia sem Limites nasceu a partir do anseio pela democratização do conhecimento produzido na universidade pública para além de suas fronteiras físicas e simbólicas. A universidade pública proporciona uma larga extensão de ambientes e oportunidades de construção de conhecimento, sejam mediadas pelo professor em sala de aula, seja auto-organizada pelos alunos em diretórios acadêmicos, grupos de estudo ou até mesmo um corredor. Ora, por que não podemos propiciar à educação básica possibilidades tão ricas de aprendizagem? Se nas universidades encontramos ambientes tão propícios à discussão dos dilemas que cercam a humanidade, por que não podemos construir esses ambientes junto às alunas e alunos do ensino médio público no país?
Tais anseios levaram a construção de um projeto de extensão que procurasse trazer as principais discussões que tomavam o noticiário brasileiro para as salas de aula do ensino médio, a partir de uma articulação entre professores universitários, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, professores da rede pública de ensino e os jovens estudantes do ensino médio. Acreditamos que a reflexão sobre temas envoltos de tamanho conflito de interesses possibilita um fortalecimento da cidadania, instigando não apenas o interesse dos alunos com a política e a democracia no país, como fornecendo as diferentes razões e teorias que embasam os respectivos argumentos divergentes.
O Economia sem Limites é, portanto, uma proposta de fortalecimento do ensino público de qualidade no país, na medida em que articula uma relação de reciprocidade positiva entre a universidade e a escola básica. Vítima de uma verdadeira avalanche de discursos pessimistas quanto a sua função e sua eficácia nos tempos atuais, a escola encontra, então, um parceiro na construção diária de uma educação comprometida com os valores democráticos e o fortalecimento da cidadania no país.