Economia Sem Limites, o que come? Onde vive? O que faz?
Estas são perguntas que sempre surgem na cabeça de quem se depara pela primeira vez com o projeto. Pra eliminá-las de vez, vamos explicar o que fazemos, como fazemos e por que fazemos.
O que é o Economia Sem Limites? Somos um projeto de extensão da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, composto principalmente por alunos da FACE, mas também com alunos de outras Faculdades da UFMG. Nós realizamos discussões periódicas com 4 turmas de ensino médio em duas escolas, sendo uma turma de 3° e uma de 2° ano em cada uma das escolas atendidas. Atualmente atendemos duas escolas, a Escola Estadual Professor Affonso Neves e a Escola Estadual Três Poderes, ambas na região da Pampulha. As discussões, que ocorrem uma vez a cada 15 dias, são pautadas em temas políticos, econômicos e sociais que estão em foco ou que sua discussão têm importância para a construção da cidadania dos alunos.
Incrível, não é? Pois é, você deve estar se perguntando como fazemos isso. Antes das discussões chegarem em sala de aula (que é um dos momentos mais divertidos) tem muito esforço por parte do nosso grupo.
Antes de tudo, realizamos uma reunião e debatemos quais serão os temas do ano ou semestre seguinte, quais serão os focos de debate dentro destes temas e como os temas que escolhemos pretendem instigar os alunos. Temas definidos, existem membros com a função de abordar escolas ao final de cada ano letivo para falarmos sobre o começo do projeto no ano seguinte ou sobre a continuidade dele, em caso de escolas parceiras. A conversa com as escolas é muito intensa e exige planejamento e jogo de cintura dos dois lados, para que o projeto enriqueça a grade dos alunos sem causar prejuízo no andamento das disciplinas obrigatórias.
Depois de acertar um calendário comas escolas começamos a organizar nosso calendário interno. Um outro grupo de membros é responsável por mobilizar professores, pesquisadores e profissionais que estudam ou trabalham com cada um dos temas para realizarmos o que chamamos de “formação”. As formações são “aulas”, nas quais aprendemos mais sobre os temas que escolhemos com os professores, profissionais ou pesquisadores que se habilitam a nos falar mais sobre o tema que será debatido.
Ocorridas as formações, existe uma lapidação da forma como o tema será levado para dentro de sala e um debate sobre quais pontos devem ser destacados e quais não são prioritários para o debate. Por fim, com base nesta lapidação, um planejamento de aula é construído e 2 ou 3 membros vão para dentro de sala por vez debater com nossos alunos.
É um trabalhão, mas nada se compara a estar em sala e conversar com nossos alunos sobre os temas que estudamos.
E por falar em compensação pelo trabalho duro, vamos ao último ponto: por que fazemos o que fazemos? Apesar de estar em aula ser um estímulo para os nossos membros, não é somente por isso que realizamos todas as outras etapas do projeto. O Economia Sem Limites existe para levarmos debates políticos, sociais e econômicos para salas de aulas de escolas públicas como uma forma de auxiliar os alunos na construção de um senso de cidadania e na formação de suas opiniões, sejam elas contrárias ou em concordância com as nossas, acima de tudo, prezamos pela pluralidade. Facilitar assuntos complexos, e as vezes não palpáveis, aos alunos é algo que entendemos como essencial para que eles estejam preparados para exercer sua cidadania da forma mais plena e completa possível com entendimento necessário sobre como a sociedade funciona em âmbitos políticos, sociais e econômicos, de forma a saber onde se encaixa cada evento e fator social.