O Núcleo

Criado em 1996, o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Consultoria em Finanças e Contabilidade (NUFI), tem como objetivo proporcionar a seus membros oportunidades de interação entre a academia e o mercado. Isto vem sendo desenvolvido através dos diversos projetos executados e em andamento. Nesses últimos anos o NUFI vem se projetando no mundo acadêmico e profissional, isto pode ser constatado pelo elevado número de publicações e representações de seus membros nas suas áreas de atuação.

Campos temáticos

Contabilidade Gerencial

Este campo temático tem interesse em: contabilidade financeira de empresas de capital aberto; análise financeira de demonstrações contábeis; análise custo-volume-lucro; estimação de custos; formação do preço de venda; mensuração de custos relevantes para a tomada de decisão (comprar ou produzir componentes, fatores quantitativos e qualitativos a serem considerados, expansão ou abandono de segmentos, influência de fatores limitativos da produção, reposição de equipamentos, etc.); controle operacional e medidas de desempenho; custeio baseado em atividades; engenharia e análise do valor; aspectos comportamentais de sistemas de controle contábil; aplicações de programação linear na contabilidade gerencial; aplicações de sistemas de suporte a decisão, sistemas baseados em conhecimento e redes neurais na contabilidade gerencial.

Desempenho e Estratégias Financeiras de Empresas

Este campo temático envolve a avaliação do desempenho econômico – financeiro de empresas e governança corporativa. Análise das estratégias que as empresas utilizam no financiamento de seu crescimento, assim como várias alternativas de investimentos utilizadas. Além das questões estratégicas, aborda-se também o instrumental utilizado no processo de tomada de decisão e de controle gerencial, merecendo destaque o planejamento financeiro e o orçamento empresarial. Este campo temático de pesquisa também congrega estudos aplicados ao projeto, desenvolvimento e análise de sistemas computacionais aplicados à gestão financeira.

Gestão e Finanças Públicas

Dada a complexidade do processo orçamentária público, caracterizada pela escassez dos recursos públicos, pelos grupos de interesses afetados, e pelas estratégias de gestão, consideramos relevante estudar o modo pelo qual a organização elabora, implementa e avalia seu orçamento. Cabe acrescentar que a participação do cidadão no planejamento, além de ter apoio constitucional, passa a ser considerada no processo orçamentário por parte de certas instituições públicas, como por exemplo, algumas prefeituras municipais, através do conselho municipal de orçamento. Dentro desta perspectiva, considera-se de extrema importância o estudo da gestão do processo orçamentário na medida em que ele pode permitir um entendimento mais detalhado sobre este aspecto relevante da gestão pública. Este campo temático envolve também estudos sobre planejamento financeiro e orçamentário governamental, modelos e avaliação de orçamento público, acompanhamento e controle financeiro de programas do governo, gerenciamento e medição de desempenho financeiro na administração pública, e análise financeira para privatização.

Mercado Financeiro, de Capitais e Derivativos

Os principais tópicos pesquisados neste campo temático são os seguintes: governança corporativa, mercados financeiros, monetários e de capitais no Brasil; gestão de riscos de instituições financeiras; gestão de portfólios de títulos de participação acionária, títulos conversíveis, bônus de subscrição e outros; opções; gerenciamento de riscos de instituições financeiras; arrendamento mercantil; mercados financeiros internacionais, mercados de câmbio e taxas de câmbio; paridade do poder de compra e de taxas de juros; orçamento de capital em contexto internacional; análise de investimentos em contexto internacional; administração financeira em empresas multinacionais e transnacionais; fusões e aquisições; métodos de obtenção de valor de mercado de empresas; concordata e falência; administração de crises financeiras nas empresas; e organização e liquidação de empresas.

Empreendedorismo em Finanças

Este campo temático busca criar um conhecimento dos fatores financeiros que afetam as firmas empreendedoras em seus diversos estágios. Dentre os tópicos pesquisados destacam-se as bases financeiras da empresa empreendedora, gestão financeira, fontes de financiamento, capital de risco (venture capital), “angels”, estratégias financeiras das start-ups, estrutura financeira, avaliação dos negócios, IPOs, spin-offs, análise financeira e controle de empresas empreendedoras. São pesquisados também aspectos básicos das empresas relacionados à governança corporativa e capacidade de inovação tecnológica.